Universidade Europeia e Turismo de Portugal promovem turismo na região do Alentejo

A Universidade Europeia, em parceria com o Turismo de Portugal e a CP – Comboios de Portugal, apresenta esta sexta-feira, dia 13 de outubro, pelas 11 horas, nos Claustros da Universidade de Évora, a 3ª edição do “Tourism Train Experiences, dedicada ao Alentejo. A cerimónia será presidida pelos reitores das instituições e irá contar com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

O Tourism Train Experiences é uma iniciativa da da Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia que pretende reinventar o turismo ferroviário, sobretudo para combater a desertificação em região turísticas portuguesas com potencial de crescimento. O desafio destina-se a  a estudantes de turismo e hotelaria, que constituídos em grupos de três a quatro elementos devem desenvolver um projeto de empreendedorismo como estratégia de promoção e atração de novos públicos para a região.

Nesta 3.ª edição são esperados um total de 200 participantes da Universidade Europeia e Universidade de Évora, Escola de Portalegre, Escola de Vila Real de Santo António, Escola de Portimão, Escola de Faro e Escola de Setúbal. Os vencedores serão anunciados na Bolsa de Turismo de Lisboa em 2018 e as melhores propostas irão estar expostas no stand do Turismo do Alentejo.

Na apresentação da iniciativa serão abordados os principais desafios e potencial existente para o desenvolvimento do turismo no Alentejo. Na ocasião, vão também ser apresentados os temas sobre os quais deverão ser desenvolvidos os projetos: “Histórias, lendas e tradições”, “O Alentejo do antigamente (hábitos e costumes), “Experiências com história”, “Sabores do Alentejo”, “Ecoexperiências no Alentejo”, “Arte popular” e “Sabores Alentejanos”.

Para Antónia Correia, diretora da Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia, citada em comunicado a terceira edição do Tourism Train Experiences pretende consolidar o destino turístico Alentejo. “Temos um país com grande potencial turístico e zonas onde impera a excelência, sendo disso reflexo os prémios, reconhecimentos e taxas de crescimento. Por oposição, encontramos ainda muitos locais com assimetrias que ensombram o desenvolvimento turístico e é este o objeto de estudo deste projeto: a valorização do património histórico e imaterial levando à região novas formas de atração turística”, refere.

“Seguindo o referencial estratégico do Turismo nacional, definido para os próximos dez anos – Estratégia Turismo 2027 -, o Turismo de Portugal procura, com esta iniciativa, valorizar o território, promovendo a desconcentração da procura turística e potenciando a mobilidade em todo o país. O nosso objetivo é reforçar a coesão do destino e alargar a atividade turística a todo o país, durante todo o ano”, considera, por sua vez, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Também a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho referiu que esta é uma iniciativa que “promove a dinamização do comboio como meio de descoberta do interior” e salienta ainda que “a mobilidade sustentável é uma das preocupações refletidas na Estratégia Turismo 2027, na qual se inscreve o projeto Conhecer Portugal de Comboio.”