ViniPortugal promove o vinho português na Suécia

A ViniPortugal associa-se a um evento de referência do mercado sueco: o Sthlm Food & Wine, em Estocolmo, que decorre de 10 a 13 de novembro. Nesta iniciativa, vinte produtores nacionais participam no Sthlm Food & Wine, o que constitui uma oportunidade de mostra para os vinhos portugueses, dado que é integrada numa feira gastronómica de um evento focado no consumidor, estando prevista a participação de 30 mil visitantes em quatro dias.

No evento os produtores terão oportunidade de apresentar as suas novas colheitas aos clientes atuais e alargarem a sua base de clientes, bem como explorarem novas possibilidades de distribuição reforçando contactos com o mercado e estreitando os laços com o consumidor local.

Para potenciar o conhecimento dos vinhos nacionais através da degustação será realizada uma prova livre dos vinhos portugueses, que apresentará os melhores do Concurso Vinhos de Portugal. Serão ainda promovidas duas MasterClass, conduzidas pelo orador local Andreas Larsson, a primeira dirigida a consumidores e segunda apenas a profissionais, ambas privilegiarão a componente de educação sobre vinhos portugueses.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, destaca que “a Suécia sendo um mercado de monopólio não justifica a organização anual de uma Grande Prova como sucede nos EUA, Reino Unido, Japão ou Brasil, entre outros, razão pela qual em 2016 optámos por nos associarmos a um evento de consumidores. Julgamos que, com a notoriedade crescente que os Vinhos de Portugal vão tendo, trabalhar junto do consumidor pode ser um fator chave que influencie as opções de compra dos monopólios. A forma de trabalho do monopólio tem igualmente dificultado o progresso dos vinhos nacionais, não obstante o comprador do monopólio de vinhos portugueses ter apreciação muito favorável aos nossos vinhos.”

“A Suécia representa 2% das exportações portuguesas de vinho, tendo no primeiro semestre de 2016 registado um crescimento de 17,7% em valor” acrescenta o mesmo responsável.