Visita do Papa e Web Summit impulsionam crescimento na hotelaria

A vinda do Papa Francisco, em maio deste ano, por ocasião do Centenário das aparições de Fátima e a realização do Web Summit, que decorreu em Lisboa, entre os dias 7 e 10 de novembro, impulsionaram um crescimento na hotelaria nacional.

De acordo com os resultados ao inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal, apresentado esta segunda-feira em Lisboa, a região de Leiria, Fátima e Templários registou nos dias da visita do Papa uma taxa de ocupação de 78% e um preço médio por quarto vendido (ARR) de 162 euros. De forma mais circunscrita, em Fátima, a taxa de ocupação média em maio foi de 95% (+16% do que em 2016), sendo que o ARR foi de 252 euros, um aumento de 97% face ao período homólogo.

Relativamente à Web Summit, os dados apresentados indicam uma taxa de ocupação de 92% na cidade de Lisboa e de 87% na Área Metropolitana da Lisboa (AML). O ARR foi 141 euros na cidade e de 127 euros na AML. Ambos os indicadores superaram as expectativas dos hoteleiros lisboetas.

Verão com valores positivos
Durante o verão, os hotéis em todo o país registaram uma taxa de ocupação de 86%. Cada quarto custou, em média 107 euros, sendo que o RevPar se situou nos 93 euros.

No entanto, a estada média decresceu 1% face a 2016, para as 2,04 noites. O cenário é apenas oposto em Lisboa que registou um aumento da estada média de 2% face ao ano anterior.