Vila Baleira Porto Santo terá nova unidade de talassoterapia em 2024

O grupo Vila Baleira Hotels & Resorts vai expandir, em 2024, uma das maiores apostas, o Vila Baleira Porto Santo, com uma nova unidade de saúde e bem-estar dedicada à talassoterapia, um tratamento terapêutico com uso das areias, águas e argilas locais.

Esta foi uma das novidades avançadas por Gonçalo Teixeira, administrador do grupo, em declarações ao Ambitur.pt, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa.

Esta nova unidade terá 29 alojamentos premium, num edifício próprio com equipamentos, serviços e uma equipa inteiramente dedicada a ele. “Vamos apostar em equipamentos e tratamentos que vão ao encontro dos recursos naturais de Porto Santo”, esclarece o responsável, avançando que as infraestruturas “modernas, confortáveis e diferenciadoras” deverão abrir entre maio e junho de 2024. A estratégia já está fechada e as obras devem arrancar em outubro deste ano.

Até lá, o grupo Vila Baleira está a fazer outros investimentos nas infraestruturas já existentes. O Vila Baleira Suites reabrirá no início de junho de 2023, “com uma nova cara”, quer em zonas comuns, quer ao nível dos alojamentos, e o Vila Baleira Porto Santo está a receber uma remodelação em 28 apartamentos.

A estratégia para o Vila Baleira Porto Santo

Gonçalo Teixeira considera que o grupo já conseguiu encontrar o equilíbrio para estabilizar os resultados do Vila Baleira Funchal, bem como promover “um caminho de continuação” do que foi feito no ano passado, nomeadamente no que toca à melhoria do preço médio e à taxa de ocupação. A unidade no Funchal, direcionada maioritariamente ao mercado português, “não é de todo um destino sazonal”, afirmou Gonçalo Teixeira.

O Vila Baleira Porto Santo, contudo, não representa os mesmos resultados. O responsável assume que ainda não foi possível encontrar um equilíbrio nesta unidade, pelo que a estratégia do grupo em 2023 vai passar em grande parte pelo investimento na unidade de Porto Santo, que concentra o maior número de quartos do grupo: 312 quartos, contra os 60 do Vila Baleira Suites e 86 do Vila Baleira Funchal.

As projeções são positivas, “comparando com as vendas até ao início de março do ano anterior”, mas é necessário “prepara a operação da época alta”. Gonçalo Teixeira referiu que o grupo quer oferecer mais serviços, bem como “corrigir alguns problemas e alguns temas de recursos humanos que aconteceram no ano passado”.

Para a época alta, “o mercado nacional tem um peso grande”, por isso o Vila Baleira está confiante que o verão trará bons resultados. Contudo, para combater a época baixa, Gonçalo Teixeira esclareceu que o grupo está a trabalhar “voos regulares com vários mercados emissores para combater a sazonalidade que existe ainda em Porto Santo”. Itália e Dinamarca foram os mercados destacados pelo responsável.

Um balanço para 2022 superior a 2019

Gonçalo Teixeira avançou que 2022 “foi um ano interessante para as três unidades” do Vila Baleira. “Embora fiquemos com a ideia de que poderíamos ter feito um bocadinho mais relativamente a Porto Santo”, assinalou.

O grupo procurará investir mais nos recursos humanos, que foi uma das principais lacunas em 2022. Ainda assim, Gonçalo Teixeira contrapôs que “mal finalizou a época alta, iniciámos o processo de recrutamento nos vários campos”.

“Mais do que potencializar o Vila Baleira como marca”, o grupo procura “vender Porto Santo e a Madeira”, facto que permitiu elevar os resultados de 2022 a níveis superiores aos de 2019.