Volta Int.: Aéreas dos EUA prontas para abertura de voos regulares com Cuba”

Hosteltur
“Aéreas dos EUA prontas para abertura de voos regulares com Cuba”
As principais companhias aéreas norte-americanas celebram o acordo histórico sobre aviação civil entre os EUA e Cuba, que abre a operação de voos regulares entre os dois países e em rotas regulares pela primeira vez em mais de 50 anos já a partir do próximo outono. Além disso, o Departamento de Segurança Nacional dos EUA anunciou que vai eliminar as barreiras legais que pesam sobre os acordos com Cuba, que anteriormente apenas podiam partir ou chegar a 22 aeroportos e agora estão sujeitos às mesmas regras de qualquer outro voo internacional.

“Cuba e EUA acordam 110 voos diários entre os dois países”
As autoridades de Cuba e dos EUA fecharam hoje um memorando de entendimento para restabelecer voos regulares diretos entre os dois países. O acordo visa um máximo de 110 voos diários, de ida e volta entre os EUA e a ilha. Com este passo, ficará efetivo um grupo de medidas que devem facilitar a todos os cidadãos norte-americanos viajar para Cuba e às companhias realizar transações comerciais sem restrições.

“Travão ao turismo de massas: Itália limita visitantes a Cinque Terre”
Itália propôs-se limitar a chegada de turistas à zona costeira de Cinque Terre, uma das jóias da Ligúria, no norte do país, devido aos danos que o excesso de viajantes estão a provocar no território. A região recebeu 2,5 milhões de turistas o ano passado, e as autoridades turísticas pretendem reduzi-los a um milhão. Para tal, será estabelecido um sistema de passes durante o próximo verão e, assim que a quantidade fixa for atingida, o acesso será fechado. Cinque Terre foi declarada Património da Humanidade pela sua localização e arquitetura.

“O turismo ‘age-friendly’ chegou”
O envelhecimento da população espanhola não vai parar e estima-se que até 2023 haverá 19,7 milhões de pessoas com mais de 64 anos no país, mas 1,5 milhões do que atualmente. Mas segundo um estudo recente, 72% dos espanhóis não acreditam que poderão manter o seu atual nível de vida. Para assegurar que essa faixa etária continue a viajar, o Comité das Regiões da UE solicitou uma política comunitária de apoio ao turismo “age-friendly”. O objetivo desta política comunitária é impulsionar uma oferta variada e adaptada às necessidades e às carteiras desta franja.
Mercado & Eventos

“BTL já regista 60 empresas brasileiras no programa de hosted buyers”
O programa de hosted buyers da BTL 2016 destinado ao mercado brasileiro já regista uma forte procura por parte das empresas e entidades presentes no Brasil. Até ao momento, cerca de 60 empresas brasileiras estão inscritas e disponíveis para agendar reuniões. Fátima Vila Maior, diretora de área de feiras da FIL responsável pela BTL, refere que “O programa de hosted buyers realizado em parceria com a Embratur já é um sucesso. Tendo em conta que em 2015 estiveram presentes 39 empresas na plataforma, consideramos que, de fato, esta é uma aposta ganha e que este vamos consolidar. Até ao final das inscrições, prevemos receber ainda mais cerca de 20 empresas e entidades, o que significa uma mais-valia para os players do setor que têm interesse na oferta turística do Brasil. As empresas inscritas até ao momento resultam da iniciativa da Embratur e dos Estados do Rio Grande do Norte, da Bahia, Amazônia, Ceará, entre outros.
Panrotas

“Cuba é o destino caribenho mais procurado em 2015”
As ilhas das Caraíbas registaram 28,7 mlhões de desembarques em 2015, um aumento de 7% face ao ano anterior. Cuba liderou o ranking e teve um acréscimo de 17,4%. Com o abrandamento das restrições de viagens entre EUA e Cuba, tornou-se mais fácil os operadores oferecerem itinerários que incluam o destino. Por isso, Cuba atraiu mais de 3,5 milhões de visitantes em 2015. Desses, 1,3 milhões eram de outros mercados de origem (categoria que inclui EUA), um aumento de 20%.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.