Vila Vita Parc: 30 anos de uma história que está apenas a começar…

Há mais de 30 anos atrás, numa viagem ao Algarve, o casal alemão Anneliese e Reinfried Pohl imaginou um hotel de cinco estrelas nesta região, um sonho que se concretizou em 1992 em Alporchinhos, perto da aldeia de Porches, no concelho de Lagoa e cujo legado é hoje continuado pelos filhos do casal. Ao celebrar esta data especial, Katya Bauval, diretora executiva de Vendas e Marketing do resort, não tem dúvidas de que a história do Vila Vita Parc está apenas a começar. E garante que não se trata somente de uma unidade de luxo mas também, e sobretudo, de “sentimento” e “calor humano”. “Tudo o que fazemos, fazemo-lo com alma. A vontade de ir mais além, de inovar, de continuarmos a ser líderes de mercado, de estabelecermos tendências, que nos caracterizam desde sempre, estão cá”, sublinha, adiantando que, nos próximos anos, “iremos criar mais experiências e mais memórias inesquecíveis a todos os que nos visitam”.

A verdade é que, logo dois anos após a inauguração, o Vila Vita Parc já era membro dos The Leading Hotels of the World e a posição de liderança na hotelaria de luxo foi sendo conquistada desde cedo, algo a que não foi alheia a prática de uma alta gastronomia, diversa e sustentável, nos restaurantes do resort. Uma marca inequívoca da qualidade reconhecida a nível internacional que tem apostado sempre no crescimento, com a adição de villas em locais recônditos e pitorescos como a Praia de Salema ou a Praia dos Salgados, a adição de restaurantes nas localidades circundantes e propriedades fora do Algarve, como a Herdade dos Grous, no Alentejo, ou a Quinta de Valbom, no Douro.

Renovações faseadas ao longo destas três décadas deram lugar a um resort único que se expande por 22 hectares disponibilizando um total de 203 alojamentos luxuosos, incluindo cinco villas privativas, um luxuoso Spa by Sisley Paris, sete piscinas, oito salas de reuniões e conferências, 11 restaurantes (sete dos quais no resort e um deles, o Ocean, com duas estrelas Michelin), seis bares, a V-Club Disco, uma cave de vinhos oito metros abaixo do solo, uma creche e Kids Parc, dois campos de ténis e um campo multiusos, um campo de prática de golfe com nove buracos, putting green de 18 buracos, minigolfe, health club com ginásio, sauna, banho turco e piscina interior. E como se tudo isto não fosse mais do que suficiente para uma estadia completa, nasceu recentemente no resort uma zona comercial, as V-Life Shops, com marcas internacionais como a Etro, Ralph Lauren e V-Store, destacando o que de melhor se faz no Algarve e no país. Outro investimento feito nos últimos anos prende-se com o sistema de dessalinização da água do mar, que permite ao Vila Vita Parc utilizar cerca de 40% de água sem ter que recorrer à rede pública para rega de jardins, lagos e piscinas.

Razões mais do que suficientes para que quem visita o Vila Vita Parc “regressa sempre uma e outra vez”, assegura Katya Bauval. E justifica: “Primamos pela diversidade”, com uma série de atividades entre as quais se destacam dois iates e outras embarcações para passeios pela costa, programas de saúde e bem-estar como o Vital Wellness e os personal shoppers nas lojas V-Life. Além disso, há que realçar a localização privilegiada, no topo de uma falésia sobranceira ao mar, e a sensação de privacidade que se sente em todo o resort. E se dúvidas há, a única opção é mesmo conhecer “in loco” o Vila Vita Parc e “o calor da genuína hospitalidade portuguesa proporcionada por esta equipa fantástica que nos constitui”, frisa a responsável.