Vila Galé abre portas do primeiro projeto Revive

A cidade de Elvas conta com um novo hotel que resulta da reabilitação do antigo Convento de São Paulo, num investimento de nove milhões de euros no âmbito do programa Revive.

O grupo português Vila Galé acaba de abrir o Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa, que resulta da reabilitação do antigo convento de São Paulo, em Elvas. Este é o primeiro hotel a abrir em Portugal no âmbito do programa Revive.

Jorge Rebelo de Almeida, presidente do conselho de administração do grupo Vila Galé, explica que o grupo português aderiu desde o primeiro momento ao programa “precisamente devido à sua vertente de reabilitação de património”.

O empresário, no discurso da inauguração, foi mais longe e assume que o “Revive é indiscutivelmente uma necessidade imperiosa de um país, recuperar o nosso património que é valioso”. No entanto, deixa a ressalva: “mas tem que se encontrar um sentido económico para as coisas, foi isso que o Revive veio trazer isso, foi gerar negócio e isto pode ser alargado a outros sectores que não sejam a hotelaria”.

O Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa abre após a recuperação e reconversão do antigo convento de São Paulo. Exemplo da arquitetura setecentista, este imóvel da Ordem de São Paulo começou a ser construído em 1679 e ficou concluído em 1721. Com a extinção das ordens religiosas em Portugal, foi, ao longo dos anos, tribunal militar, quartel e casa de reclusão. Desde 2004 que estava desocupado e em avançada degradação.

[new_royalslider id=”929″]

Qualificar o interior do país

Para Nelson de Souza, ministro do Planeamento, que presidiu à inauguração da nova unidade Vila Galé, em Elvas, este é um projeto que “ajuda a cidade de Elvas, o Alto Alentejo, a dar mais um passo em frente na sua qualificação, no seu desenvolvimento”. O executivo deixou uma palavra de reconhecimento do governo a todos os que colaboraram neste projeto, reiterando que assim “andamos para a frente, assim criamos as bases para que o interior possa ter respostas aos seus problemas e ter um futuro que de facto possa atrair mais investimentos, mais pessoas e melhores condições de vida para os que cá vivem”.

No mesmo sentido, Jorge Rebelo de Almeida reforçou: “Com este novo hotel, pretendemos também ajudar a revitalizar Elvas, uma cidade que tem enorme potencial devido à sua história. Por outro lado, este é mais um passo na nossa ambição de puxar pelo interior do país, criando novos pólos de atração e destinos turísticos”.

O Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa é o 34.º hotel da Vila Galé, que tem agora 25 unidades em Portugal e nove no Brasil. No âmbito do programa Revive, o grupo está também a desenvolver o Vila Galé Collection Alter Real, na Coudelaria de Alter do Chão, cuja abertura está prevista para 2020.