Volta Int.: “Egito: retrato de um destino em crise”

Volta Int.: “Egito: retrato de um destino em crise”

Hosteltur

“Hotéis das Caraíbas mantêm forte crescimento da rentabilidade”
Os estabelecimentos hoteleiros das Caraíbas atingiram níveis recorde nos preços e rentabilidade, uma tendência que se manteve em 2015, segundo dados da STR Global. O ano passado, a tarifa diária média manteve-se em 220,36 dólares (208,35 euros), e as receitas por quarto disponível foram de 149,36 dólares (141,19 euros), isso apesar da ocupação ter sido 3,4% mais baixa, para os 70,1%. Em 2015, a taxa de ocupação cresceu 2,9% até setembro.

Marca Sheraton vai somar 150 hotéis até 2020
A Starwood Hotels & Resorts prevê aumentar em 150 hotéis o portfólio da marca Sheraton, atingindo os quase 600 estabelecimentos daqui a cinco anos. A recém anunciada abertura do primeiro hotel da marca em Okinawa, no Japão, vai acelerar o crescimento da Sheraton. Atualmemte, a marca conta com 440 hotéis em 77 cidades do mundo, sendo a marca mais extensa da Starwood.

“Wamos recua e não entrará no setor hoteleiro”
Em finais de 2014, o CEO da Springwater, Martin Gruschka, afirmava que a Wamos iria entrar também na atividade hoteleira. Mas um ano depois as coisas mudaram e o mesmo responsável afirma que o fundo proprietário da Wamos continua atento a oportunidades de compra no setor turístico mas “nenhuma delas no setor hoteleiro”. Relativamente a possíveis aquisições, o responsável afirma estar atento a mais empresas do setor turístico em Espanha, Portugal, França e Itália.

“Cruzeiros alcançam 24 milhões de passageiros em 2016”
A indústria de cruzeiros prevê atingir os 24 milhões de passageiros em 2016, o que representaria um aumento de 60% face aos 15 milhões de cruzeiristas contabilizados há 10 anos, mais nove milhões de viajantes, segundo o estudo da CLIA.Entre 2012 e 2014, o volume de passageiros aumentou de 775.000 para cerca de 1,4 milhões de passageiros, o que equivale a uma taxa de crescimento anual de 34%. A região que está a passar por um maior crescimento é a Ásia, onde os viajantes de cruzeiros eram praticamente desconhecidos há cinco anos, seguindo-se a Austrália, que superou o milhão de cruzeiristas em 2014.

“Egito: retrato de um destino em crise”
O Egito é provavelmente o destino turístico com mais experiência do planeta na gestão de crises. No entanto, no final do ano de 2015, o país enfrenta novamente outra situação mais complicada do que a anterior, com o encerramento das operações aéreas charter até janeiro. Contudo, as empresas espanholas que operam no país mantêm a sua presença. As companhias aéreas britânicas easyJet e Monarch anunciaram que vão prolongar a suspensão dos voos para Sharm el Sheikh até 6 de janeiro. A Thomson e a Thomas Cook prevêm regressar a partir de 10 de dezembro e a British Airways fechou operações com este destino até meados de janeiro.
Mercado & Eventos

“Hotéis de Copacabana já tem mais de 80% de ocupação para o Réveillon”
Ainda há vagas para o tradicional Réveillon carioca, embora a procura esteja bastante aquecida nos empreendimentos da orla da Zona Sul. Faltando menos de um mês para a festa da virada, 70% dos quartos de hotéis da cidade já estão reservados. Os bairros de Ipanema/Leblon e Copacabana/Leme lideram a procura, com mais de 80% dos quartos ocupados. Para o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes “O Réveillon do Rio de Janeiro tem sido cada vez mais prestigiado pelos brasileiros, que têm, por característica, realizar as reservas com menor antecedência. Por isso, nas primeiras semanas de dezembro as vagas começam a ficar mais concorridas”. A Barra da Tijuca, que até o momento tem 55% de ocupação, promete atrair o público este ano. É que a hotelaria local promove, pela primeira vez, uma grande queima de fogos. Até o momento já estão confirmadas a participação dos hotéis Windsor Barra, Grand Mercure e Hilton.
Panrotas

“Beach Park faz 30 anos com 950 mil visitantes anuais”
O Beach Park está comemorando 30 anos e, para o diretor geral do parque, Murilo Pascoal, há muitos motivos para festejar. “Estamos recebendo cerca de 950 mil de visitantes anualmente. Nos últimos anos, este número chegava a 300 mil, e acreditamos que com a inauguração do novo brinquedo Vaikuntudo, dê um grande salto no próximo ano”, afirma Pascoal. Segundo ele, a ocupação do resort para a alta temporada está bastante favorável. “Fechamos dezembro com 90% de ocupação, o que significa 7% de crescimento em relação ao ano passado”, conta.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.