Volta a crescer o número de portugueses a viajar para o Brasil

A Soltrópico levou, durante esta semana, o roadshow sensorial sobre o Brasil a várias cidades portuguesas. O evento, que teve inicio na segunda-feira em Coimbra, seguiu para o Porto, esteve ontem em Lisboa e terminará, hoje, em Albufeira, conta com uma participação de cerca de 400 agentes de viagens e pretende, de acordo com Nuno Anjos, diretor comercial da Soltrópico,”trazer o destino aos agentes”. Afirmando que o Brasil “tem cada vez mais importância” dentro da Soltrópico, o responsável, que falava à margem de uma conferência de imprensa, ontem, em Lisboa, deu conta que “o fluxo de portugueses para o destino também tem vindo a crescer”. “Não é naturalmente um crescimento com os números que existia antigamente”, ressalva o responsável, explicando que “a sazonalidade” que ainda existe se explica “pelo facto de no verão não existirem os charters que existiram há uns anos atrás e outros destinos estarem mais competitivos”.

Afirmando que a Soltrópico espera fechar 2015 com um crescimento de cerca de 30% neste mercado, podendo ainda variar conforme “as reservas para o Revéillon”, Nuno Anjos explicou que a programação do operador para este período se fará, exclusivamente, através de voos regulares TAP, deixando de lado voos charter. “Podemos dizer que temos mais oferta com a TAP do que se tivéssemos os dois charters”, afirmou Nuno Anjos, acrescentando que, com os voos da TAP, têm ofertas disponíveis desde o Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro e a preços acessíveis, como é exemplo o programa para Salvador da Baía, disponível desde 1199 euros.

No roadshow da Soltrópico, que conta com o apoio da TAP e da Embratur, estiveram também presentes os grupos hoteleiros Pestana Hotel Group, Dom Pedro Hotéis, Vila Glaé, Tivoli Hotels & Resorts; o Sheraton Reserva do Paiva; as secretarias de Estado do Amazonas, Pernambuco, Baía, Rio Grande do Norte e Pernambuco; e o receptivo Itaparica.

Grupos Vila Galé e Oásis reafirmam vontade de crescer no Brasil

Na mesma ocasião, os responsáveis dos grupos hoteleiros Vila Galé e Oásis expressaram a vontade de crescer no Brasil. Anabela Brito, gestora de conta sénior do grupo Vila Galé afirmou que a ideia do grupo é continuar a abrir hotéis no Brasil”. A responsável afirmou ainda que é “nas épocas festivas, como o Réveillon, que os portugueses mais procuram o Brasil”. Já Bruno Solas, responsável do grupo Oásis afirmou que “terminadas as obras em Cabo Verde, é intenção do grupo investir no Brasil, destino pelo qual o grupo tem uma grande paixão”.

Nickolas Cabral dos Anjos, representante do governo do Estado do Amazonas, afirmou que foi notório o aumento do número de turistas estrangeiros, principalmente dos mercados português, italiano e espanhol, após o lançamento do voo da TAP. De acordo com o responsável, em 2014, o Estado recebeu 1.168.612 turistas, mais 22% do que em 2013. Destes, 10,595 eram turistas portugueses. Afirmando que “Portugal é um mercado prioritário para Pernambuco” e que consta sempre “no Top 3 dos principais mercados emissores”, Thayse Cortez, representante da Empetur, deu conta que os voos TAP para o destino têm tido uma ocupação média de 80%.

Pedro Ribeiro, director de Vendas e Marketing dos hotéis Dom Pedro, afirmou que o Hotel Dom Pedro Laguna, que vai já no seu quarto ano de operação, conta com uma ocupação de 80/85% de turistas brasileiros.  No que respeita aos turistas estrangeiros, o responsável afirma que o principal mercado emissor é o português, seguido do argentino.