“Tribunais ordenam à Ryanair que deixe de denegrir a eDreams”
O Tribunal de Barcelona ordenou o fim imediato de práticas depreciativas da Ryanair contra a eDreams. Isso mesmo explica a OTA em comunicado, detalhando que as medidas cautelares se badeiam “em provas contundentes de que a Ryanair levou a cabo uma campanha de difamação a longo prazo contra a eDreams e o seu programa Prime”.
“Madrid aumenta atratividade turística como destino também em agosto”
Madrid transformava-se há não muito tempo praticamente num deserto de pessoas quando chegava o mês de agosto: Os madrilenos fugiam do calor e muito pouca gente visitava a cidade sob um sol implacável. As temperaturas continuam as mesmas, ou até mais elevadas, mas a atratividade turística da capital posicionou-a entre os destinos mais visitados também no mês de agosto. Foi em 2023 que a região superou pela primeira vez o milhão de turistas nesse mês. E as previsões dos hoteleiros indicam que a atratividade se mantém.
“Salão de Farnborough: a quanto ascenderam as vendas de aviões?”
O Salão Aeronáutico de Farnborough deste ano registou vendas de aviões e acordos entre empresas no valor de 96.600 milhões de euros até ao quarto dia do evento. As negociações incluíram pedidos de mais de 250 aeronaves e mais de 800 motores.
“Alterações climáticas: estas são as novas preferências turísticas na Europa”
As alterações climáticas estão a provocar modificações nas rotinas, nas viagens, e a redefinir o panorama turístico na Europa. Os fenómenos meteorológicos extremos, como as vagas de calor, estão a mudar as preferências dos viajantes, que procuram destinos e experiências que se adaptem às novas condições climáticas e promovam a sustentabilidade. País como os escandinavos, o Reino Unido ou a Irlanda estão a ganhar popularidade graças às suas temperaturas mais agradáveis durante os meses de verão face aos tradicionais destinos mediterrânicos. Segundo um estudo da eDreams, o interesse por viajar para o Reino Unido aumentou 75%.
“Turismo sustentável cresce entre viajantes da América Latina, diz Booking.com”
Os viajantes da América Latina têm-se mostrado conscientes sobre os destinos que visitam. Segundo uma pesquisa recente sobre turismo sustentável produzida pela Booking.com, 60% dos turistas tendem a reconhecer o impacto das viagens nas economias locais. Entre os latino-americanos esse número cresce para 75%. Ainda entre os viajantes da América Latina, 94% destacaram a importância das viagens sustentáveis e para 73% deles o acesso à natureza acrescentou valor ao se alojarem em unidades com prática sustentáveis.
“Como a estratégia da American Airlines levou a companhia a um prejuízo bilionário este ano”
Os lucros da American Airlines sofreram uma queda acentuada no segundo trimestre, refletindo os desafios enfrentados pela empresa na tentativa de se recuperar de uma estratégia de distribuição controversa. A companhia registou um lucro líquido de 717 milhões de dólares, menos 46% face a igual período do ano anterior.
“Com o turismo em alta, o Japão estuda implementar taxas mais elevadas para combater o excesso de turismo”
As autoridades de turismo do Japão informaram que o país registou o maior número de turistas mensais da história em junho com 3,14 milhões. Um aumento de 130 mil pessoas registado no mês de março, último recorde. O elevado índice de visitação é consequência da baixa valorização do iene, fazendo com que muitos turistas optem pelo Japão como destino. A alternativa para barrar o excesso de visitas é implementar um sistema de preços duplos para visitantes estrangeiros e locais.
“Campanha da Embratur para promover Brasil na Europa é lançada nos Jogos Olímpicos”
A Embratur acaba de lançar em Paris a campanha “Visite o Brasil. Aqui você sempre ganha”, que promoverá os destinos brasileiros na Europa entre 27 de julho e 31 de agosto. A campanha é o resultado da parceria entre a Embratur e o Sebrae e será exibida em TVs, redes sociais, canais online e outdoors espalhados pelas ruas de seis países europeus: França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Itália.
“Nova Iorque recebe turistas de maior qualidade após vetar a Airbnb”
Após a câmara de Nova Iorque ter publicado uma lei para o aluguer de alojamento local como a Airbnb, as tarifas hoteleiras continuam a aumentar, atraindo turistas de maior qualidade após a proibição dos alugueres de curto prazo. Nova Iorque recebe quase 50 milhões de turistas por ano e alguns hotéis aumentaram já os seus preços para o dobro. Em abril, com a nova regulamentação, saíram do mercado 15 mil apartamentos turísticos, dando espaço às cadeias hoteleiras que já anunciavam na Airbnb com atrifas 11% acima face ao ano anterior e cujas pesquisas já ofereciam mais resultados de hotéis do que de apartamentos turísticos.
“Agências incapazes de acabar com fuga de trabalhadores”
As agências de viagens continuam com problemas de fuga de pessoal apesar de baterem todos os recordes em termos de emprego. No passado mês de maio, o setor em Espanha registou 70.260 trabalhadores, superando pela primeira vez a barreira dos 70.000, com um aumento anual de 6,6%.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.