Visitantes internacionais asseguram mais de 65% do consumo turístico da restauração

A Conta Satélite do Turismo e o Inquérito ao Turismo Internacional, divulgados recentemente pelo INE, indicam que, entre 2014 e 2015, a maioria do consumo turístico na Restauração foi assegurada por visitantes estrangeiros (65,6%).

No consumo turístico em Portugal, que representa o total dos gastos que são realizados por visitantes internacionais e nacionais, a Restauração representou 31,3% do total dos gastos dos excursionistas (visitantes que não pernoitam no destino) e 24,2% do total dos turistas. Refira-se que o Alojamento representou 25,9% dos gastos dos turistas.

Os mesmos documentos apontam também o peso do Turismo no PIB – 12,5% – bem como o número total de visitantes internacionais no período referido: mais de 28 milhões (18 milhões de turistas e 10 milhões de excursionistas). De salientar que a Restauração foi o setor que gerou maior volume de riqueza – por cada 100€ de despesa, foi gerado + 23€ de PIB na restauração, +22€ no alojamento e +4€ nos transportes aéreos.

“Estes números expressam bem a importância do Turismo e, em particular da Restauração e do Alojamento, para a economia e para a criação de riqueza em Portugal e a necessidade de continuar a investir nestes dois setores essenciais para o nosso desenvolvimento”, afirma Mário Pereira Gonçalves, Presidente da AHRESP.

Estimam-se, em 2016, 15 mil milhões de euros de gastos do turismo internacional correspondam a um gasto médio per capita de 95,7€ para os turistas e 46,4€ para os excursionistas. Deste total, a restauração foi responsável por 2,78 mil milhões de euros (18,2%), o alojamento por 2,64 mil milhões (17,3%) e 3,58 mil milhões por outros componentes de gastos.

“Merece ainda destaque o alojamento não registado, que tem um peso nas dormidas de mais de 12%, o que, de acordo com dados da AHRESP, poderá representar mais de 17 milhões de dormidas e mais de 610 milhões de euros de receitas na economia paralela. Neste contexto, reafirmamos a importância do programa QUALITY, criado pela AHRESP com o objetivo de apoiar a legalização, qualificação e valorização da atividade do alojamento local”, acrescenta o responsável.