Vasco da Gama e Gago Coutinho são heróis do projeto de “Turismo Militar” hoje apresentado

Os portugueses Vasco da Gama, Gago Coutinho ou o capitão Dinis de Melo e Castro são alguns dos heróis que vão integrar as aplicações tecnológicas da Associação de Turismo Militar Português. Na cerimónia de apresentação deste novo projeto, que decorreu hoje no Quartel de Santo Ovídio, na Praça da República do Porto, o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, assumiu que o novo projeto — a Associação de Turismo Militar Português – seria uma fonte de “receita acrescida” e que os conteúdos deveriam reforçar o “orgulho de ser português”.

“O grande desafio que esta associação tem, e que é um ‘bypass’ (passagem) entre um passado e um futuro diferente de contar muito da nossa história, é de reforçar, ligando e interligando a lógica patrimonial a conteúdos que reforcem esse orgulho de ser português”, declarou Aguiar Branco, assumindo estar emocionado por terminar o mandato “com chave de ouro” no Porto e com a apresentação de um projeto sobre Turismo Militar.

Segundo o ministro da Defesa Nacional, o êxito do novo projeto passa por ser “uma fonte acrescida de receitas”, mas tem de ser “sobretudo uma fonte acrescida de elevar a autoestima de ser português”.

Para Aguiar Branco, a Associação de Turismo Militar Português tem o desafio de chegar a vários públicos-alvo e de dar informação de forma rápida e adequada através das novas tecnologias e reforçando o conhecimento da história de Portugal.

De acordo com a Lusa, a aplicação “Turismo Militar” está a partir de hoje disponível na Internet em cinco línguas, com dois roteiros militares disponíveis, designadamente a linha de defesa do Alentejo, estando um terceiro roteiro, sobre os Descobrimentos, a ser trabalhado, explicou aos jornalistas Álvaro Covões, dono da produtora Everything Is New, que tem defendido a importância da música no turismo, e que agora preside à nova Associação de Turismo Militar Português.

Álvaro Covões defendeu a necessidade de criar conteúdos que valorizem o destino de Portugal e acredita que o novo projeto é uma “grande oportunidade de criar o ‘storytelling’ (narração de histórias), como muitos países têm”, para dar a conhecer aos visitantes a história militar e os heróis portugueses do passado.

Sem querer levantar o véu totalmente, até porque ainda vão ser definidos quais os heróis portugueses que vão saltar dos livros de história para as aplicações e filmes publicitários, Álvaro Covões assegurou que Vasco da Gama, Gago Coutinho ou o soldado/capitão Dinis de Melo e Castro fazem parte da lista.

“Temos a obrigação de criar conteúdos para que as pessoas experimentem o país não só pela sua gastronomia, pela simpatia do seu povo, pela beleza da sua natureza e dos seus monumentos, mas também pela sua história”, acrescentou o empresário.

O novo projeto conta com a participação da Associação Nacional do Turismo, Instituto Politécnico de Tomar, Universidade Portucalense, Fundação Aljubarrota e Direção-Geral de Recurso de Defesa Nacional.