Volta Int.: “Madrid põe em marcha estratégia pioneira para fidelizar turistas”

by Inês Gromicho | 8 Março 2018 14:56

Hosteltur

“Reservas para o verão: Turquia dispara 67% e Grécia 40%”
A Turquia é o destino sobre o qual todos falam na ITB Berlim. É, juntamente com a Grécia, a grande rival de Espanha para este verão no segmento de sol e praia. E se é certo que o destino ainda não recuperou os volumes de ocupação anteriores à crise que atravessou nos últimos anos, os seus números de crescimento são muito rápidos. Segundo dados da Gfk, as reservas para este verão na Turquia mostram um crescimento de 67%, enquanto os preços sobem 4% face aos do verão passado.

“Thomas Cook inicia com Ibiza atividade da sua joint venture de investimento”
A Thomas Cook Group anunciou a abertura do seu novo Casa Cook em Ibiza como o primeiro projeto confirmado com o lançamento, esta semana, do Thomas Cook Hotel Investment, uma joint venture criada com o grupo suíço LMEY Investments.

“Madrid põe em marcha estratégia pioneira para fidelizar turistas”
O departamento de Turismo da Câmara de Madrid colocou em marcha “Vuelve a Madrid”, um programa de fidelização do destino que incentiva os turistas a visitar de novo a capital espanhola, especialmente quem viaja com frequência por motivos profissionais. A iniciativa tem quatro objetivos: incentivar a repetição de visitas, aumentar o gasto turístico, diversificar o consumo promovendo novos produtos e serviços, e fomentar o turismo sustentável. O programa converte Madrid no primeiro grande destino a dispor de um programa de fidelização próprio, com base num catálogo de vantagens e ofertas exclusivas.

“Hotéis na Europa iniciam 2018 com mais 16% de lucros”
A Europa registou um excelente início de ano para os seus hotéis, com uma subida de 16% no rendimento por quarto, segundo dados da HotStats correspondentes a janeiro de 2018. O aumento das receitas por quarto disponível (RevPar) foi de 5,8% para 82,7 euros, devido à subida da ocupação de 1,4 pontos percentuais, estando numa média de 58,2%; assim como a tarifa média aumentou 3,3%, ficando nos 142,21 euros.

Mercado & Eventos

“Embratur e Lufthansa alinham estratégias de promoção para 2018”
O coordenador geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Alisson Braga, foi até ao stand da Lufthansa na ITB 2018, a maior feira de turismo da Europa, a fim de alinhar estratégias de promoção entre Brasil e Alemanha já para este ano. De acordo com a própria Lufthansa, o desempenho dos voos para Rio e São Paulo, com saídas de Frankfurt, estão extremamente satisfatórios, o que facilita este trabalho de promoção. A Embratur trabalhará ao longo do ano em parceria com a empresa para promoção do Brasil em diversas cidades do interior da Alemanha por meio de um roadshow. “A ideia é não só trabalharmos destinos diretos para onde a empresa voa mas também conexões que ligam com o Nordeste, Norte e Sul do país no sentido de diversificar a oferta de destinos”, disse Alisson Braga.

“Ceará pode ganhar dois novos voos internacionais ainda este ano”
Após participar da Convenção CVC, em Dubai, o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, desembarcou em Berlim para participar da ITB 2018, a maior feira de turismo da Europa. Arialdo não conseguiu esconder do M&E que o Estado pode ganhar dois novos voos internacionais ainda este ano. No entanto, não pôde revelar mais detalhes para não comprometer as negociações. “Vamos ter até o fim do ano exatos 48 voos semanais provenientes do exterior. Além disso, outros 80 voos diários nacionais operados por Gol e Latam. Estas duas novas operações internacionais para Fortaleza estão ainda em negociação, logo é muito cedo para falar. A ideia é que possamos fechar esta negociação até o fim do ano para, quem sabe, operar os novos voos já no próximo verão”, disse Arialdo Pinho. O secretário ainda comentou sobre a alta temporada, que foi um sucesso, e a participação do destino na ITB 2018, ao ser o único Estado do Brasil a ostentar um estande próprio na maior feira de turismo da Europa. “A temporada foi um sucesso, um verdadeiro recorde, a melhor dos últimos seis anos para o Ceará. E este sucesso é doméstico, embora o exterior tenha crescido muito”, disse Arialdo. “Com relação ao estande, estamos aqui dando apoio às companhias que operam no Ceará, como a Condor, logo temos estas obrigações de investir nos destinos que trabalhamos”, disse.

