Vila Galé Albacora acolhe 3º Festival do Atum “Almadrava”

Vila Galé Albacora acolhe 3º Festival do Atum “Almadrava”

Categoria Eventos, Explore

O Eco-hotel Vila Galé Albacora, em Tavira, Algarve, recebe o 3º Festival do Atum “Almadrava” neste fim-de-semana, de 15 a 17 de abril.

Recordando a história do hotel, que resulta da reabilitação do antigo Arraial Ferreira Neto, o evento inclui, no sábado, uma visita guiada por um antigo morador, que contará estórias dos tempos em que a pesca do atum servia de sustento a centenas de famílias em Tavira. No mesmo dia, outro ponto alto do programa será a demonstração da desmancha do atum – ou ‘arte de ronquear’, com lhe chamavam antigamente – em parceria com a Confraria do Atum de Vila Real de Santo António. De destacar também o workshop de gastronomia dedicado ao tema.

A inauguração da exposição de fotografia Mare Nostrum do grupo f/18.1, a apresentação do espólio fotográfico da Companhia de Pescarias do Algarve, visitas ao museu que conserva embarcações em miniatura, artefactos e outros objetos relacionados com a faina, e a exibição do filme “Almadrava” também fazem parte desta iniciativa. A entrada é gratuita.

“Com o Festival do Atum Almadrava, que já está na sua terceira edição, queremos manter viva toda a componente histórica e cultural do Arraial Ferreira Neto, relacionada com a tradição da pesca do atum, que é também um produto incontornável na gastronomia tavirense”, refere o diretor do Eco-hotel Vila Galé Albacora, João Meireles.

Haverá ainda uma feira de artesanato com a participação das associações locais e prova de vinhos e azeites. E ainda momentos gastronómicos durante todo o fim-de-semana, dedicados à temática do mar. Além dos pratos típicos da região, o atum será a estrela (almoço buffet: 19€/pessoa e jantar buffet: 25€/pessoa, ambos com bebidas incluídas).