Volta Int.: “Recuperação económica impulsiona resultados hoteleiros na Europa”

Hosteltur

“Recuperação económica impulsiona resultados hoteleiros na Europa”
Vários países europeus registam uma nítida recuperação da economia, com o aumento do PIB nos últimos meses, o que impulsionou a rentabilidade dos hotéis, segundo o último relatório da STR Global. Os hotéis da Europa aumentam o seu RevPar 13,5%, em julho, para os 90,93 euros. Por países destaca-se a Áustria, onde o crescimento do RevPar atingiu os 18,8% até aos 71,79 euros, alimentado por uma ocupação de 4,7%.

“Meliá fecha dois novos hotéis na Malásia”
A Meliá Hotels International anunciou hoje o fecho de dois novos hotéis que se integrarão no seu portfólio da Malásia, onde a empresa se implantou em 1990 com a abertura do hotel Meliá Kuala Lumpur.
“Sustentabilidade e personalização, valores diferenciais do hotel do futuro”
A sustentabilidade e a personalização da experiência do cliente são as tendências do hotel do futuro, segundo o diretor geral da Fractalia Smart Projects. Uma sustentabilidade que, na sua opinião, mais além da mensagem ecológica. A sustentabilidade é responsabilidade social, é compromisso com o meio ambiente e é uma força comercial e de marketing para a cadeia ou estabelecimento.

 

“Booking vai expulsar apartamentos ilegais na Catalunha do seu site”
A Booking.com, protal do grupo Priceline especializado em reservas online de alojamentos turísticos, fechou um acordo com a Generalitat de Cataluña que abriu um precedente na luta contra a economia paralela. Comprometeu-se assim a expulsar da sua plataforma todas as habitações de uso turístico que não disponham de licença ou registo oficial.

 

“Grupo chinês HNA interessado no operador francês Fram”
O grupo chinês HNA parece querer continuar a assumir o comando das empresas turísticas europeias, total ou parcialmente. O último passo poderá ser em França onde, segundo a imprensa local, poderá estar interessado no operador turístico Fram Voyages, que está a atravessar dificuldades nos últimos anos.

 

“Thomas Cook investe 50 milhões para melhorar a sua oferta em Espanha”
Este ano a Thomas Cook investiu 20 milhões de euros nos seus hotéis em regime de propriedade, aluguer ou gestão em Espanha para atualizar, renovar e melhorar a sua oferta através das suas próprias marcas hoteleiras, dando continuidade ao investimento de 28 milhões de euros realizado nos últimos três anos. Deste montante, cerca de 25 milhões de euros foram destinados aos hotéis de Maiorca.

 

“Vueling contratará 200 pilotos para fazer face à expansão em 2016”
A Vueling vai contratar 200 novos profissionais para dar resposta à expansão prevista para a temporada de verão de 2016.
Mercado & Eventos

“Aeroporto de Fernando de Noronha será reformado e ampliado”
O Aeroporto de Fernando de Noronha será ampliado e reformado. Segundo a Secretaria de Aviação Civil, há um estudo a ser realizado para detalhar as necessidades do aeródromo e definidos valores de investimentos. No Estado de Pernambuco, outros oito municípios estão incluídos e devem receber melhorias de infra-estrutura por meio do programa: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada. Destes, sete estão em fase de Estudo Preliminar e um em Anteprojeto, etapa que antecede o processo de licitação e início das obras.

 

“MSC lança plataforma de reservas online”
A MSC Cruzeiros lançou o MSC Book, seu novo instrumento multimedia, que permite aos agentes de viagens​ efetuar uma reserva completa com opções de preço, itinerários, datas de partida e adicionais em uma só página. Entre suas funcionalidades, o MSC Book possibilita adicionar outros itens comissionáveis, enviar os e-tickets para clientes e filtrar as ofertas de acordo com o perfil dos hóspedes.

