Hosteltur
“Os 28 hotéis da Hesperia vão desafiliar-se da NH a 1 de dezembro”
O NH Hotel Group tornou pública a data em que vão deixar de estar sob gestão da cadeia os 28 hotéis do Grupo Hesperia. A Hesperia já tinha anunciado a sua intenção de romper o seu acordo de gestão com a cadeia, se a Minor International ficasse com mais de 50% do grupo. O processo ocorrerá a 1 de dezembro.
“Agências estrangeiras vão poder vender viagens no mercado emissor chinês”
As agências de viagens internacionais com sede em Pequim estão perto de poder aceder, com maior facilidade do que até agora, aos cerca de 140 milhões de chineses que se prevê que viajem para o estrangeiro este ano. Esta possibilidade surge pois a Comissão de Turismo de Pequim apresentou ao Ministério da Cultura e Turismo o pedido para que as agências de viagens estrangeiras que operem em Pequim possam organizar viagens no exterior para os cidadãos chineses.
“As quatro grandes tendências das viagens corporativas”
A consultora Phocuswright identificou quatro tendências chave no crescente mercado de viagens corporativas nos EUA. Trata-se de um mercado sólido, no qual a crescente confiança empresarial e as inovações que influenciam o comportamento do viajante estão a impulsionar o segmento corporativo, que representa atualmente cerca de 1/3 do mercado de viagens do país, atingindo os 119.000 milhões de dólares (104 mil milhões de euros) no ano passado. São elas: simplificação do programa de viagens; o regresso do “bleisure”; cartões virtuais e carteiras digitais; e passagem do centro de tomada de decisões sobre as viagens do departamento de marketing para o de tecnologia.
“Carnival vai oferecer cruzeiros para Cuba a partir de sete portos dos EUA em 2020”
A Carnival Cruise Line anunciou esta semana que em 2020 os seus cruzeiros vão começar a viajar para Cuba também a partir de Nova Iorque, Norfolk, Virginia e Porto Canaveral. Deste modo, juntam-se aos três que já operavam a partir dos EUA (Miami, Fort Lauderdale e Tampa.
“Booking enfrenta os desafios do turismo sustentável apoiando as startups”
Com a terceira edição do seu programa de aceleração anual Booking Booster, a Booking.com procura empresas emergentes de qualquer parte do mundo que estejam a desenvolver soluções tecnológicas para abordar os distintos desafios do turismo sustentável. Os candidatos podem pedir um apoio até dia 2 de dezembro do seu fundo de dois milhões de euros para desenvolverem o seu próprio projeto.
Panrotas
“Aeroportos: transição digital está presente, mas não é fácil”
Os aeroportos têm diferentes necessidades e prioridades quando se trata de transformação digital. Enquanto para alguns o fascínio pelo digital pode estar no fornecimento de novas soluções operacionais de curto prazo, para outros a ambição pode ser a transição para um negócio ou modelo operacional totalmente diferente. O estudo “Transformação digital do aeroporto: do desempenho operacional à oportunidade estratégica”, feito pela Amadeus com mais de 15 grandes aeroportos e especialistas selecionados do setor, mostra que o caminho para a transformação digital dos aeroportos está presente, mas não é fácil.
“Airbnb: programa de fidelidade e capital aberto à vista”
A fidelidade dos clientes foi um dos pontos mais frequentes ao longo dos três dias de discussões da Phocuswright Conference 2018, seja em relação a hotelaria, serviços, companhias aéreas ou outros segmentos. Quando o presidente da área de propriedades do Airbnb subiu ao palco, porém, o assunto esquentou. No comando de um dos principais centros de negócio da empresa, Greg Greeley afirmou que o modelo de programa de fidelidade já está nos planos da marca. “Estamos trabalhando em algo que atenda às expectativas dos nossos clientes. Um dos ideais do Airbnb é saber ouvir e se importar com a comunidade, algo reconhecido por eles, então queremos alcançar algo neste sentido”, revelou Greeley. Se a chegada do programa de fidelidade anima os adeptos do Airbnb, o mercado volta os olhos para os movimentos burocráticos da empresa. O executivo reafirmou que, conforme noticiado nos últimos meses, a companhia deverá abrir capital na bolsa de valores já em 2019.
“Empreendedores mostram-se mais confiantes após as eleições”
Mesmo com um ano fraco para as micro e pequenas empresas, seis em cada 10 empresários desta categoria estão otimistas quanto a 2019 graças à mudança de governo. A análise é do Sebrae, em sua pesquisa “Expectativa para a economia e para a empresa”, realizada entre agosto e outubro de 2018.
“Hilton investe no mobile e prepara marcas para millennials”
Em janeiro, Kellyn Smith Kenny chegou à Hilton Hotels & Resorts para assumir o cargo de Chief Marketing Officer (CMO) e dar início à um novo movimento na icônica empresa. Menos de um ano depois, ela subiu ao palco da Phocuswright Conference 2018 para explicar o novo – e agressivo – foco da cadeia de hotéis, que volta suas atenções para o futuro e, consequentemente, para tendências como o mobile e a nova geração de clientes, os millennials. De acordo com Kellyn, quase um quarto da receita de marketing do Hilton tem sido investida no mobile. A nova campanha da rede na TV norte-americana, dando força às funcionalidades e benefícios do aplicativo móvel, é um dos exemplos deste novo foco dado pela empresa, assim como o background da CMO, ex-diretora na Uber.
“Booking será OTA full-service em breve, confirma Glenn Fogel”
Desde fevereiro, o Priceline Group adotou o nome de seu principal player e passou a ser chamado de Booking Holdings. Essa mudança, de acordo com o CEO da companhia, Glenn Fogel, aconteceu para que o mercado e investidores entendessem de maneira instantânea os negócios da marca. A expressão booking da holding, porém, não deverá ter apenas à hotelaria para sempre. O full-service vem aí. Fogel subiu ao palco da Phocuswright Conference 2018, realizada na Califórnia (EUA), e deixou claro que a empresa quer ser mais do que apenas uma plataforma de reserva de hotéis. Em um futuro não muito distante, o botão booking da plataforma deverá, também, representar todas os produtos turísticos, de voos a atividades e atrações.
Mercado & Eventos
“Fortaleza terá dois voos semanais para Espanha”
A região Nordeste ganhará mais uma rota internacional: o Ceará contará com dois voos semanais para Madri, na Espanha. As frequências deverão operar a partir do segundo semestre de 2019 e a novidade foi divulgada de forma oficial na última quinta-feira (15), com a presença de representantes da Air Europa, responsável pela operação da rota, e o governador do Ceará Camilo Santana. A reunião aconteceu na sede da Globalia.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.