Ventozelo Hotel & Quinta – Mais do que um hotel, o Douro numa Quinta

by Inês Gromicho | 11 Janeiro 2021 11:33

[1]Ventozelo não é apenas um hotel. É, sobretudo, uma quinta, habituada a receber com hospitalidade todos quantos ali chegavam, em trabalho, de passagem, e que agora nos convida a ficar mais tempo, para descansar, usufruir da beleza soberba da paisagem e também descobrir os diversos espaços recuperados, mas que mantêm a raiz simples que caracteriza as quintas no Douro.

Em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro, no concelho de São João da Pesqueira, entre o Pinhão e Ervedosa do Douro, a Quinta de Ventozelo é uma das maiores e mais antigas quintas do Douro, com uma área de 400 hectares, 200 dos quais de vinha. Com mais de 500 anos de história, Ventozelo começa agora um novo capítulo da sua existência.

O recente enoturismo da Quinta de Ventozelo oferece um conjunto de experiências fortemente ligadas à ruralidade, nomeadamente à vinha e ao vinho, à gastronomia, à paisagem, à história e aos saberes do Douro, preservando toda a simplicidade e autenticidade de uma quinta tipicamente duriense.

O projeto de reconversão foi assinado pelo arquiteto duriense Carlos Santelmo, que teve o desafio de não construir nada de raiz acrescentando, sim, aos espaços existentes, contemporaneidade, sem perturbar a paisagem. Optou-se por um equilíbrio entre a pedra à vista e a pedra caiada ou reboco caiado, introduziu-se a madeira pintada, [2]reabilitaram-se telhados e, nas ampliações, surgiram “novos” materiais como a chapa pintada e o aço corten.

Esta simplicidade arquitetónica estende-se aos interiores e à decoração (a cargo de Cristina Caiano e do gabinete NBY Concept and Project), sempre com o objetivo de que os hóspedes não sintam que estão a ser recebidos num hotel, mas numa verdadeira casa de quinta, autêntica e acolhedora, onde não falta uma boa lareira, um livro, uma manta e, é claro, um copo de um bom vinho.

O hotel conta com 29 quartos distribuídos por diferentes edifícios, sendo que alguns deles se encontram em casas isoladas, permitindo dias de descontração num refúgio de campo, aproveitando o recato do interior ou a liberdade e tranquilidade do exterior.

[3]Nas zonas comuns, os hóspedes podem encontrar uma piscina exterior, uma Mercearia com produtos da quinta e regionais, um Centro Interpretativo e o restaurante Cantina de Ventozelo. Aqui poderão experimentar as receitas do Douro e Trás-os-Montes, num conceito baseado na cozinha sustentável, com os menus a mudarem diariamente consoante os produtos que a horta oferece. O restaurante conta com a consultadoria do Chef Miguel Castro e Silva, que privilegia os fornecedores de proximidade e produtos regionais DOP. A ideia é recuperar a tradição das quintas do Douro, recebendo os convidados com ementas aconchegantes.

Explorar a Quinta
Para descobrir a quinta nada melhor do que o Centro Interpretativo de Ventozelo que, de uma forma leve e numa [4]linguagem simples, dá a conhecer a vinha, a área de floresta e a longa história desta propriedade, com experiências sensoriais e lúdicas. Pode, por exemplo, assistir a um filme que lhe revelará aspetos únicos das vindimas, das diferentes fases da vinha, da mata à fauna, passando pelas sonoridades próprias deste lugar.

Ventozelo é natureza em bruto e biodiversidade, é terra e rio, fauna e flora. Um mundo vasto para descobrir através do programa de atividades da Quinta. Há nove percursos que o levam por entre as vinhas, a ribeira e o moinho, a mata de sobreiros, os caminhos dos javalis ou um simples passeio à beira rio. Há ainda atividades noturnas, de observação e fotografia da avifauna; atividades sazonais gastronómicas, agrícolas e provas de vinhos. Todas elas pensadas com o objetivo de dar a conhecer a complexidade do terroir e a essência do lugar a todos os quantos visitam Ventozelo.

Quinta de Ventozelo, Ervedosa do Douro, 5130-135 São João da Pesqueira
Telefone: + 351 254 249 670
hotel@quintadeventozelo.pt

Endnotes:
  1. [Image]: https://www.ambitur.pt/wp-content/uploads/LF_HOTELQTVENTOZELO-229.jpg
  2. [Image]: https://www.ambitur.pt/wp-content/uploads/LF_QTVENTOZELO2020-222.jpg
  3. [Image]: https://www.ambitur.pt/wp-content/uploads/LF_QTVENTOZELO2020-293.jpg
  4. [Image]: https://www.ambitur.pt/wp-content/uploads/LF_HOTELQTVENTOZELO-321.jpg

Source URL: https://www.ambitur.pt/ventozelo-hotel-quinta-mais-do-que-um-hotel-o-douro-numa-quinta/