“Azul é a companhia brasileira com mais mulheres pilotos”
O comando das aeronaves, embora ainda muito ligado ao sexo masculino, vem sendo cada vez mais controlado pelas mulheres. No Dia Internacional da Mulher, a Azul se orgulha de defender a marca de companhia área brasileira com o maior número de pilotos do sexo feminino. Das 53 pilotos mulheres da empresa, 13 são comandantes e outras 40 copilotos. Elas operam os diferentes modelos de aeronaves que compõem a frota da Azul, desde os ATR’s, que comportam 70 clientes, passando pelos jatos da Embraer e os Airbus A320neo e A330, este último com capacidade para até 274 assentos.

Brasilturis

“Fevereiro segue tendência e turismo estrangeiro cresce novamente no RN”
O trabalho de promoção e divulgação dos destinos turísticos potiguares no mercado internacional tem gerado frutos e mais receita ao Estado. Se o mês de janeiro mostrou alta de 69% no número de turistas estrangeiros, fevereiro manteve o saldo positivo com crescimento de 33%, segundo dados do sistema de tráfego da superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Norte. Foram 3.590 turistas internacionais, sendo 886 a mais do que os 2.704 de fevereiro de 2017. O ranking permanece liderado pela Argentina, país que recebeu maior investimento em divulgação pelo Governo do Estado. Foram 1.435 turistas ou 138% a mais do que o ano passado. Na sequência vem novamente Portugal. Destaque para o crescimento de 42,6% de suecos e de 16,8% de turistas alemãs.

“Com visto eletrónico, pedido de entrada no Brasil cresceu 56% em fevereiro”
A política de facilitação de vistos que vem sendo adotada pelo governo federal já pode ser considerada exitosa. A medida faz parte do Brasil + Turismo, programa criado pelo Ministério do Turismo para estimular o setor de viagens no país e que pretende chegar a 12 milhões de turistas estrangeiros em 2022. Levantamento feito pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) mostra que desde a entrada em vigor da ação, em novembro, o Brasil já concedeu 24.553 e-Visas para os quatro países beneficiados – Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. Em fevereiro, o número de vistos concedidos para os viajantes das nacionalidades atendidas alcançou a marca de 25.604 autorizações – vistos tradicionais e eletrônicos. Destes, 18.328 foram e-Visas, ou seja, 72% do total de vistos emitidos. Os americanos foram os que mais aproveitaram a facilidade – 13.358 -, seguido dos australianos (2.170), canadenses (1.769) e japoneses (1.031).

Panrotas

‘”Trem Rio-Minas’: passeio turístico percorrerá 160 km”
O projeto “Trem turístico Rio-Minas”, apoiado pelo Ministério do Turismo, se prepara para levar turistas nacionais e internacionais por um passeio histórico nos mais de 160 quilómetros que ligam as cidades de Cataguases (MG) e Três Rios (RJ). Podendo transportar até 850 passageiros por dia, as locomotivas funcionarão aos sábados, domingos e feriados e deverão dinamizar a atividade turística nos municípios. O roteiro interestadual percorrerá oito cidades mineiras e fluminenses a partir do segundo semestre deste ano.

“Senado aprova acordo de Céus Abertos entre Brasil e EUA”
O Senado Federal aprovou o acordo internacional entre o Brasil e os Estados Unidos sobre transportes aéreos. Conhecido como Céus Abertos, o projeto prevê a ampliação de voos entre os dois países e maior competição entre as aéreas. A proposta tramitava no Congresso Nacional há quase sete anos, e agora será encaminhada para a assinatura do presidente da República, Michel Temer. A implementação do acordo é vista de perto pela Latam, que aguarda o desfecho para formalizar um joint business agreement com a American Airlines. Vale destacar também que os Céus Abertos podem ampliar as possibilidades de negócios para a Gol (que mantém parceria com a Delta), Azul e Avianca (ambas por meio de acordos com a United).

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.

Source URL: https://www.ambitur.pt/volta-int-madrid-poe-em-marcha-estrategia-pioneira-para-fidelizar-turistas/