• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
19/12/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Vila Galé: Combinar sustentabilidade e excelência do serviço requer “soluções inteligentes e tecnologias discretas”

    Vila Galé: Combinar sustentabilidade e excelência do serviço requer “soluções inteligentes e tecnologias discretas”

    MSC Cruzeiros abre vendas para o World Cruise 2025

    Já abriram vendas para o MSC World Cruise 2028

    Kannak amplia programação com novos circuitos na Ásia a partir de março

    Kannak amplia programação com novos circuitos na Ásia a partir de março

    TAP Air Portugal e Amadeus expandem acordo para disponibilizar conteúdo NDC na Amadeus Travel Platform

    TAP bate recorde histórico nas rotas Portugal-Brasil

    easyJet recebe 400º avião Airbus

    easyJet liga Madeira à Côte d’Azur com nova rota para Nice

    Le Monumental Palace celebra sete anos com três experiências exclusivas

    H10 Hotels confirma aquisição de hotel de cinco estrelas no Porto

    MSC Cruzeiros confirma encomenda de dois novos navios “World Class”

    MSC Cruzeiros lança nova promoção “Sol de Verão” com tudo incluído para o verão 2026

    KLM despede-se do seu primeiro Boeing 737-800

    KLM despede-se do seu primeiro Boeing 737-800

    LATAM premiada como “Melhor Design de Companhia Aérea” e “Marca com os maiores avanços na experiência do cliente em 2025″

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    AHP: Lisboa registou 89% de ocupação e Preço médio de 198 euros na hotelaria durante a Web Summit

    Bedsrevenue: estações do ano influenciam ocupação, ADR e segmentação hoteleira

    Bedsrevenue: estações do ano influenciam ocupação, ADR e segmentação hoteleira

    Lusanova apresenta ofertas especiais para o Fim-de-Ano na Madeira e em São Miguel

    Jetcost: Lisboa, Porto, Madeira e Faro são os destinos mais procurados por europeus e portugueses para receber 2026

    AHETA assina protocolos com empresas para apoio aos associados

    AHETA organiza Jantar-Debate sobre nova legislação laboral com ministra do Trabalho

    Heart by AHP integra Projeto MOVER – Migração, Oportunidades e Valorização do Emprego em Portugal

    Heart by AHP integra Projeto MOVER – Migração, Oportunidades e Valorização do Emprego em Portugal

    “Hoje Portugal é estratégico dentro da MSC”

    MSC Cruzeiros: “O nosso objetivo passa por continuar a consolidar-nos enquanto marca”

    Jetcost: 7 em cada 10 portugueses vão viajar no período das festas de Natal

    Barómetro ANAV: Portugueses gastam menos nas férias de final do ano face a 2024

    RateHawk revela as tendências de viagens de Natal na Europa

    Centro de Portugal: “O segredo está em crescer de forma sustentada e sem pressas”

    Centro de Portugal: “O segredo está em crescer de forma sustentada e sem pressas”

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Sónia Costa?

    Quem é… Sónia Costa?

    Inscrições “Early Bird” para o 35º Congresso da AHP terminam dia 19

    Inscrições “Early Bird” para o 35º Congresso da AHP terminam dia 19

    BOOST 2026: Lisboa debate o futuro do turismo a 16 de janeiro

    BOOST 2026: Lisboa debate o futuro do turismo a 16 de janeiro

    Corinthia Lisbon nomeia Diretor de Food & Beverage

    Corinthia Lisbon nomeia Diretor de Food & Beverage

    Grupo Vila Baleira reforça liderança com nova Marketing & Communication Manager

    Grupo Vila Baleira reforça liderança com nova Marketing & Communication Manager

    United Hospitality Management reforça a aposta na gestão de talento

    Tânia Leal Rodrigues conquista lugar entre os 100 melhores gestores hoteleiros do mundo

    Concurso Chefe do Ano 2026 com inscrições abertas até 20 de janeiro

    Concurso Chefe do Ano 2026 com inscrições abertas até 20 de janeiro

    Quem é… Susana Rebelo?

    Quem é… Susana Rebelo?

