2019 aproxima-se do fim e é altura para se fazerem alguns balanços. No Viajar Tours as estimativas são positivas, apontando para um crescimento percentual na faixa dos dois dígitos, “reflexo do que tem sido uma aposta no fortalecimento da nossa oferta a nível de destinos e à proximidade com os agentes de viagens, indo ao encontro do que foi também o nosso aumento na oferta de lugares ao mercado”, justifica Nuno Anjos, diretor comercial do operador turístico, em declarações ao Ambitur.pt. O responsável admite que o maior desafio, este ano, terá sido o de “não cair na tentação de ofertas de útlima hora”, lembrando que este foi um ano de “muita oferta e muita competitividade no mercado”.
Recuando um pouco aos meses de verão, a operação charter correu com uma ocupação global a superar os 90%. Mas Nuno Anjos reconhece que, apesar do “bom nível de procura”, a rentabilidade, face a 2018, sofreu “um pouco com a competitividade de outros destinos”. Destinos que correram “particularmente bem” foram Creta, Antalya, Riviera do Mar Jónico, Dubrovnik e Montenegro, Sicília e a Costa Esmeralda na Sardenha. O diretor comercial do Viajar Tours frisa que se notou, através das ações de formação, webinares, Manual do Agente e visitas comerciais, que “o agente de viagens vai tendo cada vez mais à vontade para os sugerir aos seus clientes”. Além destes, também em charter, e com “bons níveis de ocupação”, estiveram Saïdia, Djerba e Tunísia Continental.
Para o próximo ano, o operador que, segundo realça Nuno Anjos, “sempre se caracterizou pela diferenciação do produto apresentado”, já tem alguns destinos em análise, tanto em charter como em voos regulares. “Queremos continuar, como até aqui o fizemos, à procura de novos produtos que possam satisfazer a procura e expectativa do mercado e, principalmente, dos clientes”, afirma, acrecsentando que o objetivo é fazer com que “cada vez mais pessoas possam dirigir-se a uma agência de viagens para aí adquirir o seu pacote de férias”. O desafio agora é encontrar estes destinos com uma boa relação qualidade/preço, bem como criar apetência junto do agente de viagens pafra que vendam estes produtos. Por essa razão, o Viajar Tours vai continuar a procurar novas formas de comunicação e de passagem de informação útil ao agente, como foi o caso, em 2019, do Manual do Agente.
Novidades Natal/ Réveillon
Para este período de Natal e Fim de Ano, o Viajar Tours apostou nos Mercados de Natal tendo por base a diversidade e “a boa relação qualidade/preço que conseguimos com os nossos parceiros locais”. Apresenta ainda minicircuitos a partir dos 702€, com a duração de cinco ou sete dias. “É uma programação apelativa e bastante competitiva”, garante Nuno Anjos, seguramente para “manter e desenvolver”.
Concretamente para o Fim de Ano, a programação apresentada pelo operador turístico baseia-se em voos regulares de Lisboa e Porto para São Tomé, Recife, Gâmbia, Dubai, Maldivas e Dubai, Bangkok e Phuket, Roma, Funchal, Marraquexe e Hurghada. “O Brasil está já esgotado e a Gâmbia tem tido uma boa procura”, explica Nuno Anjos.