Vila Nova de Foz Côa promove 5ª edição do Festival do Vinho do Douro Superior

Vila Nova de Foz Côa promove 5ª edição do Festival do Vinho do Douro Superior

Categoria Eventos, Explore

No Douro Superior têm origem algumas das mais prestigiadas marcas de vinho do Douro. É para o celebrar que, de 20 a 22 de maio, Vila Nova de Foz Côa recebe pelo quinto ano consecutivo o Festival do Vinho do Douro Superior (FVDS). Organizado pelo Município de Foz Côa e produzido pela Revista de Vinhos, este é um evento que em muito tem contribuído para afirmar a cidade como “Capital do Douro Superior” e divulgar esta sub-região como terra de dinamismo e qualidade.

A decorrer no ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras de Vila Nova de Foz Côa, o FVDS é de entrada livre e nele estarão à prova mais de 200 referências de vinhos. Num total de 70 stands, para além de vinhos e azeites, por exemplo, os sabores e as “tasquinhas” serão também cartão de visita do festival e, tanto no vinho como na comida, a maior parte dos produtos em exposição estarão à venda no local. Serão centenas as iguarias a representar não só a cidade de Vila Nova de Foz Côa, mas também os concelhos circundantes de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

As hostes do FVDS 2016 abrem-se com um colóquio dirigido a profissionais do setor da vinha e do vinho, da gastronomia e do turismo, subordinado ao tema ‘Douro Superior: Fronteiras da Liberdade’ que, apresentado e moderado pelo crítico Luís Antunes, da Revista de Vinhos, contará com grandes nomes, como Francisco (Vito) Olazabal, Nuno Magalhães, Luís Sottomayor, António Agrellos, Manuel Lobo Vasconcelos e Mateus Nicolau de Almeida, entre outros. Uma presença que se fará notar é a de Mário Zambujal, jornalista e escritor, autor de livros como ‘Crónica dos Bons Malandros’, que irá abordar o tema ‘Vinho, fronteira e liberdade’.

As habituais provas comentadas são três, apresentando, no primeiro e no último dia, os grandes brancos e tintos do Douro Superior pelas mãos dos jornalistas e críticos de vinhos, da Revista produtora do evento, João Paulo Martins e Fernando Melo, respetivamente. No segundo dia, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) coordenará a prova estreante ‘Vinhos do Porto em harmonização com chocolates’. Não faltará, também neste dia, o Concurso de Vinhos do Douro Superior, igualmente na sua quinta edição, com anúncio dos resultados marcado para o último dia, às 17h00. De seguida serão conhecidos os vencedores do 1.º Concurso de Azeites Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro (CAVTAD), uma iniciativa que se estreia este ano.

Muitas mais serão as “atrações” do Festival, com muita animação de rua e um concerto de música ao vivo com Jorge Palma & Sérgio Godinho (juntos), que se juntarão à cidade para tornar a visita ao Festival do Vinho do Douro Superior num momento único.