Volta Int.: “O desafio de converter o turismo num setor mais atrativo para o emprego”

Hosteltur 

“Iberia recupera este verão 85% dos seus níveis de capacidade pré-pandemia”
A Iberia prevê recuperar este verão 85% da capacidade que oferecia em 2019. Desde o início da pandemia, a companhia aérea apostou em estimular a procura oferecendo o maior número de lugares possível. Para o verão, e no difícil contexto mundial, recuperou a quase totalidade da sua rede de destinos, incorporando frequências nos mercados onde a procura está a recuperar, à medida que se vão levantando as restrições. Vai operar assim este verão 340 frequências semanais de longo curso, 2020 com a América Latina e 120 no Atlântico Norte entre a Europa e América do Norte, com uma forte presença nos EUA.

“O desafio de converter o turismo num setor mais atrativo para o emprego”
O setor turístico enfrenta uma fuga de talento devido à pandemia. Muitas das suas empresas vão demorar mais de um ano para voltar a estar ativas e boa parte dos seus trabalhadores procuraram outras alternativas. Mas há outras causas por trás deste abandono do setor, como a falta de atratividade do mesmo. Apenas 9% das pessoas que trabalham nesta atividade o faz por vocação, segundo um estudo do Eurofirms Group, que destaca que esta atividade carece de atrativos suficientes para captar e fidelizar talento. 68,6% dos inquiridos afirmam que não preveem continuar nesta indústria dentro de cinco anos e quase 40% não o recomendaria. 60% manifestam que os motivos de entrada no setor foram a necessidade e para 18% a casualidade. O relatório diz que atrair as novas gerações, motivar o talento e melhorar a conciliação são os principais desafios para atrair e manter o pessoal.

Mercado & Eventos 

“Accor projeta abertura de mais de 300 novos hotéis em 2022”
Depois de abrir 288 hotéis em 2021 e confirmar 25 hotéis na América do Sul, dos quais 17 no Brasil, para 2022, a Accor anunciou a projeção de abrir mais de 300 novas unidades em todo o mundo até ao fim do ano. Os hotéis lifestyle estão a crescer rapidamente, com o objetivo de triplicar o número de unidades atuais até 2023.

“Portugal e EUA são destinos internacionais mais visitados em fevereiro”
Segundo um estudo da Viajanet, Portugal e EUA são os destinos internacionais com mais compras na plataforma. Lisboa, em Portugal, lidera com 10% das vendas. No ranking, Buenos Aires (16%) e Miami (5%) aparecem de seguida. Em quarto lugar estão empatadas com 4% Paris, Porto e Orlando, e por fim Nova Iorque (3%).

“IAG fecha acordo para garantir exclusividade numa possível aquisição da Air Europa”
Embora a desistência tenha sido devidamente anunciada ainda no fim de 2021, parece que a IAG não fechou totalmente as portas a um possível acordo de aquisição da Air Europa. Tanto é que a empresa chegou agora a um acordo para negociar exclusivamente com a Globalia por um ano a chance de adquirir a companhia espanhol, em troca de um empréstimo sem garantia por sete anos de 100 milhões de euros.

“Carnival Corp espera retomar níveis de reserva pré-pandemia já em 2023”
O efeito de uma forte retoma, consequência de uma procura reprimida por conta da pandemia, vem a ser sentido pela Carnival Corporation, que já começa a verificar um retorno constante e agressivo de vendas. A organização registou as suas três melhores semanas de reservas desde que retomou as operações no verão norte-americano do ano passado (junho 2021).

Panrotas 

“Eurostar anuncia retorno da rota para Disneyland Paris”
A operadora de comboios Eurostar anunciou que retomará a rota direta entre a estação London St. Pancras International, localizada no centro de Londres, e a Disneyland Paris. A viagem, com duração de cerca de duas horas e 49 minutos, funciona quatro dias por semana e passará para cinco dias no verão e diariamente durante as férias escolares.

“Plano de aberturas da Four Seasons tem 50 projetos em andamento”
Com um portefólio que conta com 122 hotéis e resorts em 47 países e 48 propriedades residenciais, a rede Four Seasons tem planos para, no final de 2022, comemorar mais um ano de aberturas simbólicas para o fortalecimento da marca pelo mundo, assim como já foi no ano passado. A companhia tem uma lista com mais de 50 propriedades em desenvolvimento e uma parte considerável deles deve abrir as portas este ano.

Preferente 

“O regresso da Neckermann Reisen”
Um grupo alemão adquiriu em 2019 a marca Neckermann Reisen, que tinha sido emblemática na Alemanha. A Neckermann chegou a ter o peso da TUI nesse mercado, com os escritórios em cada cidade, e prestígio elevado. A empresa cresceu e juntou-se à companhia aérea Condor, num grupo que se chamou C&N. Posteriormente, num processo que se estendeu por toda a Europa para consolidar a operação turística, integrou-se com outros operadores britânicos e de entre a carteira de marcas escolheram a mais antiga, Thomas Cook.

“Booking, Expedia e Hotelbeds: comissões de 20% a hoteleiros”
As OTAs como a Booking, Expedia e Hotelbeds cobram comissões de 20% a hoteleiros, apesar disso, existem outros aspetos como descontos que a longo prazo influenciam nas receitas das unidades. A Booking aplica uma comissão de 17% mas comissiona sobre o valor total com IVA, sendo que a comissão fica no final 18,8%.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.