Hosteltur
“Grupo TUI registam boom para Espanha também no verão”
O Grupo TUI revelou hoje, no seu relatório antes do encerramento do primeiro semestre do exercício 2015-2016, que Espanha, e especialmente as Canárias, foram cruciais para salvar a temporada de inverno e a procura mantém-se muito sólida para o verão. O grupo assinala que terminou a época de inverno em linha com as expectativas, com quase todo o programa vendido, 95% nos mercados principais, e um aumento das receitas de 3% devido ao aumento do preço médio e aos bons resultados da procura para as Canárias. Quanto ao verão de 2016 tem já 47% do programa vendido, com receitas também 3% superiores, devido a aumento de 2% nas reservas e a uma subida de 1% no preço médio.
“NH entra na China prevendo atingir 150 hotéis em 2020”
O Grupo NH Hotel anunciou o lançamento da sociedade conjunta com o grupo HNA Hospitaliy Group na China e as marcas com as quais vão operar neste país. “Nuo Han” foi o nome escolhido para representar a NH no país, onde a cadeia prevê atingir entre 120 a 150 hotéis até 2020, sendo que os dois primeiros serão em sanya e Haikou, na província de Hainan, que abrirão ainda este ano. A NH China, a joint venture, estará localizada no distrito financeiro de Chaoyang, em Pequim.
“Rússia, o mercado hoteleiro que abrandou”
O mercado hoteleiro russo foi um dos mais cobiçados no início da década, e não havia cadeira que não tivesse previstos projetos ou incorporações. No entanto, a crise que o país está a viver nos últimos anos fez com que o mercado se contraísse e caísse no ranking dos mais atrativos face à sua baixa rentabilidade. Os preços desceram, bem como o investimento, embora no verão passado tenha dado alguns sinais de recuperação. Os preços hoteleiros na Rússia apresentaram uma queda de 10% em fevereiro de 2016, segundo o estudo mensal tHPI elaborado pelo trivago. Um número que contrasta fortemente com a tendência de outros países europeus no mesmo mês, como o Reino Unido, ou Espanha, onde subiram 24% e 16%, respetivamente. A Rússia figurava entre os países mais baratos, com uma média de 67 euros e, em agosto, os russos passaram pela maior descida de todo o continente, na ordem dos 15%.
“Brussels Airlines perde cinco milhões de euros por dia desde fecho do Aeroporto de Bruxelas”
A Brussels Airliens está a perder cinco milhões de euros por dia desde o encerramento da sua base operacional central, no Aeroporto de Bruxelas Zaventem, no passado dia 22 de março, segundo o porta-vo da companhia. Provisoriamente, a transportadora de referência do primeiro aeroporto da Bélgica, está a operar os voos europeus a partir dos aeroportos de Lieja (este) e de Amberes (norte), enquanto que os de longo curso saem de Frankfurt e Zurique. Apesar desta reorganização, a Brussels Airlines apenas consegue cobrir 40% da sua atividade.
“Boeing reduz 4.000 postos de trabalho”
A Boeing vai reduzir em meados deste ano cerca de 4.000 postos de trabalho na sua unidade de aviões comerciais, a Boeing Commercial Airplanes, como parte da sua estratégia de redução de custos. segundo a Boeing, estes cortes fazem parte do seu plano geral para “realizar mudanças essenciais a longo prazo com o objetivo de ganhar no mercado, financiar o nosso crescimento e operar como um negócio saudável”, o ue “implica uma combinação de poupança de custos não laborais, poupanças na cadeia de fornececimento e níveis de pessoal reduzidos”.
“Japão propõe-se duplicar número de turistas em 2020”
O primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, fixou o objetivo de duplicar o número de turistas estrangeiros e o gasto que realizam no país para 2020 querendo melhorar a economia. O Governo nipónico pretende alcançar os 40 milhões de visitantes internacionais, um número que representa o dobro dos visitantes recebidos em 2015.
Mercado & Eventos
“Semana Santa leva ocupação hoteleira a 90% no interior do RJ”
O fim de semana prolongado de Páscoa (25 a 27 de março) foi positivo para a hotelaria do interior do Estado do Rio, é o que aponta a pesquisa de ocupação da ABIH-RJ. Entre os roteiros praianos, Paraty foi o destino mais procurado, com média de 95% dos quartos vendidos, seguida por Búzios (92%) e Angra dos Reis (90%). Rio das Ostras, Cabo Frio e Mangaratiba tiveram cerca de 80% dos quartos ocupados. Já nos destinos de Serra, Teresópolis liderou com 90% de ocupação, seguido por Petrópolis e Friburgo, na casa dos 70%. Vassouras e Conservatória registaram 90% de quartos ocupados, Itatiaia 85%, enquanto Penedo e Valença tiveram 80% de acomodações vendidas. A média geral fechou em 80,56% no interior do Estado.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.