Volta Int.: “Guerra dispara cancelamentos de voos para a Rússia”

Hosteltur

“Japonesas JAL e ANA cancelam todos os voos para a Europa durante dois dias”
A Japan Airlines e a All Nipon Airlines, as duas principais companhias aéreas japonesas, cancelaram todos os voos com destino e origem na Europa hoje e amanhã, preocupadas com a segurança após a invasão russa da Ucrânia. Estas companhias, que normalmente utilizam o espaço aéreo russo para os seus voos com os mercados europeus, juntam-se a um crescente número de companhias que cancelaram ou desviaram voos entre o continente e o norte da Ásia.

“Guerra dispara cancelamentos de voos para a Rússia”
O estalar da guerra entre a Rússia e a Ucrânia fez com que disparassem de maneira automática os cancelamentos de voos para e a partir da Rússia, segundo dados da ForwardKeys, que destaca o passado dia 25 de fevereiro, o dia seguinte ao início da invasão, onde face a cada reserva realizada para viajar para a Rússia foram canceladas seis já existentes. Os mercados de origem que registaram taxas de cancelamento mais elevadas, por volume, foram Alemanha com 773%, França com 472%, Reino Unido com 254%), Índia (285%) e Turquia (116%). “O turismo russo estava a começar a recuperar após a pandemia e agora vai sofrer um novo golpe. Também haverá fortes impactos nos destinos que dependem mais dos viajantes russos”, alerta o vice-presidente da Forwardkeys.

“Ocupação hoteleira na República Dominicana superou 75% em fevereiro”
A República Dominicana recebeu em fevereiro um total de 566.235 turistas estrangeiros, o que representa mais 286% do que em 2021 e passa a ser o segundo melhor mês da sua história. Nos primeiros dois meses de 2022 o país acumula 1,1 milhões de turistas, ou seja, mais 700 mil do que em igual período do ano passado. Os hotéis alcançaram uma ocupação média de 75%.

“Milionário russo Mordashov sai da Junta Supervisora do Grupo TUI”
O primeiro acionista do Grupo TUI, o empresário russo Alexei Mordashov, renunciou esta quarta-feira, dia 2 de março, à sua posição na Junta Supervisora da TUI, da qual fazia parte sendo um dos seus 20 membros. A decisão segue-se às sanções que esta semana a UE impôs tal como a muitos outros empresários de nacionalidade russa, neste caso com o objetivo de evitar que possa vender as suas ações no atual cenário de guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

“OMT inicia passos para suspender Rússia como estado membro”
NO passado domingo o secretário geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili, pediu através do Twitter aos Estados Membros da organização, que após a invasão da Rússia à Ucrânia, “considerem a suspensão da Federação Russa” como membro. E decidiu convocar uma reunião extraordinário do Conselho Executivo para dia 8 de março, onde esta questão será abordada.

“Marrocos elimina PCR obrigatório para aceder ao país”
Marrocos eliminou a obrigatoriedade de teste PCR para os viajantes que acedam ao país por via aérea, uma medida que coincide com a melhoria da situação epidemiológica e o final da vaga de Ómicron. Apenas serão feitos agora testes rápidos de forma aleatória a alguns passageiros.

Mercado & Eventos 

“França deixa de exigir passaporte de vacinação e uso de máscaras”
França vai deixar de exigir o certificado de vacinação a partir de 14 de março. A medida será válida para todos os loais, exceto para os estabelecimentos de saúde. Outra novidade é o fim da exigência de máscaras em ambientes fechados, exceto nos transportes públicos como autocarros, comboios e aviões.

“Emirates ameaça cancelar encomenda bilionária de mais de 100 B777X”
A Emirates está preparada para cancelar o seu pedido de 115 B777X se a Boeing atrasar a entrega das suas primeiras unidades além de 2023. “O que mais podemos fazer? Não podemos continuar do jeito que estamos. A Boeing realmente precisa agir em conjunto e organizar a entrega dessa aeronave. Não se esqueça – a aeronave foi originalmente projetada para entrega em abril de 2020, agora é 2024, se tivermos sorte”, afirma Tim Clark, presidente da Emirates.

Panrotas 

“Hilton Garden Inn anuncia novos hotéis no México e no Peru”
Como uma das marcas de crescimento mais rápido da Hilton nas Caraíbas e América Latina, o Hilton Garden Inn anuncia a abertura do Hilton Garden Inn Cancun Airport, no México, e do Hilton Garden Inn Lima Miraflores, no Peru. Atualmente, a rede possui mais de 30 hotéis da marca nas Caraíbas e América Latina.

“Brasil foi o 3º país com mais turistas em hotéis portugueses”
O Brasil voltou a mostrar que é um importante destino emissor para o turismo de Portugal. Levantamento realizado pelo INE mostra que, em janeiro, os brasileiros foram a terceira nacionalidade que mais dormidas tiveram em unidades de alojamento portuguesas, somente atrás de países vizinhos como o Reino Unido e Alemanha.

“50% dos hoteleiros esperam faturação em 2022 igual ao de 2019”
A HSMAI Brasil acaba de divulgar uma pesquisa sobre a comercialização hoteleira. Para 50% dos mais de 400 profissionais hoteleiros que participaram no inquérito, as mudanças positivas registadas pelo setor no ano passado elevaram o otimismo do mercado em relação à projeção de faturação para 2022, que poderá atingir resultados semelhantes aos de 2019.

Preferente 

“Agências revoltadas com aliança da Ávoris com CaixaBank”
As agências de viagens independentes revoltaram-se contra a Ávoris. O motivo é o conteúdo do acordo subscrito com a CaixaBank mediante o qual a entidade bancária comercializará os produtos e serviços dos operadores turísticos do grupo. Segundo o preferente, os grupos profissionais consideram que se trata de uma ação desleal para o cana de agências de viagens independentes, o qual desempenha um papel relevante na distribuição do produto dos operadores.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.