Unlock Boutique Hotels tem todos os hotéis com Certificação Biosphere

Desde o princípio da sua atividade que a Unlock Boutique Hotels apostou na sustentabilidade das suas unidades, tendo obtido agora a certificação Biosphere em toda a sua cadeia de hotéis. O objetivo é garantir o equilíbrio adequado a longo prazo entre as dimensões económica, sociocultural e ambiental em todas as unidades do grupo, refere em comunicado. Todos os 16 hotéis e também a estrutura central e de serviços partilhados da Unlock, que presta serviços a todos eles, estão já hoje certificados com o selo Biosphere.

“A Sustentabilidade é chave para afirmar o setor do Turismo em Portugal. A Certificação da Unlock Boutique Hotels representa o contributo da cadeia para este desafio, mas também sinaliza a vontade de em grupo fazermos mais e melhor. Se os turistas estão dispostos a mudar hábitos, também a indústria terá que reformular as suas práticas. A Certificação Biosphere ajuda nesta transição, uma vez que o processo, é uma ferramenta que ajuda a criar um método, para melhorar o desempenho a longo prazo, contribuindo assim para o reforço de competitividade de cada cadeia hoteleira e consequentemente do nosso país. É um orgulho e uma honra contar com a Unlock Boutique Hotels, pioneira neste processo, na nossa comunidade de empresas Biosphere”, afirma Patrícia Araújo, diretora de Marketing da Biosphere Portugal.

A sustentabilidade sempre foi um pilar estratégico para a Unlock Boutique Hotels, que considera esta certificação como uma base para o desenvolvimento do negócio, sendo que todos os futuros novos hotéis da rede serão também eles alvo deste trabalho de implementação de processos sustentáveis e certificação.

“Sempre encarámos o negócio com uma perspetiva de futuro, por isso a sustentabilidade sempre foi um ponto central da nossa estratégia. Acreditamos que nos torna mais fortes e mais próximos daquilo que todos nós, enquanto consumidores, valorizamos. Temos uma preocupação constante com as boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e económica, alinhado a nossa estratégia com os objetivos para o desenvolvimento sustentável. O caminho feito com a Biosphere foi de um enorme valor acrescentado e de grande aprendizagem para os colaboradores e parceiros”, comenta Miguel Velez, CEO do Grupo Unlock.

Os referenciais Biosphere são reconhecidos à escala global pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council, e conduzem à implementação de boas práticas e ações concretas de sustentabilidade, alicerçadas em objetivos e metas mensuráveis, com impacto em todo o ecossistema empresarial: fornecedores, comunidade e economia local, colaboradores, clientes e ambiente, reconhecidas pela Certificação Biosphere.

“As implementações dos processos com vista à sustentabilidade são várias e é um caminho que continuaremos a percorrer. Temos vindo a investir em projetos de que reduzam a pegada ecológica, nomeadamente a digitalização dos nossos serviços, como o serviço do Concierge virtual e as faturas digitais, também apostamos na retirada de frascos de plásticos single use das casas de banho, na sensibilização dos clientes para a reutilização de toalhas e utilização dos recursos energéticos, entre outras medidas que já são o dia a dia nos hotéis que gerimos”, acrescenta Miguel Velez.

A certificação Biosphere é concedida pelo Instituto de Turismo Responsável (RTI), órgão independente criado em 1995 com apoio da UNESCO, com o objetivo de promover ações e programas de desenvolvimento sustentável em destinos e empresas turísticas. A Biosphere é um sistema de certificação voluntária e independente, baseado em princípios da sustentabilidade e melhoria contínua. Através do cumprimento de uma série de requisitos, oferece às entidades do sector a oportunidade de conceberem produtos e serviços, sob um modelo de turismo não agressivo, satisfazendo as necessidades dos seus clientes sem comprometer as gerações futuras.

Destaca-se ainda que a Biosphere foi o primeiro sistema global de certificação de sustentabilidade, alinhado com a Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovada pelo Global Sustainable Turism Council.