Volta Int.: “Escassez de pessoal ameaça recuperação do setor em 2022”

Volta Int.: “Escassez de pessoal ameaça recuperação do setor em 2022”

Hosteltur 

“Booking Holdings completa aquisição da Getaroom”
A Booking Holdings, que em novembro tinha fechado um acordo com a Court Square Capital Partners para comprar a Getaroom por 1.200 milhões de libras (1.048 milhões de euros), terminou 2021 com a conclusão da aquisição da empresa fundada em 2009. A Getaroom é um distribuidor de quartos de hotel centrado em B2B e foi lançada em 2009 por Dave Litman e Bob Diener, fundadores da Hotels.com. Após a autorização da operação, a Getaroom vai ser incorporada na marca Priceline, para formar uma nova unidade de negócio.

“Digitalização e personalização, tendências chave em business travel”
O segmento das viagens corporativas foi um dos mais afetados pela pandemia. O CEO da Consultia Travel, José Carlos Martínez, refere que duas grandes tendências que já se registavam antes da crise sanitária mas que com a Covid-19 se aceleraram: a digitalização e a personalização.

“Escassez de pessoal ameaça recuperação do setor em 2022”
A escassez de mão de obra foi um dos principais problemas do setor turístico em 2021 e vai continuar a sê-lo este ano. “A falta de pessoal vai persistir em 2022. A recuperação do setor depende da sua capacidade para resolver esta dificuldade”, adverte a WTTC, num relatório no qual analisa a falta de trabalhadores do turismo em países como EUA, Reino Unido, França, Itália, Espanha e Portugal no segundo semestre de 2021 e 2022.

“10 tendências no turismo de luxo internacional para 2022”
O ano que terminou voltou a ser duro para o turismo, mas olhando para 2022, cadeias internacionais como a Rosewood Hotels and Resorts, Four Seasons ou Mama Shelter querem partilhar 10 tendências chave para o novo ano, identificadas depois de analisar o comportamento dos clientes na hora de reservar e as mudanças geradas na cultura de viajar.

“Tráfego europeu: omicron anula reabertura do mercado transatlântico”
O tráfego de passageiros na rede de aeroportos europeus esteve em novembro 35,2% abaixo dos níveis do mesmo mês de 2019, com uma melhoria muito marginal em comparação com outubro deste ano que foi de -36,7% face a igual período pré-pandémico. Embora os aeroportos da UE tenham seguido a tendência de recuperação face aos meses anteriores, o processo segue a um ritmo muito lento, apesar da reabertura do mercado transatlântico, comparando novembro (-38,1%) com outubro (-41,2%), cujo efeito foi praticamente anulado pelo surgimento da nova variante no final do mês.

Mercado & Eventos 

“Argentina reintroduz medidas que afetam operação de low-costs”
O governo argentino anunciou que em 180 dias vai passar a definir os preços máximos das tarifas praticadas pelo setor aéreo em todo o país, além da criar um sistema de faixas de tarifas para voos regulares de passageiros domésticos. A medida deve criar desvantagens para as low-costs como a Flybondi e JetSMART e benefícios para a estatal Aerolineas Argentinas.

“Porto de Galinhas recebe mais de 800 mil turistas em 2021”
Porto de Galinhas recebeu mais de 800 mil turistas em 2021 e manteve uma média de 70% de ocupação nos principais hotéis e pousadas do destino. Os estados que mais emitiram turistas a Porto foram São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, de acordo com dados do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau.

Preferente 

“Grã- Bretanha: turismo procura 205 mil novos trabalhadores”
A WTTC informou que o setor do turismo na Grã-Bretanha requer urgentemente 205.000 novos trabalhadores para poder atender à procura existente. Em cada hotel ou em cada empresa de transportes procuram-se funcionários.

“2021: Airbus ganha à Boeing na venda de aviões”
Embora não tenha podido voar nos primeiros meses de 2021, a Boeing vendeu mais aviões que a Airbus, embora não os tenha entregado devido ao problema com o design do 737 Max e também por atrasos e conflitos com outros modelos. Em outubro, a Boeing levava uma diferença de 428 aviões a mais do que a Airbus.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.