Vila Galé apoia recuperação de sinos em igreja histórica da Bahia

Vila Galé apoia recuperação de sinos em igreja histórica da Bahia

Categoria Alojamento, Business

O grupo Vila Galé apoiou a recuperação e reativação de três sinos antigos da igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, em Salvador da Bahia, Brasil, com cerca de 68 mil reais.

Esta iniciativa vai ao encontro das intenções do governo da Bahia, que tem apostado na renovação do centro histórico da capital baiana e na captação de turismo religioso. Mas é também mais um exemplo do papel que o grupo Vila Galé tem assumido na recuperação de património histórico em Portugal e no Brasil.

“Depois de quase meio século, os sinos da Igreja de São Domingos tocarão juntamente com os sinos da Catedral Basílica de Salvador e da Igreja do Rosário dos Pretos. Estamos orgulhosos por contribuir de maneira efetiva para a história local, que visa a valorização do património brasileiro. O futuro do turismo depende de ações desse tipo e da revitalização dos espaços, principalmente em Salvador que tem um leque de atrações turísticas”, aponta o presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.

A igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, no Terreiro de Jesus, em frente à Catedral Basílica da Cidade de Salvador, é um marco no núcleo histórico de Salvador da Bahia. E todo o projeto de recuperação dos sinos foi acompanhado pelo historiador Rafael Dantas e pelo engenheiro Arthur Barros.

Os sinos são antigos (1792 e 1877) e para acioná-los foi instalado um sistema eletromagnético, que fará os instrumentos balançarem de forma tradicional, mas que também permite que possam ser programados para tocar nos horários litúrgicos. O dispositivo também preserva o equipamento, concede mais segurança e ainda possibilita escolher outras formas de toques.

Recorde-se que o grupo Vila Galé, atualmente com 25 hotéis em Portugal e nove no Brasil, tem larga experiência da reabilitação de imóveis históricos, como aconteceu com o Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, que resulta da recuperação de um palácio do século XV. Ou com o Vila Galé Collection Elvas, no antigo convento de São Paulo, o primeiro hotel a surgir em Portugal no âmbito do programa Revive. A 13 de março, abre o Vila Galé Collection Alter Real, em Alter do Chão, após a concessão e transformação em hotel de alguns espaços da coudelaria de Alter, também integradas no Revive.