
O primeiro empreendimento hoteleiro da Vila Galé na região Norte do Brasil e o 13.º em território brasileiro, o Vila Galé Collection Amazónia, foi oficialmente inaugurado no dia 31 de outubro, em Belém.
Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador da Vila Galé, destacou a importância da chegada da Vila Galé ao Pará, celebrada com a abertura do Vila Galé Collection Amazónia, e revelou a expansão contínua da rede no Brasil, com dois novos empreendimentos em Brumadinho e Florianópolis. Sem data de inauguração ainda definida, estes projetos reforçam a presença da marca no país e a confiança no seu potencial turístico, juntando-se às 13 unidades já em funcionamento e a quatro outras atualmente em construção, em Alagoas e no Maranhão.
Vila Galé Collection Amazónia
Resultado de um investimento de 180 milhões de reais, o Vila Galé Collection Amazônia foi instalado em três armazéns centenários, classificados como Património Histórico, localizados junto à Baía do Guajará. Toda a estrutura original foi preservada, transformando edifícios que estiveram durante anos sem utilização num hotel que oferece todo o conforto característico da marca Vila Galé.
A localização do hotel é privilegiada: além de proporcionar uma vista magnífica sobre a Baía do Guajará, o empreendimento situa-se ao lado de importantes atrações turísticas da cidade, como a Caixa Cultural, o Museu das Amazónias, a Estação das Docas e o famoso Mercado Ver-o-Peso.
“As cidades que não recuperam o seu centro histórico ficam sem alma, sem história e sem memória. Dá-nos prazer recuperar construções que estavam mortas e devolvê-las à vida, como aconteceu neste e noutros empreendimentos da rede, incluindo os que iremos inaugurar em São Luís”, afirmou o fundador do grupo.
O hotel integra a marca Collection, que reúne unidades da Vila Galé com um toque de exclusividade, excelente localização e reabilitação de edifícios históricos. Além disso, o empreendimento tem como tema as mulheres.
Nomes de destaque como a cantora Elis Regina, Madre Teresa de Calcutá e as estilistas Mary Quant e Coco Chanel podem ser vistos nas paredes dos quartos, do restaurante e nas áreas comuns do hotel.
“No Vila Galé Collection Amazônia quisemos prestar uma homenagem muito especial às mulheres, pela força, sensibilidade, coragem e pela forma como transformam o mundo à sua volta. Cada espaço deste hotel reflete essa inspiração, e cada mulher homenageada simboliza diferentes expressões — como a arte, a solidariedade, o desporto, a inventividade e a criatividade. É uma forma de reconhecer o papel fundamental das mulheres na sociedade”, explicou Jorge Rebelo de Almeida.
Com 227 quartos, incluindo duas suítes, o Vila Galé Collection Amazónia dispõe de duas piscinas exteriores com vistas deslumbrantes sobre a Baía do Guajará, um Satsanga Spa com piscina interior aquecida, um restaurante que celebra os sabores locais, o Clube Nep com atividades para crianças e uma área de eventos com quatro salas com capacidades para 250, 100 e 60 pessoas.
Exposição “Mulheres da Amazónia”
Reforçando ainda mais o tema do empreendimento, o Vila Galé Collection Amazónia recebeu também, no dia 31, a exposição “Mulheres da Amazónia”. Com curadoria fotográfica de João Ramid e curadoria científica de Mariluz Coelho, do Instituto VerAmazónia, a mostra reúne fotografias de João Ramid, Ângela Berlinde e Lucília Monteiro, revelando a força das mulheres como guardiãs de saberes ancestrais e criadoras de futuros sustentáveis.






















































