Vila Vita Parc conquista prémio de “World’s Leading Luxury Green Resort”

O Vila Vita Parc, no Algarve, foi premiado, pelo segundo ano consecutivo, como World’s Leading Luxury Green Resort 2016 no World Travel Awards, após mais um ano vocacionado para as novas práticas ambientais. Reconhecido e votado por profissionais da área de viagens e turismo a nível mundial, este prémio reconhece a dedicação à hospitalidade sustentável na indústria do turismo de luxo.

Com um olhar atento sobre o mundo, o resort considera diversas vertentes de sustentabilidade, desde o apoio aos negócios locais, utilizando por exemplo roupa de cama portuguesa feita à mão, assim como a olaria local de Porches, até à instalação de tecnologia pioneira para redução de energia e de água. Ao utilizar artesanato local, o resort mantém a sua identidade portuguesa, pela qual tem vindo a ser reconhecido nos últimos anos, explica em comunicado.

Na vanguarda de iniciativas ecológicas, investiu recentemente na implementação de um método amigo do ambiente de dessalinização da água do mar para reduzir consideravelmente o uso de água durante os anos que se seguem, tornando-se autossuficiente. Este processo permitirá também ao Vila Vita Parc extrair o seu próprio sal, criando assim outras mais-valias, beneficiando os 10 restaurantes do resort.

O Vila Vita Parc também substituiu recentemente a sua frota de transportes para veículos híbridos state-of-the-art, que mostraram já resultados na sua utilização, com uns notáveis 166% de redução no custo total de combustíveis fósseis. Diversos pontos de carga foram instalados no resort, ao dispor dos hóspedes que igualmente partilhem esta preocupação com o ambiente e que eventualmente se desloquem, ou futuramente venham a fazê-lo, no seu veículo elétrico.

Outros melhoramentos a nível ecológico levados a cabo no resort:
•Aumento do número de contentores para separação do lixo
•Melhoria do equipamento elétrico nas cozinhas do resort, para diminuição do consumo de energia
•Instalação de sistemas automatizados avançados de filtração de águas para otimização da sua utilização em piscinas
•Separação de rolhas de cortiça e velas para reciclagem

Esta implementação de medidas amigas do ambiente com que o Vila Vita Parc se comprometeu mostrou resultados notáveis entre 2014 e 2015, com redução do total de água, 10,9% de redução no consumo de gás e 12,7% de redução de energia, valores significativos na construção de uma comunidade mais amiga do ambiente. Convertida em kilowatts, a poupança seria equivalente a dar a volta ao mundo 140 vezes num veículo elétrico, adianta, na mesma nota.