Visa lança Centro de Transporte de Excelência para pagamentos em todas as etapas da viagem

A Visa divulgou hoje um novo programa focado em oferecer aos consumidores uma melhor experiência em qualquer tipo de viagem, seja por via aérea, ferroviária ou automóvel. Ao envolver-se diretamente com companhias aéreas, operadores de trânsito, fabricantes de automóveis, empresas de aluguer, estacionamentos e fornecedores de combustível, a Visa pode ajudar a criar soluções inovadoras que integram tecnologias novas e emergentes em todas as etapas da viagem.

O Centro de Transporte de Excelência é um serviço global que reúne as capacidades e o alcance dos programas da Visa, incluindo a Visa Developer Paltform, o Visa Token Service, o Visa Ready for Transit e o Visa Global Transit Solutions com a sua rede global de Centros e Estúdios de Inovação, refere o comunicado.

Bill Gajda, vice-pesidente Senior para a Inovação e Parcerias Estratégicas da Visa ,afirma que, “os consumidores de hoje querem simplesmente chegar ao seu próximo destino de forma rápida e conveniente – quer seja ao viajar para o trabalho ou de férias. Infelizmente, adquirir bilhetes, pagar estacionamento ou encher o depósito do carro é muitas vezes inconveniente, envolvendo filas longas, bilhéticas complicadas e sistemas de trânsito desatualizados. O Centro de Transporte de Excelência avalia de que modo é que as novas tecnologias podem transformar a experiência do consumidor através credenciais digitais para tornar mais fácil para os fornecedores de viagens e transporte integrarem os pagamentos nas etapas do cliente, sem obstáculos”.

Melhorar processos
Com base na experiência de trabalho da Visa junto de empresas de transporte como a Transport for London e a Uber, o Centro de Excelência de Transporte da Visa é projetado para melhorar todas as etapas do consumidor. Como parte do novo programa, a Visa promove sessões de co-criação no seu Centro de Inovação em Londres junto dos seus parceiros em transportes, bancos e retalho – com o objetivo de remover os obstáculos nas viagens e criar métodos novos e mais convenientes de aceder e efetuar pagamentos nos transportes. Ao aplicar um projeto centrado no ser humano, o programa incorpora tecnologias novas e emergentes para desenvolver capacidades em setores chave do transporte, incluindo:

1. Automóvel – De acordo com o relatório Business Intelligence Connected Car, irão existir mais de 293 milhões de carros conectados nas estradas até 2025, e é nesse sentido que a Visa está a trabalhar com vários dos maiores fabricantes do mundo para analisar métodos de pagamentos seguros e integrados nos sistemas informáticos on-board. Os primeiros exemplos de utilização incluem o pagamento de combustível, alimentos e seguros. À medida que os comportamentos dos consumidores continuam a mudar, os casos de utilização no futuro podem incluir o uso de credenciais da Visa para viagens partilhadas, o seguro por quilómetro e a recarga do carro elétrico no curso da viagem.
2. Estacionamento – O congestionamento do trânsito em todo o mundo está a levar à criação de métodos mais eficientes na gestão do estacionamento e do transporte. No Centro de Inovação em Londres, a Visa está a colaborar com startups e fintechs para implementar novas tecnologias que podem ajudar a remover os obstáculos na hora de encontrar e pagar estacionamento.
3. Transportes Públicos – Estudos das Nações Unidasprevêem que 66% da população mundial viva em áreas urbanas até 2050, tornando o crescimento da inteligência e eficiência do trânsito em massa mais importante do que nunca. De resto, o Global Transit Solutions da Visa, já está focado em implementar pagamentos Contactless como um método diário para simplificar as viagens dos passageiros.Ao mesmo tempo, a Visa também está a analisar como pode ser a próxima geração de transportes públicos visto que serviços de localização, Bluetooth e dados biométricos podem tornar as viagens ainda mais convenientes.
4. Aéreo – A Visa promoveu sessões de co-criação com as maiores companhias aéreas da indústria, colaborando com as mesmas para abordar a jornada do consumidor começando com o planeamento, a emissão de bilhetes e as experiências em voo, através de novas tecnologias como a realidade virtual.

O mesmo responsável adianta que “a Visa criou um ambiente colaborativo que permite aos programadores reinventarem a jornada do consumidor em qualquer meio de transporte assim como os passos necessários para tornar essa visão uma realidade. Através da Visa Developer Platform, podem selecionar entre uma ampla gama de APIs (Application Program Interfaces) e SDKs (Software Development Kits) para criar a próxima geração de aplicações de retalho.”

O programa é apresentado pelo Centro de Inovação de Londres e está aberto a empresas de todo o mundo. Qualquer empresa interessada em mais informações deve entrar em contacto com a equipa de transporte da Visa em [email protected].