Vencedor do Tourism Innovation Competition analisa comportamento do turista através do Twitter, Booking e TripAdvisor

Das 59 candidaturas ao concurso mundial de ideias “Tourism Innovation Competition” apenas três chegaram à final. O projeto do engenheiro informático João Ladeira e da estudante de medicina Sílvia Silva, “Análise do comportamento dos turistas usando social media”, foi o vencedor.

O objetivo do concurso, cujos resultados foram apresentados na passada sexta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, era a apresentação de ideias que desenhassem o comportamento dos turistas que visitam o nosso país, promovendo ao mesmo tempo a inovação e empreendedorismo. Dos 59 projetos apresentados, de 22 nacionalidades diferentes, venceu um projeto português. O trabalho “Análise do comportamento dos turistas usando social media”, permite que, através da análise do booking, twitter e tripAdvisor, se consiga saber qual a nacionalidade do turista que nos visita e quais os hotéis e restaurantes que mais frequentam, estabelecendo assim padrões de consumo e de gastos. Para além disso, incorporara também um algoritmo de análise de sentimento de forma a quantificar a satisfação dos turistas. Segundo os responsáveis, “os resultados conseguidos são muito similares aos apresentados pelo Turismo de Portugal o ano passado”, o que prova a credibilidade dos dados recolhidos. No futuro, a ideia é introduzir outros social media.

À final chegaram também os projetos “Apps Mapper” e “Instagram as a data source for studying tourism destination image”. O “Apps Mapper” é uma aplicação que reconhece por gps o espaço onde se encontra o turista, alertando-o para as aplicações disponíveis para aquele local. Por exemplo, quando o turista chega ao Aeroporto da Portela recebe um alerta de que está disponível uma app do metro.

O segundo projeto permite traçar o comportamento de um turista através das informações que o Instagram disponibiliza, nomeadamente, os locais mais visitados da cidade, os locais que mais  surpreenderam o visitante e que mereceram um “hashtag” e até saber, através também dos “hashtags” que emoções despertaram as cidades nos seus visitantes. De acordo com a análise feita à cidade de Lisboa no mês de Agosto, conclui-se que: é à tarde que os usuários do Instagram que estão em Lisboa mais fazem posts e que os locais da cidades que mais são visitados são Alfama, Belém, Praça do Comércio, Castelo de São Jorge e Bairro Alto. Através dos “hashtags”, que no mês de Agosto foram mais de um milhão, consegue-se saber que os atributos que mais impressionam na cidade de Lisboa são a “arquitetura, a arte, a rua, a paisagem e a natureza”. Quanto às emoções, as mais repetidas foram “amor, lindo, divertido, feliz e extraordinário”.

A ideia vencedora irá receber um prémio de dez mil euros ou uma bolsa para o The Lisbon MBA no valor de 18 mil euros. Os outros dois finalistas receberão dois mil euros cada um.