    Miguel Dias integra Tourism Lab para acelerar caminho na Europa em serviços de Revenue Management

    Miguel Dias integra Tourism Lab para acelerar caminho na Europa em serviços de Revenue Management

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Hotel Mercure Porto Centro Santa Catarina: uma janela privilegiada sobre o coração histórico da Invicta

    Hotel Mercure Porto Centro Santa Catarina: uma janela privilegiada sobre o coração histórico da Invicta

    Fórmula 1 regressa a Portugal em 2027 e 2028

    Fórmula 1 regressa a Portugal em 2027 e 2028

    Natal nos “Châteaux”: a época mais mágica do ano renasce no Vale do Loire

    Natal nos “Châteaux”: a época mais mágica do ano renasce no Vale do Loire

    Rede Expressos aproxima Porto, Braga e Guimarães com viagens a 1,95€

    Rede Expressos liga Portugal à magia do Natal em Vigo por 19,5€ (ida e volta)

    Algarve terá novas rotas aéreas em 2024

    Algarve volta a ser reconhecido como melhor destino de praia do mundo

    Lusanova sugere cinco opções para viajar nesta Páscoa

    Madeira reconhecida mais uma vez como Melhor Destino Insular do Mundo

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Estância de Ski da Serra da Estrela abre hoje oficialmente ao público

    Estância de Ski da Serra da Estrela abre hoje oficialmente ao público

    Sheraton Lisboa Hotel assinala Natal e Fim de Ano com eventos exclusivos

    Sheraton Lisboa Hotel assinala Natal e Fim de Ano com eventos exclusivos

    Montras do comércio tradicional de Évora ganham vida já este sábado

    InterContinental Porto nomeado para Melhor Hotel de Cidade da Europa nos World Travel Awards

    Brunch de Natal no InterContinental Porto regressa todos os fins-de-semana de dezembro

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Vila Galé: Combinar sustentabilidade e excelência do serviço requer “soluções inteligentes e tecnologias discretas”

    Vila Galé: Combinar sustentabilidade e excelência do serviço requer “soluções inteligentes e tecnologias discretas”

    MSC Cruzeiros abre vendas para o World Cruise 2025

    Já abriram vendas para o MSC World Cruise 2028

    Kannak amplia programação com novos circuitos na Ásia a partir de março

    Kannak amplia programação com novos circuitos na Ásia a partir de março

    TAP Air Portugal e Amadeus expandem acordo para disponibilizar conteúdo NDC na Amadeus Travel Platform

    TAP bate recorde histórico nas rotas Portugal-Brasil

    easyJet recebe 400º avião Airbus

    easyJet liga Madeira à Côte d’Azur com nova rota para Nice

    Le Monumental Palace celebra sete anos com três experiências exclusivas

    H10 Hotels confirma aquisição de hotel de cinco estrelas no Porto

    MSC Cruzeiros confirma encomenda de dois novos navios “World Class”

    MSC Cruzeiros lança nova promoção “Sol de Verão” com tudo incluído para o verão 2026

    KLM despede-se do seu primeiro Boeing 737-800

    KLM despede-se do seu primeiro Boeing 737-800

    LATAM premiada como “Melhor Design de Companhia Aérea” e “Marca com os maiores avanços na experiência do cliente em 2025″

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    AHP: Lisboa registou 89% de ocupação e Preço médio de 198 euros na hotelaria durante a Web Summit

    Bedsrevenue: estações do ano influenciam ocupação, ADR e segmentação hoteleira

    Bedsrevenue: estações do ano influenciam ocupação, ADR e segmentação hoteleira

    Lusanova apresenta ofertas especiais para o Fim-de-Ano na Madeira e em São Miguel

    Jetcost: Lisboa, Porto, Madeira e Faro são os destinos mais procurados por europeus e portugueses para receber 2026

    AHETA assina protocolos com empresas para apoio aos associados

    AHETA organiza Jantar-Debate sobre nova legislação laboral com ministra do Trabalho

    Heart by AHP integra Projeto MOVER – Migração, Oportunidades e Valorização do Emprego em Portugal

    Heart by AHP integra Projeto MOVER – Migração, Oportunidades e Valorização do Emprego em Portugal

    “Hoje Portugal é estratégico dentro da MSC”

    MSC Cruzeiros: “O nosso objetivo passa por continuar a consolidar-nos enquanto marca”

    Jetcost: 7 em cada 10 portugueses vão viajar no período das festas de Natal

    Barómetro ANAV: Portugueses gastam menos nas férias de final do ano face a 2024

    RateHawk revela as tendências de viagens de Natal na Europa

    Centro de Portugal: “O segredo está em crescer de forma sustentada e sem pressas”

    Centro de Portugal: “O segredo está em crescer de forma sustentada e sem pressas”

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Sónia Costa?

    Quem é… Sónia Costa?

