“Dois em cada três britânicos vão viajar para o exterior este ano, como em 2019”
Em 2023, 65% dos cidadãos britânicos vão viajar para o estrangeiro, regressando assim aos níveis anteriores à pandemia, segundo um estudo realizado pela ABTA. Os novos resultados mostram que 62% dos cidadãos do país estiveram de férias no exterior desde que as restrições de viagens foram suspensas.
“Região de Paris recupera 87% dos turistas e 90% das receitas”
A região de Paris terminou 2022 com um total de 44,1 milhões de turistas e 19.600 milhões de euros de receitas, o que significa que recuperou 87% e 90% dos números de 2019, respetivamente. Mas as dormidas continuam abaixo dos dados pré-pandemia.
“Reservas antecipadas convivem com última hora na Alemanha”
O habitual no emissor alemão estava a ser as reservas tardias, uma tendência para a incerteza e parecia que nada iria mudar essa dinâmica do cliente final. Mas a inflação é a causa que parece ser mais provável para um movimento que os principais operadores turísticos confirmam: agora as reservas também estão a ser adiantadas. E por isso os principais operadores alemães, como a TUI; a DER Touristik, o FTI Group ou a Alltours revelam que desde o início de janeiro dispararam as pesquisas de viagens e as reservas.
“China autoriza retoma de viagens de grupos chineses para o Brasil”
O governo chinês autorizou a retoma de viagens de grupos de turistas chineses para o Brasil. A reabertura do turismo entre os dois países acontece na mesma semana em que a China anunciou a reabertura das suas fronteiras e a retoma da emissão de vistos.
“Latam transporta mais de seis milhões de passageiros durante o verão no Brasil”
A Latam obteve um crescimento de 13% no número de passageiros na época alta de verão no Brasil quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Ao todo, a companhia transportou mais de seis milhões de pessoas em voos domésticos e internacionais no país entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, nos mais de 43,7 mil voos operados e com uma oferta de lugares 25% superior face a igual período do ano anterior.
“Boeing e Airbus procuram técnicos qualificados na Índia”
A imprensa da Índia descobriu que tanto a Boeing como a Airbus pretendem contratar pelo menos mil técnicos qualificados no país para conseguir ampliar até mais 13 mil o número de especialistas aeronáuticos. Atualmente, há 18 mil cidadãos indianos a trabalhar na Boeing, com um aumento anual de 1500. Além disso, um engenheiro indiano pode cobrar apenas 7% do que outro de formação similar nos EUA ou Europa receberiam.
“Reino Unido vai fixar um dos impostos aéreos mais altos do mundo”
O setor turístico britânico está preocupado com o efeito que as novas medidas que o governo planeia para a aviação poderão ter. O governo anunciou um aumento do imposto para os passageiros aéreos nos próximos meses, para os voos de médio e longo curso. As agências de viagens temem que isso possa provocar um abrandamento da procura num momento chave da recuperação.
“Grandes cadeias querem contratar milhares de trabalhadores perante melhor verão da sua história”
A indústria hoteleira está a olhar para uma época alta que promete ser histórica. Os dados de chegadas mostram que, em janeiro, os números rondaram os níveis prévios à pandemia e as reservas para os próximos meses mostram crescimentos acima de 2022 e próximos de 2019. Perante este cenário, as grandes cadeias hoteleiras estão a preparar campanhas massivas de contratação de pessoal para enfrentarem um verão sem restrições. É o caso da Meliá, que prevê integrar nos próximos meses 1200 trabalhadores. A Iberostar chegará aos 1000 postos de trabalho.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.