Volta Int: “Participação na Fitur será considerada viagem essencial”

Hosteltur 

“Que tipo de ativo hoteleiro quer a Fosun comprar e onde”
O grupo chinês Fosun International avança no desenvolvimento da sua própria cadeia hoteleira e quer dar mais um passo além do inicial foco em franchising para centrar-se em hotéis em propriedade, para ter um controlo total da gestão sobre os mesmos. Encontra-se agora na procura ativa destes hotéis. Neste momento, a parte imobiliária do grupo asiático está a finalizar a estruturação de um fundo de investimento para poder comprar ativos.

“Participação na Fitur será considerada viagem essencial”
Os profissionais que participem da próxima edição da Fitur, que se realizará em Madrid de 19 a 23 de maio, serão considerados como “trabalhadores altamente qualificados”, de acordo com uma medida do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo espanhol para facilitar as viagens internacionais de expositores e visitantes. s.

“Grécia dá mais um passo para a abertura e retira quarentena a 32 países”
A partir da próxima semana, a Grécia eliminará a obrigação de permanecer em quarentena durante sete dias para os passageiros provenientes da UE, do Reino Unido, EUA, ISrael, Sérvia e Emirados Árabes Unidos, o que representa um primeiro passo para a abertura do turismo prevista para meados de maio. Neste momento só estão operacionais os aeroportos de Atenas e Salónica, mas os voos internacionais abrirão os das ilhas de Kos, Mykonos, Santorini, Rodes, bem como os de Heraklion e Chania, em Creta.

“Croácia começará a vacinar os seus 70.000 trabalhadores do turismo”
A Croácia vai começar a vacinar na próxima semana os trabalhadores do setor turístico, que são cerca de 70.000. O programa de vacinação prioritária incluirá também os trabalhadores sazonais e dividirá todos em dois grupos: no primeiro serão vacinados os trabalhadores que terão contacto direto com turistas e outros trabalhadores; e no segundo os que tenham uma função que não exija contacto direto.

“Google: sete ferramentas gratuitas ao serviço do profissional turístico”
A Google propôs apoiar a recuperação do setor turístico, especialmente os hoteleiros, pelo que pôs à sua disposição ferramentas gratuitas para os ajudar a orientarem-se. E destaca sete: do clássico Google Trends até uma das mais recentes como o Google Hotel Insights.

Mercado & Eventos 

“Norte e Nordeste lideram intenção de investimento hoteleiro no Brasil”
O Ministério do Turismo realizou um estudo com empresários da hotelaria de todas as regiões do país para identificar o impacto da pandemia de coronavírus no segmento e perspetivas de investimento.
Segundo a Pesquisa de Sondagem Empresarial – Empresários do Setor Hoteleiro de Turismo, apesar do cenário nacional demonstrar cautela em relação a realização de investimentos para o primeiro semestre – apenas 42,5% se mostram favoráveis –, a Região Norte (60,1%) se destaca como a que mais deve investir no período, com foco no pós-pandemia. O Nordeste tem a segunda maior intenção de investimento (53,1%), seguida do Centro-Oeste (44,6%), Sudeste (36,4%) e Sul (35,6%).

“OMT renova aliança com instituições para promover acessibilidade no turismo”
A Organização Mundial do Turismo (OMT) anunciou que continuará com sua aliança com a Fundação ONCE, da Espanha, e a Rede Europeia de Turismo Acessível (ENAT), a fim de estender o acordo de colaboração por mais quatro anos para garantir a continuidade do trabalho na questão da acessibilidade, em todos os elementos da cadeia de valor do turismo, durante e após a pandemia, com enfoque na promoção de boas práticas durante a crise atual, a aplicação de normas, a medição do turismo acessível, bem como a inclusão laboral e políticas institucionais para a inclusão de pessoas com deficiência.

“Latam Brasil terá 72 rotas domésticas e nove internacionais em abril”

A Latam prevê operar em abril 25% da sua capacidade de passageiros, em comparação ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia. A operação acompanha a demanda, que tem sido afetada por novos fechamentos de fronteira e restrições de passageiros devido ao impacto atual da Covid-19 na América do Sul.

Panrotas 

“Olho na vacinação: Gol prevê reativação na procura em maio/junho”
Vacinação é a espinha dorsal da retomada do Turismo brasileiro. Apenas uma campanha de imunização eficiente do governo federal é capaz de fazer o brasileiro voltar a viajar em níveis satisfatórios para as companhias aéreas nacionais. A Gol Linhas Aéreas, por exemplo, diz estar acompanhando de perto o andamento do Programa de Imunização do Ministério da Saúde como principal indicador para ajustar sua oferta. A companhia aérea aponta que é capaz de se adaptar imediatamente a uma alta na procura provocada por um possível alívio na situação pandémica.

Preferente

“Iberia sem data para concluir compra da Air Europa”
A maior operação da história da aviação espanhola poderá estar concluída mais tarde do que o previsto. O presidente executivo da Iberia evita dar datas, limitando-se a dizer que “deveremos saber algo antes do final do ano”. Cabe lembrar que quando fechou o novo acordo de aquisição com a Globalia, no passado mês de janeiro, a companhia aérea fixou como objetivo terminar a integração o segundo semestre de 2021.

“Passaporte de vacinação: novo fracasso da UE para salvar o verão turístico”
O denominado Certificado Verde Digital de Vacinação passa, dentro de algumas semanas, de ser a grande esperança para salvar a época de verão para nem sequer sair do papel. Para desgraça do setor turístico, de pés e mãos atados devido às restrições de mobilidade no território europeu, os Governos da UE acordaram restringir o seu uso e a sua duração. Cada país poderá aplicar as medidas preventivas que considere oportuno, como quarentenas ou testes de Covid-19, sem interessar que o viajante esteja ou não vacinado.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.