Volta Int.: “Fitur confirma que se realizará nas datas previstas”

Hosteltur

“Cuba exigirá novamente PCR aos viajantes a partir de amanhã”
No passado dia 15 de novembro Cuba anunciou a sua reabertura gradual ao turismo e flexibilizou os protocolos sanitários estabelecidos para a chegada de turistas. Deste modo, deixou de exigir aos viajantes vacinados um PCR negativo, uma medida que vai reintroduzir a partir de amanhã, dia 5 de janeiro, face ao avanço da omicron em todo o mundo.

“Feira BIT de Milão adiada para o mês de abril”
A Bolsa de Turismo International (BIT) de Milão volta a ser adiada: de fevereiro passa para a primavera, sendo que se irá realizar no Fieramilanocity entre 10 e 12 de abril de 2022. Trata-se do segundo ano consecutivo em que a feira é adiada, sendo que em 2021 passou de fevereiro para maio.

“WTTC: o fecho das fronteiras não funciona frente ao vírus”
As restrições de viagens vão dificultar o aumento de 94% do gasto internacional em viagens e turismo para 2022, previsto pela WTTC: o risco de propagação da nova variante omicron deve medir-se em torno do estado de saúde de cada pessoa, em vez de se colocarem países inteiros em quarentena. “Reforcemos as medidas básicas de biosegurança. O vírus não respeita fronteiras e é um momento único para que os setores público e privado andem de mãos dadas”, afirma Julia Simpson, presidente e CEO da WTTC.

“Alemanha suaviza restrições para viajantes britânicos”
No passado mês de dezembro, os países europeus recuperavam as restrições de viagens mais duras perante o avanço da omicron. É o caso da Alemanha, que se fechou aos cidadãos britânicos. Agora o Instituto Robert Koch suavizou essas medidas ao passar os nove países classificados como área de preocupação devido à nova variante, o nível mais elevado do país – entre eles o Reino Unido e a África do Sul – para a lista de países de alto risco, uma categoria que também conta com restrições às viagens, mas menores para quem já está vacinado.

“«O verão de 2022 será o melhor de todos os tempos», diz a Expedia”
“O verão de 2022 será provavelmente o melhor de todos os tempos para as viagens, embora ainda alguns países continuem com restrições”. Isso mesmo prevê Peter Kern, CEO do Grupo Expedia, que s emostra otimista apesar de um presente cheio de incertezas face ao avanço da omicron. “O próximo verão terá grandes sucessos e, com sorte, será o princípio do fim do impacto do coronavírus nas viagens”, assinala.

“Guerra de companhias low cost em Gatwick”
Com a entrada da BA Euroflyer, a nova low cost da British Airways, e a saída da Norwegian que vendeu boa parte dos seus slots à Wizz Air, que reforçou a sua operação, mais os voos lançados pela easyJet em programas com destinos de sol e praia para a próxima primavera, o aeroporto de Londres Gatwick, o segundo maior de Londres e segundo do Reino Unido em tráfego, será palco de uma guerra de companhias low cost.

Mercado & Eventos

“Latam embarca mais de 2 milhões de passageiros em recesso de fim de ano”
A Latam Brasil transportou 2,1 milhões de passageiros em seus voos domésticos e internacionais no Brasil neste fim de ano. Os cinco aeroportos que movimentaram mais passageiros da companhia foram Guarulhos, Brasília, Congonhas, Fortaleza e Santos Dumont. O volume, segundo a companhia, se refere aos embarques domésticos e internacionais realizados desde 17 de dezembro de 2021 e os embarques previstos até 7 de janeiro de 2022. Na prática, o volume é 64% maior do que o do mesmo período do ano anterior. Em número de voos, são 13.509 decolagens, um crescimento de 56% sobre o ano anterior.

“Aeroporto de Recife é o aeroporto mais pontual do Brasil em 2021”
O Aeroporto Internacional de Recife (PE) é o quinto mais pontual do mundo (e consequentemente o mais pontual do Brasil) de acordo com o levantamento “The On-Time Performance Report 2021”, da consultoria Cirium. Entre os terminais de porte médio, o aeródromo obteve 90,5% de pontualidade nzas mais de 37,8 mil decolagens, ficando atrás apenas dos aeroportos de Kansai e Kagoshima, no Japão; e Menorca e Bilbao, na Espanha.

“Cuba já conta com voos de 38 companhias aéreas mundiais”
Cuba acaba de atualizar a lista com a oferta aérea disponível. O país que abriu em novembro de 2021 as fronteiras, conta com operações de 38 companhias aéreas, além de 18 voos diários saindo dos Estados Unidos, Canadá, Espanha, México e França. As conexões são operadas pela American Airlines (de Miami para Havana); Copa Airlines (Cidade do Panamá para Havana); JetBlue (de Fort Lauderdale para Havana); Viva Aerobus (Cidade do México e Cancún para Havana); Magnicharters (de Cancún para Havana); Sunwing (de Montreal e Toronto para Cayo Coco); e Southwest (de Tampa para Havana).

Preferente 

“Fitur confirma que se realizará nas datas previstas”
A organização da Fitur comunicou hoje a confirmação de que a feira prevista para 19 a 23 de janeiro se irá realizar nas datas previstas. As partes reunidas durante a manhã abordaram a possibilidade de adiar o evento para maio, depois do cancelamento da ITB de Berlim. A maioria dos expositores mostrou-se favorável a manter esta edição nas datas programadas.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.