    Inscrições “Early Bird” para o 35º Congresso da AHP terminam dia 19

    Inscrições “Early Bird” para o 35º Congresso da AHP terminam dia 19

    BOOST 2026: Lisboa debate o futuro do turismo a 16 de janeiro

    BOOST 2026: Lisboa debate o futuro do turismo a 16 de janeiro

    Corinthia Lisbon nomeia Diretor de Food & Beverage

    Corinthia Lisbon nomeia Diretor de Food & Beverage

    Grupo Vila Baleira reforça liderança com nova Marketing & Communication Manager

    Grupo Vila Baleira reforça liderança com nova Marketing & Communication Manager

    United Hospitality Management reforça a aposta na gestão de talento

    Tânia Leal Rodrigues conquista lugar entre os 100 melhores gestores hoteleiros do mundo

    Concurso Chefe do Ano 2026 com inscrições abertas até 20 de janeiro

    Concurso Chefe do Ano 2026 com inscrições abertas até 20 de janeiro

    Quem é… Susana Rebelo?

    Quem é… Susana Rebelo?

    Miguel Dias integra Tourism Lab para acelerar caminho na Europa em serviços de Revenue Management

    Miguel Dias integra Tourism Lab para acelerar caminho na Europa em serviços de Revenue Management

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Hotel Mercure Porto Centro Santa Catarina: uma janela privilegiada sobre o coração histórico da Invicta

    Hotel Mercure Porto Centro Santa Catarina: uma janela privilegiada sobre o coração histórico da Invicta

    Fórmula 1 regressa a Portugal em 2027 e 2028

    Fórmula 1 regressa a Portugal em 2027 e 2028

    Natal nos “Châteaux”: a época mais mágica do ano renasce no Vale do Loire

    Natal nos “Châteaux”: a época mais mágica do ano renasce no Vale do Loire

    Rede Expressos aproxima Porto, Braga e Guimarães com viagens a 1,95€

    Rede Expressos liga Portugal à magia do Natal em Vigo por 19,5€ (ida e volta)

    Algarve terá novas rotas aéreas em 2024

    Algarve volta a ser reconhecido como melhor destino de praia do mundo

    Lusanova sugere cinco opções para viajar nesta Páscoa

    Madeira reconhecida mais uma vez como Melhor Destino Insular do Mundo

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Estância de Ski da Serra da Estrela abre hoje oficialmente ao público

    Estância de Ski da Serra da Estrela abre hoje oficialmente ao público

    Sheraton Lisboa Hotel assinala Natal e Fim de Ano com eventos exclusivos

    Sheraton Lisboa Hotel assinala Natal e Fim de Ano com eventos exclusivos

    Montras do comércio tradicional de Évora ganham vida já este sábado

    InterContinental Porto nomeado para Melhor Hotel de Cidade da Europa nos World Travel Awards

    Brunch de Natal no InterContinental Porto regressa todos os fins-de-semana de dezembro

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Vila Galé: Combinar sustentabilidade e excelência do serviço requer “soluções inteligentes e tecnologias discretas”

19/12/2025
em Alojamento, Business, Destaque_Newsletter, Home
Tempo de leitura: 8 minutos
Home Business Alojamento
0
PARTILHAS
24
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

Os hotéis já integram a sustentabilidade na sua operação do dia-a-dia. A Ambitur publicou um trabalho extenso na sua edição 354, onde falou com várias cadeias hoteleiras para perceber como lidam com a questão da sustentabilidade na operação diária.

Pedro Azeitona

Hoje falamos com Pedro Azeitona, diretor de Qualidade e Ambiente da Vila Galé, que conta com formação em Engenharia do Ambiente e Energias Renováveis, um mestrado em Gestão de Empresas e Pós-graduação em Segurança e Saúde no Trabalho Nível VI. A sua função passa por garantir a conformidade legal, apoiar as equipas no terreno, implementar boas práticas e promover uma cultura de melhoria contínua em todas as unidades, trabalhando diretamente com todos os departamentos para garantir uma abordagem transversal e consistente a todo o grupo. Na Vila Galé, são já várias as unidades certificadas com a Green Key e EcoStars e o hotel Vila Galé Albacora possui ainda a certificação Eco-Hotel da TÜV Rheinland, certificações que avaliam critérios como eficiência energética e hídrica, gestão de resíduos, redução de plásticos, educação ambiental e envolvimento da comunidade.

