A Unlock Boutique Hotels, hotel management company portuguesa, surgiu no mercado em 2016 e, atualmente, conta com nove unidades hoteleiras e três em alojamento local.
No terceiro dia da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a Ambitur.pt foi ao encontro de Miguel Velez, CEO da empresa. “Encontrar agentes e operadores com os quais trabalhamos diariamente e outros novos” é um dos objetivos da presença da Unlock Boutique Hotels na BTL, para além de apresentar o novo modelo de gestão: o “Soft Brand & Services”.
Segundo o responsável, o lançamento deste novo modelo acontece devido ao “aumento de número de pedidos de proprietários de hotéis que queriam manter o hotel e o negócio” mas que se “sentiam perdidos no mercado”. O “Soft Brand & Services” vem assim proporcionar “um conjunto de vantagens que permitem reforçar a gestão na área tecnológica, comercial, marketing, comunicação, logística, formação e standards de serviços” face às necessidades dos investidores Além disso, esta modalidade reforça a área dos “services” porque, “para além do hotel entrar para a rede Unlock, nós fazemos um conjunto de serviços que podem ir até à gestão comercial completa”, desde ”gestão de preços e contratação” ao “marketing, comunicação e redes sociais, compras, financeira e controlo de gestão”. Desta forma, “o proprietário foca-se a 100% na operação e no cliente”, mantendo a identidade única de cada unidade, acrescenta.
Relativamente a 2018, o diretor-geral da Unlock Boutique Hotels considera que foi “um ano de consolidação” da marca. “Abrimos em 2016 com dois hotéis”: a Casa Melo Alvim, em Viana do Castelo, e o Hotel da Estrela, em Lisboa. Atualmente, “temos nove hotéis e três unidades de alojamento”, acrescenta. O ano foi de “consolidação daquilo que era o projeto inicial”. No início, “tínhamos definido que, no final de dois anos, queríamos ter 10 hotéis. Superámos o nosso objetivo”, sublinha. Apesar da ideia inicial da Unlock Boutique Hotels não ser comprar unidades hoteleiras, o que é certo é que acabaram por adquirir algumas. “Este mês, começámos a gerir o Chafariz Del Rei e ficámos com duas unidades em Lisboa”, exemplifica.
Sobre a presença na BTL, Miguel Velez faz um balanço bastante positivo. “Já temos mais do que tínhamos antes”, referiu o CEO, para acrescenta que “se a BTL terminasse hoje, (a presença da Unlock) teria sido fantástica. Apesar da confiança de que a empresa vai fechar o ano de 2019 com “com mais dois, três ou quatro hotéis”, o responsável é cauteloso: “Estamos a finalizar processos”, diz.