Vinalda reforça portefólio com mais um produtor de vinhos

Vinalda reforça portefólio com mais um produtor de vinhos

Categoria Business, Empresas

Neste mês de julho, a Vinalda assume a distribuição exclusiva, no mercado nacional, dos vinhos Dom Ponciano, uma empresa familiar de Paderne, em Melgaço, que há muito aposta na casta Alvarinho.

Dom Ponciano é uma marca recente, criada já no século XXI, mas Ponciano de Abreu foi pioneiro na produção de Alvarinho. No século XIX, os seus pais começaram a produzir vinho nas suas propriedades situadas nas encostas de Paderne, em Melgaço. As condições excecionais do solo, clima e exposição solar, repercutiam-se na qualidade do vinho, que começou a ganhar fama na região.

Assim, no primeiro quartel do século XX, Ponciano de Abreu, apercebendo-se da qualidade do Alvarinho, decidiu relançar o cultivo das suas vinhas, já enquadradas pela legislação da então recém-criada Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Há duas décadas, Rui Esteves (na foto) retomou o projeto de forma profissional, apostando na comercialização do Alvarinho sob a marca Dom Ponciano, como homenagem ao avô.

“O nosso objetivo é crescer de forma sustentada e esta parceria com a Vinalda vai ao encontro desta ambição e do desejo de termos um distribuidor nacional que trate da comercialização dos nossos vinhos”, afirma Rui Esteves.

Já José Espírito Santo, diretor-geral da Vinalda, considera que “a Dom Ponciano traz à Vinalda a expressão genuína da excelência do Alvarinho de Melgaço”.

A sua excelente qualidade tem vindo a ser reconhecida com a atribuição de vários prémios nacionais e internacionais. Como a recente escolha do Dom Ponciano Colheita Selecionada Alvarinho 2013 para ser um dos cinco “Best of Vinho Verde” de 2019, por críticos e provadores de sete países, selecionados nos principais mercados de exportação do Vinho Verde, pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

Os vinhos que Dom Ponciano produz são provenientes de 9 ha de vinhas próprias, entre os 100 e os 350m de altitude, todas da casta Alvarinho, e também de uvas que a empresa compra a pequenos produtores da região, acompanhando toda a produção. A vinificação é feita na adega própria reconvertida e modernizada em 2009.