“Volta ao Algarve” reforça projeção turística da região

“Volta ao Algarve” reforça projeção turística da região

Categoria Eventos, Explore

A “Volta ao Algarve” em bicicleta regressa às estradas algarvias entre 19 e 23 de fevereiro, para a sua 46.ª edição, e a Região do Turismo do Algarve (RTA) e a Associação Turismo do Algarve (ATA) voltam a associar-se a este importante evento desportivo, com o objetivo de reforçar a projeção turística da região.

O apoio concedido por ambas as entidades visa fortalecer a cobertura televisiva da prova através da rede de canais Eurosport e do canal nacional TVI24.

“Esta prova é, de facto, um excelente ativo para a promoção da imagem do Algarve, da sua diversidade e das suas belas paisagens, dado que através da forte cobertura mediática leva a região a mais de 100 países e 150 milhões de lares em todo o mundo, além de reforçar o posicionamento do destino junto dos portugueses”, afirma João Fernandes, presidente da RTA e da ATA. “De acordo com os dados apurados, só em Portugal a cobertura deste evento proporcionou cerca de 25 horas de visibilidade para o Algarve e teve um retorno mediático de 9 milhões de euros”, acrescenta.

Esta aposta enquadra-se na estratégia de desenvolvimento e promoção do cycling, “segmento turístico com enorme potencial e de grande relevância porque permite distinguir o Algarve pela sua oferta turística diversificada, em qualquer época do ano”, afirma João Fernandes. E acrescenta “acreditamos que este evento tenha um impacto positivo para a região. Em fevereiro de 2019, mês em que se realizou a prova, registou-se um aumento de 15,5% de hóspedes estrangeiros na hotelaria algarvia”.

O Algarve destaca-se como destino para a prática do cycling pela beleza e diversidade dos seus trilhos, pela riqueza da oferta hoteleira, pelos equipamentos adequados à modalidade e pelo contexto histórico, cultural e social que proporciona a quem visita a região.

A “Volta ao Algarve” é um marco para a região, conta com mais de 1.000 participantes e terá a presença de sete campeões em título, de 25 ciclistas do top 100 do ranking mundial e de doze equipas do WorldTour, a primeira divisão do ciclismo internacional. A pensar nos residentes, a organização agendou ainda o “Passeio da Família” (Albufeira) e o “Ciclismo vai à Escola” (Portimão, Sagres, Faro), para levar o ciclismo até todos.