Vila do Bispo: Natureza e cultura de mãos dadas

No Barlavento Algarvio, o concelho de Vila do Bispo é o único que, devido à sua localização, possui dois tipos de costa – meridional e ocidental – com dezenas de praias para todos os gostos. Mas, fora da época alta do verão, o turismo não se esgota nesta região. Com um vasto património histórico, quem passa por Vila do Bispo não pode deixar de conhecer alguns dos seus monumentos megalíticos, sobretudo localizados junto ao litoral, bem como o seu património militar do qual se destaca o Cabo de S. Vicente, ou as várias igrejas e capelas deste concelho.

São variados os roteiros ambientais e para descobrir em Vila do Bispo. Desde logo começando pela Ecovia do Algarve, que liga a região de ponta a ponta, ou a Via Algarviana, uma grande rota pedestre com cerca de 300 Km que atravessa 11 municípios do Algarve, ou a Rota Vicentina formada pelo Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e vários Percursos Circulares, que proporciona uma vivência única entre a cultura rural viva e autêntica e a costa surpreendentemente selvagem dentro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Em Vila do Bispo também não pode perder o Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza de Sagres que decorre, todos os anos, no primeiro fim-de-semana de outubro. Isto porque Vila do Bispo é um dos mais importantes pontos de passagem nas rotas migratórias de várias espécies de aves, chamando a si não só os amantes de aves mas também os amantes da natureza.

[new_royalslider id=”683″]