Seguindo uma estratégia integrada de sustentabilidade ambiental alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Vila Galé aponta como pilares a eficiência energética, a gestão responsável da água e dos resíduos, a redução do desperdício alimentar e a valorização das comunidades locais. Pedro Azeitona, diretor de Qualidade e Ambiente da cadeia hoteleira, refere que no grupo há uma aposta forte na certificação ambiental das unidades hoteleiras e na formação contínua das equipas, com o objetivo de garantir o cumprimento rigoroso das melhores práticas em sustentabilidade.

Entre as práticas já implementadas ao nível energético, o responsável destaca o corte parcial da energia dos quartos quando a chave é retirada do economizador; a utilização de lâmpadas de baixo consumo em 90% da instalação dos hotéis; a ativação da iluminação exterior por células fotoelétricas ou por relógio; a ativação da iluminação das casas de banho públicas e de serviço por detetores de presença; o uso de máquinas de lavar ligadas à instalação de água quente; a utilização de temporizadores em equipamentos eletromecânicos; o isolamento das canalizações de água quente sanitária (AQS) para evitar perdas térmicas; e a definição prévia de temperaturas nos equipamentos de ar condicionado. Adianta que a cadeia hoteleira promove ainda o aproveitamento da luz solar nas áreas públicas, como salas de reunião, receções, restaurantes e piscinas interiores. E faz a monitorização diária do consumo de energia, recorrendo a fontes de energia de origem renovável, incluindo energia solar fotovoltaica.

Relativamente à gestão da água, a Vila Galé reutiliza as águas do processo de backwash das piscinas interiores e exteriores para fins de rega e utiliza sistemas de rega gota a gota programáveis, com o objetivo de evitar horários de maior calor. Por outro lado, instalou estações meteorológicas nas unidades da Albacora e da Herdade Clube de Campo, utilizando espécies vegetais adaptadas ao clima de cada região. E todas as torneiras e chuveiros têm redutores de fluxo, bem como os autoclismos sistemas de descarga dupla. Além disso, a lavagem de roupa e loiça é realizada apenas com cargas completas. E, para as limpezas de grandes áreas, recorre-se a mopas húmidas ou autolavadoras. A distribuição de toalhas de piscina é feita apenas a pedido dos hóspedes. Já a monitorização do consumo de água é feita diariamente e por setor, com análise de desvios. E, finalmente, a produção de água quente é complementada com sistemas solares térmicos.

Vila Galé Albacora

Pedro Azeitona explica também que, no que respeita ao capital humano, 100% dos colaboradores estão integrados em programas de formação contínua, tanto interna como externa. Além disso, 10% dos colaboradores são propostos para promoções internas, e todos têm acesso a seguro de saúde privado no prazo máximo de um ano após a sua entrada na empresa. É promovida a contratação local, com 50% dos colaboradores de cada unidade provenientes da região onde está localizada, e procura-se assegurar que pelo menos 50% dos cargos de chefia ou direção são ocupados por mulheres.

Ao nível da preservação do planeta, estão definidos vários objetivos para os próximos anos, entre os quais se destacam: redução de 20% dos resíduos indiferenciados; redução de 85% do plástico de utilização única; implementação de políticas que permitam atingir 75% de operações sem papel (paper free), através de formação e da implementação de software e hardware adequados; redução de 4% no consumo de energia; aumento de 200% na produção de energia renovável, com o desenvolvimento do parque solar; e a garantia de que 100% das unidades desenvolvem, pelo menos, uma iniciativa de preservação ambiental. Outros objetivos incluem que 80% da frota de veículos seja de mobilidade elétrica, uma redução de 25% no desperdício alimentar e uma diminuição de 15% no consumo de proteína.

O grupo hoteleiro português dispõe de mais de 190 indicadores ESG, que monitoriza regularmente, incluindo consumos energéticos por hóspede, emissões de CO₂, eficiência hídrica e taxas de reciclagem.

Quanto aos stakeholders, a Vila Galé compromete-se a identificar e avaliar 100% dos fornecedores considerados de maior risco. Está também prevista a promoção de um aumento de 25% na proporção de fornecedores locais. Todas as unidades deverão desenvolver, pelo menos, uma iniciativa de responsabilidade social junto da comunidade local.

