Vila Galé compromete-se com segundo hotel em Minas Gerais em 2027
Foi firmado um protocolo entre a Vila Galé e o município de Brumadinho, em Minas Gerais, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma segunda unidade do grupo hoteleiro português no estado brasileiro de Minas Gerais, que envolve a cedência de terreno a um custo simbólico e a edificação de uma unidade hoteleira de raiz. A revelação foi feita por Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo hoteleiro, durante a inauguração da sua primeira unidade em Minas Gerais: “vamos anunciar também um projeto para buscar um entendimento com o município de Brumadinho. O que nos trouxe a Minas Gerais foi Inhotim, mas depois não deu certo, mas enfim, estamos agora ali, tivemos uma reunião hoje de manhã, no meio distrito. Vale a pena, porque também aqui é um lugar mágico, como Minas tem muitos outros”. Informação secundada pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que indicou que “seu Jorge já sinalizou aqui que teremos o Vila Galé 2 (na região), em Inhotim, Brumadinho, e com certeza vários outros no Estado nos próximos anos. O Vila Galé tem um potencial enorme. Lembrando o que estava falando com o embaixador (de Portugal no Brasil), o maior património cultural de Portugal, fora de Portugal, está aqui em Minas Gerais”.
Num primeiro comentário, Gonçalo Rebelo de Almeida, CEO da Vila Galé, também durante a conferência de imprensa de apresentação do Vila Galé Collection Ouro Preto, reconheceu que “o nosso primeiro interesse sempre esteve ligado a Inhotim e a Brumadinho, mas na vida dos negócios nem sempre a primeira opção surge logo e se consegue desenvolver, mas sempre estivemos no horizonte e pelos vistos estamos hoje mais próximos”. Ainda não há detalhes sobre o projeto, o que acontecerá nos próximos meses, com a apresentação do mesmo às entidades competentes, mas o responsável avança que irá “valorizar a região e vai funcionar muito como complemento deste primeiro hotel”. Para o secretário de Governo de Brumadinho, Guilherme Morais, esta será uma infraestrutura necessária à região, pois a Vila Galé propõe-se também a ter um centro de convenções, que irá complementar a oferta a este nível da capital Belo Horizonte.
O prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras, por seu turno deu mais detalhes: “foi então concluído um termo de compromisso entre a Vila Galé e o município que prevê um investimento de mais de 130 milhões de reais, que entre outros envolve a construção de um hotel com 308 quartos, numa área onde o município vai transferir o imóvel (terreno), muito bem localizado, bem próximo do Inhotim e da BR381 que liga a região a Belo Horizonte, São Paulo e todo o estado de Minas Gerais”. Este investimento permitirá gerar 300 empregos diretos no município de Brumadinho e o município compromete-se a um investimento superior a 8 milhões de reais em infra estruturas para potencializar a chegada do turismo à região, realçando o responsável brasileiro que o governo de Minas comprometeu-se com a duplicação do acesso de Brumadinho à BR381, onde está sendo construído um aeroporto.
Indicou ainda Gabriel Parreiras, que o próximo passo é a apresentação do projeto e seu licenciamento “e o compromisso do Dr. Jorge é iniciar as obras ainda em 2026 e a inauguração no final de 2027, então está bem próximo a realização desse sonho em Brumadinho.”
Por Pedro Chenrim, Minas Gerais, convite da Vila Galé