Vinalda: mais de 70 anos de experiência na distribuição de bebidas

Vinalda: mais de 70 anos de experiência na distribuição de bebidas

A história da Vinalda começou logo após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1947, na altura trabalhando com bebidas importadas e aproveitando o grande movimento de reconstrução que se fazia sentir por toda a Europa. Lisboa, por sua vez, iria acolher por mais de uma década o movimento de tropas norte-americanas, que aqui fariam escala antes de rumar aos EUA. E os primeiros grandes clientes da Vinalda foram precisamente unidades hoteleiras, como o histórico Hotel Aviz onde, durante 13 anos, esteve hospedado um dos clientes mais especiais da Vinalda, Calouste Gulbenkian. Foi uma época em que a empresa trouxe para Portugal e aqui comercializou marcas como a cerveja Carlsberg, o Whisky Long John, Smirnoff ou Veuve Clicquot.

Atualmente, a Vinalda especializou-se na distribuição de bebidas, com destaque para os vinhos nacionais e internacionais. Segundo Sérgio Pereira, diretor comercial da empresa, mantém-se “o serviço de qualidade de sempre, adaptado aos desafios e às necessidades do panorama atual e futuro”.

O crescimento do setor turístico em Portugal fez com que este se tornasse um mercado importante para a Vinalda que destaca, para este segmento, os vinhos nacionais das mais diversas regiões vitivinícolas nacionais. “O vinho faz parte do nosso património e é algo que desperta a curiosidade dos turistas que nos visitam”, reconhece Sérgio Pereira. Também as águas San Pellegrino e Acquapanna, um exclusivo da Vinalda para Portugal, são produtos líderes que “conquistam pela qualidade e imagem premium”, acrescenta.

Mais-valias
A Vinalda conta com alguns elementos diferenciadores que lhe permitem destacar-se no mercado. E o facto de ter uma equipa multidisciplinar focada numa consultoria especializada e flexível, que se adapta ao negócio de cada cliente, “inovando e surpreendendo na apresentação e soluções para cada uma das suas necessidades”, explica o responsável, é, sem dúvida, uma mais-valia importante. Além disso, são já 70 anos de experiência num setor em constante mutação, relembra Sérgio Pereira.

A vontade de evoluir sempre está também patente, sendo que, este ano, a Vinalda aposta no mercado de exportação, com a criação de um departamento comercial de exportação. E em 2019 ainda será criado um portal de vendas B2B “que nos permite aproximar e responder com maior celeridade a todas as necessidades e desejos dos nossos clientes”, afirma o diretor comercial da empresa.

Este artigo foi publicado na edição 322 da Ambitur.