O diretor de Qualidade e Ambiente da Vila Galé frisa que esta estratégia está numa “fase madura de implementação”, com várias medidas já consolidadas e resultados já mensuráveis. O grupo hoteleiro português dispõe de mais de 190 indicadores ESG, que monitoriza regularmente, incluindo consumos energéticos por hóspede, emissões de CO₂, eficiência hídrica e taxas de reciclagem. A produção de energia solar no seio da Vila Galé, por exemplo, já permite evitar centenas de toneladas de emissões de CO₂ por ano, assim como outras atividades que a cadeia tem vindo a realizar junto das comunidades locais, como reflorestação, recolha de resíduos em praias, doação de material excedentário evitando o encaminhamento para resíduos, doação de refeições.

Os desafios da sustentabilidade

Mas são muitos os desafios com que o grupo se depara, admite Pedro Azeitona, que explica que “o aprofundamento das práticas ambientais sustentáveis no setor hoteleiro, e especificamente nas unidades Vila Galé, enfrenta uma série de desafios estruturais e operacionais que exigem uma abordagem estratégica, transversal e contínua”.

Vila Galé Alentejo Vineyards

Um dos grandes obstáculos, aponta, é a rotatividade de colaboradores, que é bem típica do setor hoteleiro. Isso exige uma aposta permanente na formação e sensibilização ambiental, garantindo que todos os colaboradores, mesmo os recém-integrados, compreendem e aplicam corretamente os procedimentos sustentáveis – desde a separação de resíduos, à gestão eficiente de água e energia, até ao desperdício alimentar.

Por outro lado, a adaptação constante a novas exigências legais e normativas também representa um desafio significativo, reconhece o gestor, especialmente porque a Vila galé opera em várias regiões com regulamentos distintos e, por vezes, com lacunas ou ausência de infraestrutura pública – como é o caso da recolha seletiva de biorresíduos que, em muitos municípios, ainda não está implementada ou operacionalizada de forma eficaz.

Outro ponto crítico destacado pelo entrevistado é o equilíbrio entre sustentabilidade e conforto do cliente. Por exemplo, medidas como a limitação da troca de toalhas ou a regulação de temperaturas nos quartos podem ser percecionadas como perda de qualidade, sendo necessário comunicar e envolver os hóspedes nesse esforço coletivo. “A experiência do cliente continua a ser central na hotelaria, e práticas ambientais não podem comprometer a excelência do serviço – o que requer soluções inteligentes e tecnologias discretas”, sublinha.

Garantindo que a gestão de recursos naturais nas unidades Vila Galé tem sido uma prioridade clara ao nível da estratégia ambiental, “com progressos evidentes e contínuos ao longo dos últimos anos”, Pedro Azeitona dá conta do conjunto de medidas de eficiência energética e de integração de energias renováveis que o grupo tem vindo a implementar. Por exemplo, a monitorização diária e centralizada dos consumos permite detetar rapidamente desvios e otimizar operações. Houve um investimento em sistemas fotovoltaicos para autoconsumo em várias unidades, iluminação LED em mais de 90% das instalações e controlo automatizado da climatização e equipamentos técnicos. E uma aposta na utilização de energia de origem 100% renovável fornecida pela rede. No entanto, o responsável admite que “continuamos a enfrentar o desafio da renovação de equipamentos técnicos mais antigos em algumas unidades históricas, onde intervenções estruturais são mais complexas e exigem investimento elevado.

No que à água diz respeito, a Vila Galé adotou uma abordagem integrada que combina eficiência, reutilização e monitorização inteligente. Estão instalados redutores de caudal em torneiras e chuveiros, sistemas de rega gota-a-gota programáveis, reaproveitamento de águas de piscina para rega e equipamentos de lavagem otimizados para carga total. Algumas unidades recorrem também a águas tratadas por ETAR para rega de jardins. Com a ajuda da ferramenta Infraspeak, a cadeia hoteleira conseguiu fazer uma monitorização por setores (lavandarias, piscinas, jardins, cozinhas), o que melhora a capacidade de resposta a fugas ou consumos anómalos. Contudo, avança, há ainda oportunidades por explorar, especialmente na reutilização de águas cinzentas (ex. águas de lavatórios ou duches), uma solução que exige infraestrutura própria e aprovação legal que varia de município para município. “Aqui, o intercâmbio de experiências com outras cadeias hoteleiras e o apoio técnico de entidades especializadas seriam muito relevantes para acelerar a implementação”, defende.

o grande desafio está na gestão de biorresíduos, aponta o responsável, que esclarece que este é um dos resíduos mais volumosos gerados na hotelaria e exige um sistema local de recolha ou de compostagem

