Volta Int.: “Europa perde quota de mercado e cresce abaixo da média global”

Hosteltur

“Cidades europeias batem recorde de dormidas em 2018”

Os dados da European Cities Marketing (ECM) foram otimistas quanto ao balanço de 2018 nas principais cidades europeias. No conjunto dos destinos urbanos europeus, o turismo cresceu 1,9%. Além disso, pela primeira vez desde o início da crise económica em 2008, os mercados internos superaram o aumento em dormidas de hotel que tinham atingido antes da crise. Comparativamente com os anos anteriores, entre 2012 e 2017 registou-se um aumento de 4,8%. A taxa de crescimento abrandou mas o crescimento das dormidas em hotéis protagonizado pelos emissores domésticos aumentou 5,2%, ultrapassando a taxa dos internacionais pela primeira vez.

“Boeing 747 nos jardins de um hotel holandês oferecerá experiências 5D”

O hotel Corendon Village, na localidade holandesa de Badhoevedorp, acolhe desde o mês passado nos seus jardins um Boeing 747 no qual, nos próximos meses, oferecerá experiências 5D sobre este aparelho e a história da aviação. O transporte do avião desde o Aeroporto de Amesterdão Schiphol para a unidade, a apenas 12,5 Km, demorou cinco dias.

“Hilton celebra 50 anos da «cama pela paz» de John Lennon e Yoko Ono”

Com 100 anos de história, a cadeia norte-americana Hilton Worldwide foi cenário de momentos chave na cultura do século XX. Um deles teve lugar no quarto 702 do hotel Hilton em Amesterdão, entre 25 e 31 de março de 1969, quando John Lennon e Yoko Ono posaram para a imprensa internacional na cama para promover a paz mundial. Na próxima semana comemoram-se 50 anos dessa imagem e o grupo celebra-o com uma série de vídeos inspirados no espírito do “Quarto 702”.

“Panamá procura operador para novo terminal de cruzeiros”

A Autoridade Marítima do Panamá emitiu uma licitação para a operação e manutenção do novo Terminal de Cruzeiros do Panamá, que está a ser construído na Calzada de Amador. A obra de 165 milhões de dólares deveria estar operacional para finais deste ano e o objetivo é que, a partir de 2021, possa funcionar como porto base.

“China testa avião com hidrogénio e sem piloto”

A COMAC concluiu com êxito o primeiro voo de um protótipo de avião não tripulado testando a sua operação alimentada com combustível à base de hidrogénio e baterias de lítio como fonte complementar, entre outras tecnologias.

Mercado & Eventos

“Com visto eletrónico, Brasil recebe 6,6 milhões de turistas estrangeiros em 2018”

O Brasil recebeu em 2018 um total de 6.621.376 turistas estrangeiros em 2018, número que representa um crescimento de 0,5% em relação ao número registado em 2017 e volta ao patamar de 6,6 milhões alcançado em 2016, ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O número fica abaixo das expectativas do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que previa 6,8 milhões. Do total de visitantes, 715 mil vieram de Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, países beneficiados com o visto eletrónico, e que a partir de junho passarão a contar com a isenção de visto. Considerando somente os quatro emissores, o crescimento no fluxo de turistas foi de 15,7%. O incremento foi responsável por uma injeção de R$ 450 milhões na economia brasileira, de acordo com levantamento realizado pelo Ministério do Turismo.

Panrotas

“Azul planeia ampliação de rotas no hub de Recife”

O diretor de Alianças da Azul Linhas Aéreas, e também diretor da Azul Viagens, Marcelo Bento (foto), revela que a aérea já começa a planear novas rotas, contando com as 25 aeronaves que poderão “chegar” da Avianca. No caso, a Azul ficaria com uma frota de 150 aviões, o que daria para reforçar alguns mercados. Recife, hub da empresa no Nordeste, seria uma das principais beneficiadas, segundo Bento.

Brasilturis

“Europa perde quota de mercado e cresce abaixo da média global”

A Europa ainda pode atrair os turistas internacionais, mas o destino está a perder quota do mercado, segundo Gloria Guevara, presidente e CEO do World Travel & Tourismo Council. Segundo ela, apesar da popularidade, “o crescimento não está no mesmo nível da média.” O setor de viagens e turismo cresceu a uma média global de 3,9% no ano passado, enquanto a taxa de crescimento na União Europeia foi de apenas 2,7%. Ao mesmo tempo, destinos asiáticos estão tendo um desempenho muito mais forte, com a China crescendo 7,3%, a índia com aumento de 6,7% e a Tailândia com acréscimo de 6%.

Travel Daily News

“Crescimento do tráfego de passageiros na Europa abranda em janeiro para 4,2%”
A ACI Europe divulgou o relatório do tráfego de janeiro de 2019, no qual o tráfego médio de passageiros na Europa cresceu 4,2% quando comparado com igual mês do ano anterior. O que significa um abrandamento na dinâmica de crescimento dos últimos anos, com este desempenho mensal a ser o mais baixo atingido pelos aeroportos da Europa desde o verão de 2016.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.