Caldas da Rainha vai receber o VII Fórum Vê Portugal no próximo dia 26 de maio, uma iniciativa do Turismo Centro de Portugal (TCP) que, este ano, decorrerá em formato híbrido, com a presença dos palestrantes nas Caldas da Rainha e o público a assistir online. “Queremos continuadamente valorizar a importância do mercado interno”, sublinhou ontem Pedro Machado, presidente do TCP, na apresentação do evento à imprensa, adiantando que “há uma ambição e vontade de tornar possível” o evento, com um “modelo conceptual ajustado ao «novo» normal, para esta edição de 2021”. O objetivo é juntar, uma vez mais especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre os desafios colocados pelo turismo interno.
Este ano, a iniciativa é promovida pela Turismo Centro de Portugal e pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, em estreita parceria com as Entidades Regionais de Turismo.
Na apresentação, Pedro Machado destacou a importância de o encontro se realizar numa altura ainda de pandemia. “Este Vê Portugal é a consolidação de um projeto que consagra a importância da discussão do mercado interno no panorama turístico nacional. É particularmente relevante face àquilo que aconteceu em 2020, em que, num cenário de pandemia, foi o turismo interno que acabou por ser responsável por alguns dos bons resultados verificados no ano passado”, disse, antes de realçar a importância dos temas que vão ser debatidos: “Vamos juntar os principais agentes do turismo em Portugal, numa discussão política sobre a lei que estabeleceu o regime das Entidades Regionais de Turismo, a qual está a ser atropelada todos os dias. É uma discussão que está para acontecer há muitos anos e que terá lugar neste fórum”.
Tinta Ferreira, presidente do município das Caldas da Rainha, por sua vez, mostrou a sua satisfação pela escolha das Caldas da Rainha como cidade anfitriã do evento. “É com orgulho que a cidade das Caldas da Rainha recebe este encontro e que será, durante um dia, a capital do turismo do Centro de Portugal e a sede de um evento de grande relevo para o turismo nacional. Não podendo ser presencial, vamos, da mesma forma, valorizar as Caldas da Rainha”, considerou.
Três painéis estimulantes
Apesar de apenas ter a duração de um dia, não faltará interesse ao Vê Portugal, que será preenchido por três painéis com temas estimulantes, em que especialistas nacionais e internacionais abordarão a situação atual do turismo interno. “Lei 33/2013 – Que Futuro?”, “Tendências na Promoção e Estruturação Turística Nacional Pós-COVID-19” e “Comercialização e Venda” são os três temas em análise.
Entre os oradores já confirmados, destacam-se as presenças de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, de cinco presidentes de Entidades Regionais de Turismo – Pedro Machado (Centro de Portugal), Luís Pedro Martins (Porto e Norte de Portugal), Vítor Costa (Região de Lisboa), Vítor Silva (Alentejo e Ribatejo) e João Fernandes (Algarve) –, de Alessandra Priante, diretora do Departamento Regional para a Europa da Organização Mundial de Turismo, de John T. Bowen, professor na Universidade de Houston, de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, de Marta Poggi, conferencista especializada em Tendências, Inovação e Transformação Digital e ainda de dirigentes de vários organismos ligados ao Turismo: António Jorge Costa, presidente do IPDT, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, Carlos Moura, vice-presidente da AHRESP, António Marques Vidal, presidente da APECATE, Joaquim Robalo Almeida, secretário-geral da ARACM e Frederico Costa, vice-presidente da AHP, além do anfitrião, Fernando Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
As inscrições para o Fórum Vê Portugal são gratuitas e podem ser feitas em www.veportugal.com.pt.