Por fim, na área dos resíduos, Pedro Azeitona adianta que a evolução tem sido “muito positiva”. O grupo conta com um sistema de separação e recolha seletiva implementado em todas as unidades, incluindo resíduos perigosos como pilhas, lâmpadas e óleos alimentares usados. E trabalha para eliminar plásticos descartáveis, substituir amenities por dispensadores e reduzir o volume de embalagens individuais, principalmente nas áreas de restauração. Adicionalmente, promove a reutilização de materiais (ex. mobiliário e têxteis) através de doações a instituições, contribuindo para a economia circular. Mas o grande desafio está na gestão de biorresíduos, aponta o responsável, que esclarece que este é um dos resíduos mais volumosos gerados na hotelaria e exige um sistema local de recolha ou de compostagem. “Infelizmente, a falta de uniformização nas soluções municipais e a ausência de infraestruturas adequadas em muitos destinos limitam a escala da nossa intervenção. Esta é uma área onde o setor, em geral, beneficiaria de uma atuação coordenada, incluindo apoio técnico, incentivos públicos e benchmarking entre operadores”, reivindica.

Pedro Azeitona fala-nos ainda sobre o cliente e o papel deste nesta temática, reconhecendo que “Os nossos hóspedes estão cada vez mais conscientes e valorizam práticas sustentáveis”. Isso reflete-se nas escolhas de estadia, no envolvimento com as iniciativas do grupo e até nas sugestões que fazem. “Temos investido na sensibilização ativa, através de mensagens em pontos estratégicos, atividades para crianças com a mascote Nep e iniciativas com clientes e colaboradores, porque acreditamos que a sustentabilidade também se constrói em conjunto com quem nos visita”.

Por Inês Gromicho, o texto sobre hotelaria e sustentabilidade foi publicado na edição 354 da Ambitur.

Tags: hotelariasustentabilidadeturismovila galé
Artigo anterior

Jetcost: Lisboa, Porto, Madeira e Faro são os destinos mais procurados por europeus e portugueses para receber 2026

Próximo artigo

Bedsrevenue: estações do ano influenciam ocupação, ADR e segmentação hoteleira

Artigos Relacionados

Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais
Inquéritos/Estatísticas

AHP: Lisboa registou 89% de ocupação e Preço médio de 198 euros na hotelaria durante a Web Summit

19 de Dezembro, 2025
24
MSC Cruzeiros abre vendas para o World Cruise 2025
Transportes

Já abriram vendas para o MSC World Cruise 2028

19 de Dezembro, 2025
23
Kannak amplia programação com novos circuitos na Ásia a partir de março
Ot's Av's

Kannak amplia programação com novos circuitos na Ásia a partir de março

19 de Dezembro, 2025
26
TAP Air Portugal e Amadeus expandem acordo para disponibilizar conteúdo NDC na Amadeus Travel Platform
Transportes

TAP bate recorde histórico nas rotas Portugal-Brasil

19 de Dezembro, 2025
31
Próximo artigo
Bedsrevenue: estações do ano influenciam ocupação, ADR e segmentação hoteleira

Bedsrevenue: estações do ano influenciam ocupação, ADR e segmentação hoteleira

Notícias Populares

  • Quem é… Sónia Costa?

    Quem é… Sónia Costa?

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • H10 Hotels confirma aquisição de hotel de cinco estrelas no Porto

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Hotel Mercure Porto Centro Santa Catarina: uma janela privilegiada sobre o coração histórico da Invicta

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • MSC Cruzeiros: “O nosso objetivo passa por continuar a consolidar-nos enquanto marca”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Abreu: “A sustentabilidade ambiental tem todo o potencial para se tornar um dos principais critérios de escolha dos destinos turísticos”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

APA apresenta Relatório do Estado do Ambiente 2025 com tendências em 10 domínios
19 Dezembro 2025
APA apresenta Relatório do Estado do Ambiente 2025 com tendências em 10 domínios
Município de Vila Franca de Xira reforça frota de recolha de resíduos com duas viaturas elétricas
19 Dezembro 2025
Município de Vila Franca de Xira reforça frota de recolha de resíduos com duas viaturas elétricas
Estudo revela que apagão de abril de 2025 não travou confiança dos portugueses na transição energética
19 Dezembro 2025
Estudo revela que apagão de abril de 2025 não travou confiança dos portugueses na transição energética
Programa United Nations – Portugal Ocean Fellowship distinguido em prémio internacional
19 Dezembro 2025
Programa United Nations – Portugal Ocean Fellowship distinguido em prémio internacional

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC