Volta Int.: “Hotéis da Grécia e Turquia perdem ocupação mas elevam receitas”

Hosteltur

“Reputação online: às melhores pontuações, mais reservas”
Ninguém duvida da influência dos comentários de clientes na tomada de decisão de uma viagem (95% dos viajantes reconhece utilizar este meio antes de realizar a sua reserva, segundo o estudo realizado pela TrustYou em colaboração com a Accor Hotels) mas o efeito dos comentários nos hotéis vai mais além do seu impacto na decisão final.

“Hotéis da Grécia e Turquia perdem ocupação mas elevam receitas”
Dois grandes concorrentes de Espanha como a Grécia e a Turquia vieram descer no nível de ocupação hoteleira em agosto, enquanto conseguiram manter um aumento das tarifas e elevar assim a sua rentabilidade, segundo dados da consultora STR Global.Na Grécia, a ocupação diminuiu 0,8% até 74,7% mas a tarifa média diária subiu 13,7%, situando-se nos 163,50 euros, e a receita por quarto disponível aumentou 12,8% para os 122,05 euros.No caso da Turquia, a ocupação diminuiu em agosto 3% para os 72,9%, mas o país registou um crescimento de dois dígitos na tarifa média diária, de 19,1%, e do RevPar, de 15,5%.

“Thomas Cook e Fram apostam em Menorca com 16.000 novos lugares em 2016”
Os operadores turísticos Thomas Cook França e Fram confirmaram um aumento de capacidade para Menorca em 2016, somando cada um 8.000 novos lugares de avião.

“TUI Group nomeia quarto diretor da Vodafone”
O Grupo TUI nomeou Frank Rosenberg como novo diretor de Estratégia com efeitos desde 1 de outubro. O novo respnsável vem do Grupo Vodafone, empresa à qual também pertenciam outros três grandes diretores da TUI, incluindo o seu atual CEO, Friedrich Joussen.

“Ex-diretor da TUI passa a diretor-geral da Thomas Cook no Reino Unido”
A Thomas Cook nomeou Chris Mottershead, que foi diretor executivo da Tui Rússia, como diretor-geral do Reino Unido e Irlanda, substituíndo Salman Syed.

“Sobreviventes da crise: como as pequenas agências enfrentam um futuro melhor”
Apesar dos anos mais difíceis da crise terem afetado dois grandes grupos turísticos (Marsans e Orizonia) e centenas de agências de viagens, as pequenas empresas que conseguiram superar este período têm melhores perspetivas de futuro, segundo conclusões do Foro Acave. No encontro respirava-se mais confiança face ao ano anterior e muito mais otimismo face a três anos atrás. As agências de viagens prevêm fechar o ano de 2015 com um aumento da faturação de 8% graças à reativação da economia e ao novo ciclo que se abre agora.

“O turista chinês gasta numa compra o mesmo que o europeu numa semana”
O turista chinês gasta uma média de 1.000 euros em cada compra que realiza em Espanha, praticamente o mesmo que investe um europeu em pouco mais de uma semana de estadia no país vizinho, segundo os dados da Global Blue. Do total de visitantes que chegam a Espanha, apenas cinco milhões vêm de fora da UE e, destes, apenas 300.000 são turistas chineses.
Panrotas

“Embratur estimula país e crê em 2,2 milhões de argentinos”
A Embratur pretende aproveitar o momento de valorização do dólar para levar turistas estrangeiros ao Brasil. O presidente da entidade, Vinícius Lummertz, reuniu-se com integrantes do Comitê Visite Brasil em Buenos Aires em busca de estimular a vinda dos vizinhos. A campanha de verão, que será veiculada em seis países da América do Sul, também foi abordada na reunião.

“Ocupação hoteleira em São Paulo atingiu 71% em agosto”
O relatório do mês de agosto da Central de Monitoramento do Turismo, desenvolvido pelo Observatório de Turismo do SPTuris, revelou que a taxa de ocupação hoteleira atingiu os 71% na capital paulista no último mês de agosto, aumento bastante significativo em comparação com o mês anterior (julho), quando foi registrada uma ocupação média hoteleira de 60%. Eventos como a World Skills International e a final do League of Legends, além de dezenas de feiras de negócios, congressos e convenções, podem ter contribuído para esta alta, segundo o SPTuris. Somente na World Skills, maior competição de educação profissional do mundo, foi registada a presença de 250 mil visitantes e mais de 1,2 competidores de mais de 60 países.

 

Mercado & Eventos

“Número de agentes usando GDS para reserva de hotéis cresce”
O volume de agentes de viagens usando sistemas globais de distribuição (GDS) para fazer reservas de hotéis bateu recorde. Um estudo da provedora de soluções de hotéis TravelClick e Phoenix International Marketing, que entrevistou mais de 900 agentes em 48 países em todo o mundo que usam os sistemas Amadeus, Sabre e Travelport, constatou que 51% dos agentes estão usando os GDS mais em 2015 do que nos últimos dois anos. Além disso, 29% dos agentes pesquisados disseram que estão aproveitando os GDS compras, enquanto quase 65% disseram que estão cientes das mensagens de texto promocional. Os agentes que estão cientes destas mensagens promocionais, quase 24% solicita mais informações a partir de uma tela dentro da mensagem promocional. Outro dado, é que 69% dos agentes pesquisados disseram reservar oferta hoteleira através do sistema GDS, independentemente do meio de publicidade.
Travel Daily News

“Europeus continuam a apostar em city trips”
As city trips têm sido um dos segmentos turísticos a enfrentar um boom na última década. Em termos mundiais, nenhuma outra forma de férias internacionais cresceu tão depressa como nos últimos anos. Esta tendência global também se aplica para as city trips internacionais realizadas por Europeus. Este é o resultado de uma avaliação especial do World Travel Monitor por parte da IPK International. Em 2014, os Europeus realizaram quase 70 milhões de city trips para destinos internacionais e reservaram cerca de 400 milhões de estadias. Comparado com 2007, o número de city trips estrangeiras por parte de Europeus aumentou em 60% do total, o que corresponde a 7% por ano.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.