Visitas guiadas aos cemitérios de Lisboa

Esta é, seguramente, uma das atrações turísticas mais arrepiantes que irá encontrar em Lisboa. A partir do próximo sábado, a 14 de janeiro, vão começar a decorrer visitas guiadas aos Cemitérios dos Prazeres e do Alto de São João. O Jazigo dos Duques de Palmela é uma das atrações e faz parte do percurso temático da Câmara Municipal de Lisboa (CML), até 25 de março.

O principal objetivo é dar a conhecer o vasto património arquitetónico e cultural dos cemitérios de Lisboa, como o Jazigo dos Duques de Palmela. Situado em pleno Cemitério dos Prazeres, remonta ao século XIX e foi mandado construir em 1849 pelo primeiro Duque de Palmela, D. Pedro de Sousa Holstein. Mais tarde, foi doado à CML por Manuel de Sousa Holstein Beck, conde da Póvoa e é, até hoje, o maior da Europa – com capacidade para receber cerca de 200 corpos e restos mortais.

Para além das visitas guiadas, vão decorrer leituras e encontros para homenagear alguns dos nomes da música portuguesa que repousam no Cemitério dos Prazeres, como Carlos Paredes, José Vianna da Motta ou José Calvário.

As tours são gratuitas e acontecem todos os sábados, a partir das 10 horas, até finais de março. É possível participar nas visitas mediante incrição, que deve ser enviada para [email protected] ou marcada por telefone através do 218 172 375.

 

*Foto de CML