Durante o ano de 2024, passaram pelos aeroportos nacionais 70,4 milhões de passageiros – o que representou um crescimento de 4,3% face aos números de 2023, de acordo com os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística em fevereiro deste ano.
Já em 2023, em Portugal, o volume de viagens dos residentes tinha aumentado exponencialmente (22%) para destinos dentro da União Europeia e representaram 79% das viagens totais que os cidadãos portugueses realizaram em 2023.
“Globalmente, em 2024, o volume de viagens aéreas domésticas para viagens de negócios aumentou 3% em relação ao ano anterior”, salienta Charlie Sultan, presidente da Concur Travel na SAP Concur. “O regresso às viagens de negócios é impulsionado pelo entusiasmo dos viajantes de negócios. O mais recente Inquérito Global sobre Viagens de Negócios da SAP Concur (SAP Concur Global Business Travel Survey) revelou que 76% dos viajantes de negócios a nível mundial gostam de viajar e 67% consideram que é fundamental para a progressão na carreira”, acrescenta.
Para clarificar o estado das viagens de negócios, a SAP Concur analisou as reservas de viagens aéreas nacionais e internacionais no Concur Travel entre 1 de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2024, e comparou as tarifas aéreas e o volume geral de viagens com o mesmo período de 2023: os meses mais populares para as viagens de negócios foram janeiro, fevereiro, abril e julho. Por outro lado, Julho registou o maior aumento nas reservas de viagens domésticas em comparação com o ano anterior, com um aumento de 11%.
A análise dos preços médios dos bilhetes de passagens aéreas de 2024 revelou ainda que março foi o mês mais caro para passagens aéreas domésticas (média de 560€ por bilhete). No entanto, estes preços caíram no verão, sendo que o mês mais barato foi agosto (média de 510€). No que diz respeito às viagens internacionais, os custos destas mantiveram-se estáveis no primeiro semestre do ano. Analisando apenas as tarifas aéreas de 2024, os bilhetes médios foram mais caros no Outono, em comparação com 2023.
João Carvalho, Head of SAP Concur for Southern Europe, Middle East and Africa sublinha que “o futuro das viagens de negócios é promissor. Os volumes de viagens estão a aproximar-se dos níveis pré-pandémicos, as tarifas aéreas internacionais estabilizaram e em Portugal regista-se igualmente uma procura maior pelas viagens. Na SAP Concur, partilhamos o entusiasmo dos viajantes de negócios pela próxima viagem”.