Apesar da pandemia, período durante o qual a Vila Galé abriu mesmo três novos hotéis em Portugal – Vila Galé Collection Alter Real, Vila Galé Serra da Estrela e Vila Galé Douro Vineyards – o grupo português liderado por Jorge Rebelo de Almeida não travou os seus planos de investimento. E, tal como a Ambitur.pt já tinha adiantado em novembro, irá abrir no nosso país mais quatro novos projetos. A data já está marcada: final de junho de 2023.
Nos Açores, no centro de Ponta Delgada (São Miguel), a cadeia investirá cerca de 12 milhões de euros no Vila Galé Collection São Miguel, uma renovação de parte do antigo Convento e Hospital de São Francisco, que será reconvertido num hotel de charme, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia. A unidade terá 93 quartos, restaurantes, bar, piscinas e Satsanga Spa & Wellness.
No centro da cidade de Tomar, nascerá o Vila Galé Collection Tomar, recuperando e reabilitando áreas do antigo Convento de Santa Iria e do Colégio Feminino, que serão transformadas numa unidade de 4 estrelas dedicado ao tema da Ordem dos Templários, com cerca de 100 quartos, restaurante, bar, Satsanga Spa & Wellness, piscina exterior e um salão de convenções para mais de 200 pessoas, num investimento que rondará os 10 milhões de euros.
Já na herdade do Vila Galé Clube de Campo, em Beja (Alentejo), nascerão duas novas unidades. A primeira, onde serão investidos cerca de 10 milhões de euros, será inteiramente dedicada às crianças, o Vila Galé Nep Kids, que numa primeira fase contará com 80 quartos. Este conceito de hotelaria terá ainda várias atrações projetadas para os mais pequenos como parque aquático com várias piscinas exteriores e escorregas, carrosséis, trampolins, insufláveis, Clube Nep com brinquedoteca e spa infantil. Haverá ainda decoração 3D, parede de pintura e de escalada, piscina de bolas, slide e programação adequada aos mais novos.
Na mesma herdade será ainda criado o novo Vila Galé Monte da Faleira, num investimento de cerca de três milhões de euros que dará origem a um agroturismo vocacionada para casais, com quartos temáticos, piscina exterior, dois salões de eventos e duas salas de reuniões.
Além destas quatro novidades para o portfólio da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida anunciou ontem também, durante uma conferência de imprensa no Vila Galé Estoril, a aposta em mais uma unidade hoteleira, desta vez em Ponte Lima. O objetivo aqui será avançar com um projeto de enoturismo na área do vinho verde, semelhante ao Douro Vineyards, com hotel, adega e centro de eventos, que nascerá da restauração do Paço de Curutelo.
O presidente da Vila Galé garante que, pandemia à parte, “temos hoje uma oferta muito consistente que não desapareceu; de muita qualidade, sofisticada e com bom profissionalismo”. Jorge Rebelo de Almeida adiantou também aos jornalistas que o facto de o novo Governo ter conseguido uma maioria absoluta “foi importante” mas deixou um recado: “espero que o Governo procurte consensos mais alargados”. Para o empresário, “nunca houve em Portugal tão boas condições para dar um salto de crescimento”.
Já no Brasil, e este ano de 2022, o grupo português irá inaugurar a 23 de junho, o Vila Galé Alagoas, mais uma unidade em regime de Tudo Incluído, com 513 quartos, seis restaurantes, Satsanga Spa & Wellness, oito salas de reuniões e salão para 1.000 pessoas, parque aquático infantil e outras infraestruturas desportivas e de lazer. Será um investimento de 150 milhões de reais que vem reforçar a posição da Vila Galé como maior rede de resorts naquele país.
Além de novos projetos, a Vila Galé também aproveitou a paragem forçada da pandemia para renovar unidades. Foi o caso do Vila Galé Estoril, que renasceu como hotel recomendado para adultos e onde, de abril a setembro, estará disponível o regime de Tudo Incluído, além dos restantes regimes. Foi assim que nasceu mais um restaurante, o Inevitável, com aproximadamente 30 lugares, aumentando as opções gastronómicas nesta unidade, onde já funcionava uma pizzaria Massa Fina e um restaurante com buffet. Este espaço estará aberto ao público e terá uma carta com gastronomia de inspiração mediterrânica à base de mariscos, onde constam entradas como carpaccio de vieira com abacate, manjericão, menta e lima e pataniscas de atum; pratos como moqueca de polvo e camarão com arroz basmati, caril de lagosta com arroz de coentros e linguini de ostras com limão; ou sobremesas como mousse de avelã caramelizada e cheesecake com molho de caramelo salgado. Haverá também nova oferta de animação como aulas de ginástica e outras atividades desportivas, workshops ou música ao vivo, entre outras propostas culturais. Além disso, o Vila Galé Estoril tornou-se num hotel temático, com nova decoração e sinalética dedicada aos Sixties. Cada quarto terá uma homenagem a um cantor dos anos 60 e o acesso a um QR Code proporcionará o acesso à letra e música.