Valência apresenta Plano Estratégico de Turismo 2025-2028

A Câmara Municipal de Valência, através da Fundación Visit València e a área de Turismo, apresentou o seu novo Plano Estratégico de Turismo 2025-2028. Esta é uma estratégia destinada a consolidar a cidade como um destino urbano líder no Mediterrâneo, promovendo um modelo de turismo sustentável que respeite a qualidade de vida dos seus residentes.

A apresentação teve lugar no Palau de Congresos e contou com a presença da vereadora do Turismo, Inovação e Investimento, Paula Llobet; do secretário regional do Turismo, José Manuel Camarero; do diretor da Fundação Visit València, Tono Franco; e uma mesa redonda composta pelo presidente da Câmara de Comércio de Valência, José Vicente Morata; o presidente da Federação Valenciana de Empresas Hoteleiras e de Restauração, Manuel Espinar; o diretor do The Westin Valencia, Rocío Cibrán; e o professor de Marketing e Estudos de Mercado da Universidade de Valência, Enrique Bigne. Todos concordaram com a necessidade e a oportunidade de lançar o plano neste momento.

“O nosso principal objetivo é consolidar Valência como um destino urbano líder no Mediterrâneo, gerindo o seu crescimento turístico de forma sustentável e respeitosa com o estilo de vida dos nossos residentes. Apostamos num modelo baseado na hospitalidade, no qual quem nos visita partilha o espaço e os nossos costumes com respeito. Queremos equilibrar o crescimento turístico com o estilo de vida mediterrânico e ter a capacidade de decidir quem nos visita, em que quantidade, em que momentos e com que propósito”, explicou Paula Llobet na abertura do evento.

Para além disso, salientou que este novo plano contém 22 desafios estratégicos, cinco eixos de ação e 50 medidas concretas, que foram desenhadas através de um processo participativo, no qual se realizaram 38 entrevistas pessoais, três sessões de validação e sete mesas de trabalho.

“Este é um plano participativo com o envolvimento ativo de atores institucionais, económicos e sociais; prático, porque se traduz em ações mensuráveis e executáveis; realista, pois adapta-se ao contexto atual da nossa cidade; e aberto, porque está preparado para se ajustar com agilidade a um ambiente em constante mudança”, afirmou Llobet.

Tono Franco explicou ainda as principais linhas de atuação, que são as seguintes:

  • Sustentabilidade: com ações nas áreas de acessibilidade, convivência urbana, conectividade, excelência turística e preservação do legado cultural e ambiental.
  • Governança: reforçando a liderança turística de Valência a nível nacional e internacional, e promovendo uma gestão transversal e coordenada.
  • Proposta de valor: potenciando produtos-chave como o turismo familiar, gastronómico, cultural, musical, desportivo ou linguístico, entre outros.
  • Inovação: através da digitalização, da análise de dados, da gestão inteligente dos fluxos turísticos e de uma nova narrativa da cidade.
  • Integração: promovendo uma experiência turística inclusiva e enriquecedora, que beneficie tanto os visitantes como os residentes e o ambiente local.

O plano inclui ainda uma programação anual baseada em metodologias, ferramentas e mecanismos de avaliação – como uma mesa de trabalho conjunta, um quadro de controlo e sistemas de indicadores estratégicos e operacionais.

“Estamos a promover um modelo de crescimento turístico que antecipa e atua sobre os possíveis impactos negativos, coloca o cidadão no centro da política turística e torna-o beneficiário das suas vantagens, toma decisões informadas baseadas em dados e conhecimento como base dos nossos programas, e atrai um visitante comprometido com os valores da nossa cidade — tudo isto através da inovação e da governação colaborativa”, concluiu Llobet.