Vítor Neto critica políticas turísticas da última década

Vítor Neto, Presidente da Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), foi um dos oradores convidados do 2º Congresso da APECATE, que se realizou na passada sexta-feira, no Altis Grand Hotel, em Lisboa. No painel &Promoção no mercado externo – factores estruturantes&, o responsável começou por criticar as políticas do turismo levadas a cabo em Portugal, na última década. &Nos últimos dez anos, nós falámos em top 10´s, PENT´s, Pin´s, ERT´s,&em Allgarve e Flóridas da Europa&,&&gastámos 500 milhões de euros, 50 milhões de euros por ano, para ter menos turistas, ou os mesmos&. Para o responsável, &houve uma estratégia errada e uma má definição de prioridades& e os resultados são visíveis, houve uma estagnação do Turismo em Portugal.No entanto, o responsável admite que hoje há outros aspectos a valorizar. &É importante que o governo valorize a importância económica do turismo, já há uma definição dos mercados prioritários, que inclui os mercados emergentes. E também fico satisfeito porque já vejo, digamos que algumas entidades privadas que fazem estudos sobre turismo e que também já defendem algumas destas teses&, afirma.Vítor Neto chamou também a atenção para o facto de Portugal não ser um destino homogéneo em termos turísticos. As regiões são todas diferentes afirma. &Considero que tem que haver propostas regionais, estratégias regionais que reflictam as realidades diferentes de cada região e os objectivos necessariamente diferentes de cada região. Portanto, seria errado uma política nacional cega que não tenha em conta isto, seria errado também uma política nacional que não sendo cega, não fosse sustentada por políticas regionais sérias e objectivas&, afirmou.Para o Presidente da NERA, há que ter em conta que os estrangeiros, mesmo do mesmo país, têm perfis diferentes. &O inglês que vem passar uma semana ao Algarve com a família não é o mesmo inglês que vem passar dois dias a Lisboa numa visita curta à cidade, e isto tem& que ser compreendido&, afirma. &Segundo Vítor Neto, o segredo para que o turismo possa ter sucesso está na oferta. &O segredo do turismo reside na nossa oferta, na diversidade da nossa oferta, na diferenciação da nossa oferta e na qualidade da nossa oferta. Todos os produtos são importantes, os grandes e os pequenos&, afirma.Vítor Neto conclui a sua intervenção afirmando que &necessitamos da intervenção do Estado, das regiões e das empresas com diferentes vozes, as regiões não têm de falar todas as mesmas linguagens , as regiões não têm de dizer todas a mesma coisa, nem estar totalmente& de acordo com aquilo que o Estado faz, mas tem que haver uma actuação integrada. Hoje fala-se muito da voz única, eu não gosto muito da terminologia, preferia& um coro bem afinado jogando todo na mesma direcção&.Por Raquel Loureiro