Visão de uma nova geração é apresentada no e-book “Turismo 2020”

A Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia está a lançar o e-book “Turismo 2020 – Propostas de uma nova geração“, reunindo um conjunto de propostas de estudantes de licenciatura em Turismo e em Gestão Hoteleira sobre a nova realidade. Contando com o apoio do IPDAL – Instituto para a promoção da América Latina e Caraíbas, o e-book “Turismo 2020” é promovido com o objetivo de desenvolver e planear projetos que potenciem o turismo sustentável nos países emergentes.

“Este e-book é a prova viva da audácia e criatividade dos jovens. Confinados e seriamente comprometidos com um futuro imprevisível, mas certos de que ainda têm muito para ‘dar’ ao setor. Este e-book agrupa ideias disruptivas, mas exequíveis e indispensáveis para ‘acordar’ um sector, que adormecido, espera por melhores dias”, afirma Antónia Correia, dean da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia.

Filipe Domingues, secretário-geral do IPDAL, realça “enquanto parceiro da Universidade Europeia, e em particular da Faculdade de Turismo e Hospitalidade, o IPDAL tem assistido com enorme prazer – e permanente surpresa – à criatividade demonstrada pelos projetos dos seus alunos, sobre desenvolvimento de negócios sustentáveis na América Latina. Mas os trabalhos desta edição de 2020, pela velocidade com que se reinventaram e adaptaram à nova realidade, excederam realmente todas as expectativas”.

“Para os estudantes, trata-se, claro, de uma prova académica e intelectual da maior exigência e responsabilidade, mas sobretudo de uma oportunidade insubstituível de contacto e interação com os mais altos representantes diplomáticos destes Estados, aproximando-se humanamente do género de protagonista e decisor com quem terão de lidar profissionalmente, num futuro não muito longínquo. E falando no futuro para onde nos dirigimos, seja ele mais clean and safe, mais smart, ou mais sustainable, o que é certo é que vai ser radicalmente diferente do que é o nosso presente. Que esse futuro vai mudar a forma como nos relacionamos, como estudamos e como trabalhamos. Que vai obrigar-nos a mudar externa e internamente. Mas também não é isso que é viajar?” acrescenta o mesmo responsável.

A parceria entre a Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia e o IPDAL – Instituto para a promoção da América Latina e Caraíbas nasceu, em 2018, com o intuito de, a partir de modelos cooperativos para países emergentes na América Latina e África, promover o sentido colaborativo entre os estudantes da instituição em prol do desenvolvimento de um turismo sustentável.

Recuperar, recomeçar, prosperar num novo normal foi o mote em 2020, num momento em que a sustentabilidade ganhou novos contornos, pois o ano era promissor na acumulação de sucessos, mas foi interrompido abruptamente. Em época de confinamento os projetos de ideação ganharam novos contornos e novas geografias.

Através desta iniciativa foi promovido o desenvolvimento de ideias/projetos com especial incidência nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), assente em quatro grandes eixos: “ODS 4- Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”; “ODS 8 – Promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”; “ODS 12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis” ; “ODS 17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

O e-book encontra-se disponível para consulta aqui.