 

“Lei de fomento ao turismo pode ser aprovada em setembro no Senado”
Durante seu discurso em homenagem aos 60 anos da FBHA, o deputado Alex Manente falou que tem a meta de conseguir até o final de setembro aprovar uma lei de fomento ao turismo no Senado. “O turismo é a possibilidade de alavancar a economia do país neste momento de crise de produção. Crise é sinônimo de oportunidade e nossa oportunidade esta no turismo”, declarou.
Júnior Coimbra, secretário Nacional de Políticas do MTur, reiterou as palavras de Manente afirmando que o turismo pode ser a chave para melhorar a economia do Brasil. “Nos últimos anos avançamos muito nas políticas públicas para o turismo, que hoje se desenvolve a passos largos. Continuaremos a trabalhar para que esta, que é a quinta maior atividade do país e que contribui com 4% do PIB nacional, possa crescer ainda mais”, finalizou.

 

“EUA preveem até 200 mil turistas no Brasil durante as Olimpíadas”
A história de cooperação bilateral Brasil-EUA foi discutida, nesta quarta-feira (09), durante reunião entre o secretário estadual de Turismo Nelson Pelegrino e o chefe da seção consular dos Estados Unidos, no Rio de Janeiro, Michael Yoder. Durante as Olimpíadas, cerca de 200 mil norte-americanos virão ao Brasil, estimou o chefe consular.Na sede da Setur-BA, em Salvador, eles falaram sobre novos acordos que podem contribuir para o fortalecimento da atividade turística. Pelegrino citou a importante tramitação junto ao Ministério de Relações Exteriores de um pedido para isentar de visto os turistas norte-americanos, entre 2015 e dezembro de 2016. O documento foi entregue ao chanceler Mauro Vieira pelo ministro do Turismo, Henrique Alves.
Panrotas

“Azul confirma cancelamento da rota Guarulhos-Orlando”
Prevista para começar no próximo dia 15 de dezembro, a rota São Paulo (Guarulhos) – Orlando da Azul não irá acontecer. Através de comunicado, a empresa aérea confirmou que não irá operar este trecho por conta dos ajustes da malha aérea. Internamente, no entanto, fala-se que o adiamento se deve por conta da crise do País.Em nota, a Azul afirma que irá concentrar suas operações internacionais em seus principais hubs: Viracopos, em Campinas, e Confins, em Belo Horizonte. Os passageiros que já compraram seus bilhetes para esta rota serão reacomodados em outros voos da empresa ou ressarcidos.

 

“ABIH entrega projeto de lei para regulamentar Airbnb”
Cada vez mais presente no Brasil, o Airbnb tem causado preocupação no setor hoteleiro. Desta forma, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Nérleo de Souza (foto), revelou ter agido com propriedade ante ao crescimento do meio de hospedagem alternativo. O dirigente apresentou ontem (9/9) um projeto de lei ao senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que prevê a regulamentação do Airbnb no Brasil. “O texto apresenta a formalização do aplicativo, ou seja, eles teriam as mesmas responsabilidades civis, fiscais e tributárias”, explicou. De acordo com Souza, os hotéis pagam impostos pelos serviços prestados e o mesmo deveria ser feito com o Airbnb. A medida alteraria os artigos 21 e 22 da Lei Geral de Turismo. Ainda que caracterize como “concorrência desleal”, o presidente da ABIH afirma que a hotelaria tradicional acolhe a ideia do ABIH e não quer extinguir o serviço no País. “Nós não viramos de costas [para o Airbnb]. Se uma pessoa prefere se hospedar na casa de um estranho, ok, é o direito dela”, disse Souza.

 

“Brasil perde grau de investimento e crise pode se agravar”
A agência de classificação de riscos Standard & Poor´s informou que reduziu a nota de crédito do Brasil de BB+ para BBB-, com perspectiva negativa, o que significa que há chance de nova revisão para baixo no futuro. Com a redução, o Brasil perde o grau de investimento, conferido a países considerados bons pagadores e seguros para investir e se iguala a países como Rússia e Indonésia. No comunicado, a agência diz que o perfil de crédito do Brasil enfraqueceu desde 28 de julho, quando houve revisão da perspectiva de nota do país para negativa, ainda com manutenção do grau de investimento.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.