Volta Int.: “Verão 2021: destinos da Europa vencedores e perdedores”

Volta Int.: “Verão 2021: destinos da Europa vencedores e perdedores”

Hosteltur 

“Reyes Maroto desfaz dúvidas: «Afinal vai haver Fitur”
A ministra da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto, confirmou a realização da Fitur 2021 em maio, tal como anunciaram a Ifema e o Comité Organizador da feira, enviando assim uma mensagem de tranquilidade ao setor. Numa entrevista, a ministra reconheceu que “havia dúvidas” em torno de saber se a feira se realizaria, mas acabou por confirmar que sim, sublinhando que o regresso da feira “vai pressupor o renascer do turismo”.

“Verão 2021: destinos da Europa vencedores e perdedores”
Espanha, Grécia e Portugal são, a priori, os destinos da Europa que mais interesses despertam entre os consumidores de 18 países europeus para viajar no verão de 2021, segundo dados de reservas de voos da empresa de marketing digital Sojern. Não sucede o mesmo com França, Itália, Reino Unido, Alemanha ou Países Baixos, que perdem quota face ao ano 2019. Grécia passa da sétima posição em 2019 para a segunda este ano, com uma quota de mercado de 14,2%. Portugal também dispara na classificação, passando do quinto lugar (6,2%) para o terceiro com uma quota de 12,7%.

“Grécia negoceia com Reino Unido os passaportes de vacinação”
Os Governos da Grécia e Reino Unido estão em conversações para o potencial desenvolvimento de certificados de vacinação.

“Este verão pode haver um boom devido à procura reprimida e às vacinas”
A primeira metade de 2021 continuará a ser um desafio para a aviação europeia mas começa a gerar-se no setor uma confiança crescente de que a segunda metade do ano seja muito mais positiva, já que o terceiro trimestre do ano marcará o alívio esperado das retsrições em muitos países. O que poderá coincidir com a época do verão, e em particular, com o período entre 1 d ejunho a 31 de agosto, onde se poderia assistir a uma explosão de reservas. Johan Lindgren, CEO da easyJet, afirma que poderá haver um “boom absoluto” das viagens devido à procura reprimida e ao sucesso das campanhas de vacinação.

“Marriott: «É um grande momento para comprar ou investir em hotéis»”
Brian King, presidente da Marriott para as Caraibas e América Latina, afirma em entrevista que a comunicação no turismo teve focar-se no racional devido à pandemia mas que já começa a regressar-se ao tom inspiracional. Confia na “vingança” dos viajantes quando a vacinação for massica e as restrições diminuirem, assim como nos atributos da marca Marriott e na sua estrutura para fazer frente a uma nova etapa.

Mercado & Eventos 

“Latam suspende voos para Barcelona, Milão e Tel-Avive”
A Latam decidiu suspender uma série de rotas de longa distância onde a demanda é considerada baixa. A companhia aérea informou que entre 28 de março e 30 de outubro suspenderá voos para Barcelona, Joanesburgo, Milão e Tel-Avive, todos com partida de Guarulhos. Em todos os casos, as vendas já estão encerradas nesse período e o retorno dependerá da evolução da situação a nível regional e global, de acordo com a Latam.

“Crystal Cruises só aceitará passageiros vacinados em seus cruzeiros”
A Crystal Cruises confirmou que passará a exigir que todos os passageiros sejam totalmente imunizados com uma das vacinas de Covid-19 pelo menos 14 dias antes do cruzeiro. Segundo a companhia, os passageiros deverão apresentar comprovativo de vacinação antes do embarque, com as duas doses devidamente recebidas, se recomendado pelo fabricante até aquele prazo.

“WTM-LA 2021 adota modelo híbrido”
A WTM Latin America 2021 acontecerá no modelo híbrido, com cinco dias de networking. O evento físico acontece de 3 a 5 de agosto, no pavilhão verde do Expo Center Norte, em São Paulo – como já revelado pela direção do evento. Na semana seguinte, nos dias 10 e 11 de agosto, acontece o evento virtual das 8h às 15h. De acordo com Simon Mayle, diretor da WTM-LA, profissionais de todo o mundo são esperados para este encontro.

Panrotas 

“Nova Iorque anuncia cronograma de reabertura de parques temáticos e atrações”
O governador do Estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou que os parques temáticos e atrações, tanto ao ar livre quanto fechados, poderão reabrir durante a primavera (março a junho). Cuomo disse que os parques devem apresentar planos de reabertura e estão sujeitos a protocolos rígidos. O cronograma de reabertura apresentado pelo governador começa em 26 de março, quando as atrações de diversão indoor podem reabrir com 25% da capacidade. Os parques de diversões ao ar livre podem abrir com 33% de sua capacidade até 9 de abril, e os acampamentos podem começar a receber os hóspedes novamente no verão.

Travel Daily News 

“60% considera substituir viagens internacionais por viagens domésticas em 2021”
Os dados da LuggageHero revelam que 70% dos inquiridos a nível mundial não reservaram quaisquer viagens para fevereiro, março ou abril de 2021. Ao contrário do Reino Unido e da UE; onde 76% e 72%, respetivamente, não reservaram quaisquer viagens, somente 57% dos participantes deste inquérito com base nos EUA ainda não reservaram. A nível mundial, apenas 2% dos participantes planearam uma viagem de negócios para os meses de fevereiro, março e abril.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.

Foto: Prainha, Algarve