Volta Nacional: “10 milhões de euros para turismo sustentável”

Correio da Manhã
“10 milhões de euros para turismo sustentável”
O Governo vai permitir a abertura de uma linha de financiamento de 10 milhões de euros para projetos de turismo sustentável, até dezembro de 2018, segundo o despacho publicado em Diário da República. O objetivo é “apoiar prjetos de investimentos que promovam a sustentabilidade no turismo”.

Jornal i
“The Paleo Kitchen. Comida de paleolítico com um toque de chefe”
Abriu em Lisboa o primeiro restaurante totalmente dedicado à dieta paleo. No The Paleo Kitchen não há açúcares nem farinhas refinadas e tudo o que vem para a mesa é orgânico e sustentável.

Jornal de Negócios
“Arábia Saudita prepara nova mega-cidade”
A Arábia Saudita quer construir uma nova cidade na costa Norte do país, localizada próxima do Mar Vermelho. A nova cidade vai chamar-se Neom. “Vai ser construída do zero, num projeto de raíz, permitindo uma oportunidade única para ser distinguido de todos os outros locais que têm sido desenvolvidos e construídos nos últimos cem anos”, referiu o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, citado pela Bloomberg.

Público
“Empresa chinesa de partilha de bicicletas entra por Cascais”
A ofo vai estrear-se no mercado português, tendo escolhido Cascais como ponto de entrada para o seu negócio de partilha de bicicletas através de uma aplicação para telemóvel. Para já, nesta primeira fase, a empresa chinesa fundada em 2014 (chegou ao terreno em junho de 2015) vai disponibilizar 50 bicicletas, com uma particularidade: estas podem ser deixadas em qualquer lugar (legal), prescindindo de um ponto fixo de estacionamento.

“Algarve quer atrair os turistas do pedal mas a ecovia é uma armadilha”
A Região de Turismo do Algarve (RTA) anunciou que vai dispor de 350 mil euros para promover a ecovia litoral — uma obra a decorrer há mais de uma dezena de anos mas que ainda não está concluída. A iniciativa da RTA insere-se nos projectos europeus do turismo ambiental, destinados a dar a conhecer a região a quem gosta de pedalar. O pior é que, nas actuais circunstâncias, há sérios riscos de atropelamento. Os ciclistas são empurrados para a Estrada Nacional (EN) 125, que está a ser requalificada para vir a ser uma via urbana, mas sem que haja espaço para circular de bicicleta.

“«Turistas têm de encontrar produtos de Portugal quando regressam a casa»”
Colocar os produtos portugueses nas prateleiras dos hipermercados, em lojas gourmet e restaurantes em França, para que se compre, por exemplo, um Queijo da Serra da Estrela com a mesma facilidade de um mozzarella italiano. É este o objetivo de duas luso-descendentes que levaram produtores de vinhos e gastronomia de cinco regiões portuguesas ao terceiro maior evento de Paris, a festa das vindimas de Montmartre, que se realiza há 84 anos.

“Região de Santarém quer potenciar e qualificar turismo”
Em linha com a visão nacional do turismo “como atividade económica estratégica para o desenvolvimento económico e social do país”, a região de Santarém quer apostar na quaificação e elevação desta atividade. A Nersant, entidade empresarial da região, tem, para tal, em marcha o programa “Melhor Turismo 2020”, que visa qualificar as emmpresas deste setor no Ribatejo.

Diário de Notícias
“Especialistas no Interior para agilizar apoios de 60 milhões”
‘Casa Grande do Loureiro’, ‘Quinta Pinheiro Manso’, ‘Chão do Rio’, Villa Carrascais’, ‘Miradouro’, ‘Vale das Malhas’…a contagem dos empreendimentos turísticos afectados pelos incêndios de 15 de outubro ainda vai longe do fim e, neste momento, já detectou 38 estabelecimentos turísticos com perdas, seis deles completamente destruídos; 77 com reservas canceladas e 42 percursos pedestres danificados pelos fogos. É a confirmação do que já se esperava: 59 municípios em 100 que integram o Turismo do Centro ficaram a perder.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.